seg, 12 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Um perigo espalhado pelo vento

De mortandade de abelhas, a perdas milionárias em culturas com a uva e oliveiras conheça um problema grave que tem afetado produtores da região através da má aplicação de agrotóxicos em lavouras

A palavra “Deriva” pode soar um pouco estranha quando o assunto é agronegócio, mas ela tem sido o motivo de muita discussão em nosso estado e até de ações judiciais. A discussão entre o tema iniciou em 2015, quando o Ministério Público Estadual abriu inquérito para investigar a suposta deriva do herbicida 2,4-D em parreiras da região da Campanha. Ou seja através da má aplicação deste produto que é utilizado antes do plantio das lavouras de soja por via de pulverização aérea o produto acaba sendo espalhado pelo vento atingindo outras culturas como é o caso das uvas e oliveiras.
O caso vem sendo discutido entre os produtores da região que buscam uma solução para o problema que vem causando perdas financeiras milionárias de uns anos para cá na região da Campanha.
Por esta razão é que o sistema Farsul – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – realizou no dia 17 deste mês uma reunião entre produtores de culturas que estão sendo afetadas pelo uso do agroquímico 2,4-d. O objetivo foi estabelecer um ponto de equilíbrio para a utilização e aplicação terrestre do produto. Um laudo técnico elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e entregue ao Ministério Público do Estado, apontou que amostras coletadas estavam contaminadas pelo 2,4-d. As principais culturas prejudicadas foram as de uva, de oliveiras e de maçãs.
A sugestão do Ministério Público foi a de regulamentar o uso de todos os agroquímicos, não apenas o 2,4-d. Também ficou definido que o inquérito terá continuidade em Porto Alegre, saindo da Promotoria de Justiça de Bagé, o que não retira a possibilidade de um de consenso entre as partes. Caso não haja acordo o processo será encaminhado para a esfera judicial.
O diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Antonio Carlos de Quadros Ferreira Neto, disse que a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural irá assumir o papel de liderar os trabalhos, e que os técnicos das cadeias envolvidas serão convidados para uma nova reunião.

Vitivinicultura da região sofre com o problema

Em Sant’Ana do Livramento a situação não é diferente, existe hoje no município uma grande extensão de lavouras de soja plantadas e nos parreirais onde os sinais dos agroquímicos já foram encontrados por muitos produtores, como relata o técnico em agropecuário Odinei Cardoso que trabalha para uma vinícola da região há 28 anos e, segundo ele, o problema surgiu de uns anos para cá. “O que a gente nota aqui é a presença do 2,4 D que é utilizado na soja. Ele afeta diretamente o crescimento das plantas, nós estamos hoje com uma área de implantação onde as mudas são novas e a gente percebe que ela retarda um pouco o crescimento. A gente começou a notar de uns três anos para cá esse impacto. Nas uvas adultas que estão em produção a gente nota a dificuldade na maturação e no crescimento dos ramos que a utilização dele também prejudica”.

Matias Moura – [email protected]

Sant’Ana do Livramento se une no combate ao abuso e exploração sexual infantil em evento no SEST/SENAT

No dia 18 de maio de 2025, Sant’Ana do Livramento sediará um importante evento de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual infantil. A ação, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizada no SEST/SENAT, localizado na Avenida Intendente Altivo Esteves Freire, número 1868. A programação do dia contará

Zucco apresenta moção de repúdio contra presença de Lula em evento militar com ditadores na Rússia

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), protocolou nesta segunda-feira (12) uma moção de repúdio contra a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na celebração do “Dia da Vitória”, realizada em Moscou, a convite do presidente da Rússia, Vladimir Putin. O documento foi apresentado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN)

Grupo A Plateia realiza grande Cobertura na 40ª Campereada Internacional

O Parque José Rufino de Aguiar Filho foi o palco da 40ª edição da Campereada Internacional de Sant’Ana do Livramento, um evento que movimentou intensamente a fronteira da paz entre os dias 8 e 11 de maio. Celebrando a rica cultura gaúcha e a forte integração entre Brasil e Uruguai, a festa reuniu tradicionalistas ao longo de quatro dias de