qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Declarações do ex-secretário de Saúde serão apuradas pelo Ministério Público

Ministério Público abriu procedimento para investigar declarações feitas por ex-secretário de saúde

Sérgio Aragon já prestou informações na sede do MP em Santana do Livramento

Foi no início do ano que o ex-secretário de saúde, Sérgio Aragon (Presidente do PSB Livramento) concedeu uma entrevista na Rádio RCC FM e fortes declarações sobre o Governo Municipal, mais precisamente quando a pressão que recebia do Executivo ao exercer as funções de secretário da Pasta.
Outro fato que também chamou a atenção foi a frase atribuída a um secretário durante uma reunião: “Se morrer 5 ou 6 não tem problema, só os parentes irão chorar” referindo-se a necessidade de reverter dinheiro da secretaria de saúde para o asfalto na cidade.
Aragon também disse ter sido pressionado durante o Processo Seletivo da Saúde e que teria recebido, inclusive, bilhetes com ordens para contratar determinadas pessoas indicadas por políticos, mas que seriam candidatos sem nenhuma experiência ou qualificação técnica.
Nesta semana o ex-secretário foi chamado pela Procuradoria Especializada em Livramento e prestou informações sobre a entrevista concedida na rádio RCC. O Procedimento n°01234.000.005/2019 – Inquérito Civil tramita sob sigilo.
Em contato com o ex-secretário, Sério Aragon confirmou o depoimento no Ministério Público Estadual e salientou que tudo o que havia dito em entrevista foi repetido na frente do Promotor de Justiça.
O caso seguirá na Promotoria Especializada que desde o ano passado acumula diversas ações tendo ações dentro do Governo Municipal como alvo.

OSCIP também iria assumir a saúde em Livramento 

Aragon revelou que a OSCIP – Grupo Ação Saúde e Educação – que esteve a frente da contratação de professores para a Educação em 2018, seria inicialmente também responsável pela Saúde, mas ele teria se manifestado altamente contra, por entender que seria prejudicial para o Município.
O ex-gestor da saúde inclusive afirmou que a Taxa mínima de administração informado pela OSCIP seria completamente onerosa e que os valores gastos com contratação de médicos, dentistas e outros profissionais médicos seriam dobradas caso a Parceria com a OSCIP fosse fechada.
A reportagem teve acesso ao documento de Proposta feito pela OSCIP que foi alocado como prova em Ação Civil Pública no Ministério Público sobre o caso com a Educação na 1ª Vara Civil. O Documento é de 22 de dezembro de 2017 e foi dirigido ao Secretário de Saúde, mas estava nominado como destinatário o Prefeito Ico Charopen.
(Conforme a data do documento e declarações do próprio ex-secretário Sérgio Aragon, este é mais um fato que mostra a aproximação do Executivo com os responsáveis pela OSCIP)
O documento ainda apresenta um erro técnico quando fala que a Proposta é para o Município de Bagé. Segundo a Ação Proposta, a OSCIP pretendia assumir a gestão dos serviços públicos de Atenção a Saúde ofertados pelas Unidades de Pronto Atendimento, Unidades emergenciais 24h, – SAMU – CAPS – ESF, Rede de Atenção Básica e UPA com ações complementares para o SUS. A assinatura no documento dá conta que ele foi recebido na mesma data – 22/12/17 – na Prefeitura de Livramento. O Documento diz ainda que atuaria como administrador da Parceria o senhor Giovani Collovini Martins. Não foi acostada a Proposta Financeira. O documento é citado entre as páginas 159, 160 e 161 do Processo judicial.
A Secretaria de Saúde está, temporariamente, sob o comando do também Secretário Geral de Governo Enrique Civeira.

Ministério Público abriu procedimento para investigar declarações feitas por ex-secretário de saúde
Sérgio Aragon expôs fatos relacionados a Pasta e pressões do Executivo

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo