seg, 14 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Secretário Enrique Civeira proíbe servidores de tomar chimarrão

Para parlamentares, a medida é desvio de foco para não discutir temas importantes para Sant’Ana do Livramento

O início do fim da semana está sendo marcado pela repercussão da ordem de serviço expedida pelo secretário de Saúde, proibindo os servidores públicos municipais de tomar chimarrão ou comer qualquer tipo de alimento nos balcões das Unidades Básicas de Saúde.

O documento foi assinado nesta semana por Carlos Enrique Civeira (PDT) é endereçado a todas as Unidades Básicas de Saúde, bem como a todos os órgãos que compõem a Secretaria de Saúde.

Na sexta-feira (1°), o vereador Aquiles Pires (PT) lamentou a medida e disse que é mais uma forma do Governo Municipal não discutir os temas relevantes para a cidade. “Isso é um desvio de foco total”, disse o petista.

O vereador Carlos Nilo (Progressistas) seguiu no mesmo foco e acrescentou que o parlamentar deveria dar o exemplo, já que faz o mesmo, tanto na Prefeitura, quanto na Câmara. Nilo ressaltou que, nesse tempo, a Prefeitura poderia dedicar-se a discussões relevantes. “Até porque todas as ESFs tem cozinha e os servidores fazem suas refeições lá. Além do que, tomar chimarrão é uma coisa do gaúcho, não tem porque proibir. A questão da comida, não vejo ninguém comer em balcão, porque têm o horário de intervalo. Eu senti isso uma grande arbitrariedade desse secretário que trabalha unilateralmente no Poder Executivo que quer desviar o foco das discussões necessárias para a nossa cidade como a nossa infraestrutura e a limpeza, o início das aulas e o processo seletivo além da falta de medicamentos e fraldas. É desvio de foco, o secretário tem muito mais o que fazer do que isso aí”, disse Nilo.

Alguns servidores públicos também se manifestaram nas redes sociais destacando que trabalham com profissionalismo. O Sindicato dos Servidores Público Municipais não se manifestou de forma oficial, porém, por WhatsApp, o secretário geral da instituição, Alexandre Paz afirmou que a medida deve ser adotada também pelos funcionários de Cargos em Comissão (CC). “No gabinete do Civeira tem 4 que passam o dia tomando chimarrão, não fazem nada. Se a medida serve para o funcionário, deve servir para os CC também”, afirmou ele.

Festival de Enogastronomia terá Vitrine da Carne do Pampa

Por Matias Moura O aguardado Festival Binacional de Enogastronomia, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de agosto no Parque de Exposições, promete uma experiência inédita e aprofundada para os amantes da culinária e da cadeia produtiva da carne. A grande novidade deste ano é a “Vitrine Binacional da Carne do Pampa”, um espaço inovador que trará o universo