qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Relatório do Controle Interno da Prefeitura alertou sobre possíveis irregularidades no contrato com a OSCIP ainda em Janeiro de 2018

Um documento assinado em 30 de janeiro de 2018 alertava ao gabinete do Prefeito sobre o Termo de Parceria firmado entre Prefeitura e OSCIP. Trata-se de um Relatório Operacional número 02/2018. O documento diz:

Em atendimento ao requisitado pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, esta controladoria exarou as requisições de documentos e informações n° 6,7 e 8 de 24/01/2018, bem como as de n° 009,010 e 011 de 25/01/2018 e n°012 de 26/01/2018, todas relacionadas ao Termo de Parceria n° 01/2018 celebrado entre o município de Santana do Livramento  e a OSCIP Ação Sistema de Saúde e Assistência Social  em 16/01/2018 (..). Em resposta ao solicitado a documentação foi encaminhada a esta UCCI e de pronto repassada a Coordenação de Serviço Regional de auditoria de Santa Maria, do TCE/RS”.

O documento faz uma observação quando ao pagamento da primeira parcela do desembolso no valor de R$ 500 mil reais tão logo após a assinatura do referido Termo. Ao final o Relatório faz a seguinte observação e recomendação:

“R.1 – Que o gestor municipal se abstenha de despender qualquer valor em função do ajuste com a OSCIP Ação Sistema de Saúde e Assistência Social até a análise da legalidade da referida contratação pelo Tribunal de Contas do Estado do RS”.

O documento é assinado pela técnica de controle interno Sandra Helena Curte Reis e protocolado na Chefia do Executivo em 30 de janeiro de 2018.

Durante o mês de outubro de 2018, em audiência na Câmara de Vereadores com Prestação de contas do Executivo à época, a Secretária de Educação Maria Regina do Prado Alves admitiu que foi um erro a contratação da OSCIP.

Indagada na época sobre a OSCIP, ela disse: “foi uma idéia de se tentar acompanhar toda essa facilidade que nós acreditávamos que teríamos. Infelizmente alguns aspectos não foram positivos, mas nós aprendemos a lição, tanto que para o ano que vem nós estaremos realizando um processo seletivo administrativo pela Prefeitura Municipal, mas fica a experiência, nada de se perde, tudo se transforma. E nós vamos transformar esse erro, se é que pode-se dizer assim, em benefício da educação para os anos vindouros”.

A realização do Termo de Parceria de 2018 entre prefeitura e OSCIP agora é algo de uma Ação Civil Pública na Justiça.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo