qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Ampliar agilidade em alvarás de incêndio é meta de novo comandante dos Bombeiros

Posse do novo comandante-geral dos Bombeiros, coronel Cesar Eduardo Bonfanti – Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite acompanhou, na tarde desta terça-feira (8), a transmissão do cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul ao coronel César Eduardo Bonfanti. A solenidade ocorreu na sede do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Bonfanti assume o cargo no lugar do coronel Cleber Valinodo Pereira. Ele deixa o posto de subcomandante para se tornar o segundo comandante-geral da corporação.

O coronel pretende dar continuidade ao trabalho feito por Pereira no aperfeiçoamento das ações de prevenção de incêndios. Para julho, está previsto o lançamento do sistema de licenciamento online, disponível em todo o Rio Grande do Sul, que trará agilidade à liberação de alvarás. “A instituição não quer ser vista como empecilho para o crescimento do Estado”, argumentou o novo comandante-geral. Bonfanti também se comprometeu a auxiliar o governo a reduzir gastos, e salientou que, em fevereiro deste ano, 150 novos servidores iniciarão o curso de formação. A previsão é de que a turma se forme no segundo semestre de 2019.

Leite prestigiou não só aqueles que assumirão o comando a partir de agora, como também quem cumpriu a difícil tarefa de reestruturar o Corpo de Bombeiros depois da desvinculação da Brigada Militar, em 2017. “A corporação é um exemplo, uma inspiração para crianças, para jovens e para a sociedade”, afirmou. Para o governador, o desafio do atual comando será o de conciliar a celeridade do processo de licenciamento com uma economia travada. “Não queremos dispensar a burocracia colocando a sociedade em risco. Temos de garantir o trabalho preventivo, ao mesmo tempo em que reconhecemos que a condição de geração de riquezas vem da iniciativa privada, que precisa de espaço para empreender”, ressaltou.

O governador também garantiu que os decretos anunciados na semana passada, que limitam as despesas públicas, não servirão para reduzir as condições de prestação de serviços à população. “Temos de reduzir a máquina pública para repassar esses recursos aos serviços essenciais. Segurança é uma prioridade”, assegurou.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior reconheceu a importância do Corpo de Bombeiros. Além da missão essencial de salvamento e de proteção da população, Ranolfo também destacou a participação da corporação no processo de retomada do crescimento econômico do Estado.

Mais de 30 anos de experiência

Natural de Três de Maio, no Noroeste do estado, o coronel César Eduardo Bonfanti tem 49 anos e ingressou na corporação em 1987. Bacharel em Ciências Militares, possui especialização em Bombeiros para Oficiais, Administração Policial Militar, Políticas e Gestão em Segurança Pública, Prevenção e Controle de Sinistros, Prevenção e Controle de Incêndios, Legislação de Prevenção de Incêndios, Gestão Estratégica de Resultados na Segurança Pública, Gestão em Segurança Pública Comunitária e Administração Financeira e Orçamentária. Além disso, foi diretor do Departamento de Segurança e Proteção contra Incêndio dos Bombeiros.

A carreira do novo comandante-geral foi dedicada quase totalmente à instituição. Bonfanti comandou batalhões em diversos municípios gaúchos, como Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Na Brigada Militar, foi subdiretor da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas e da Penitenciária Estadual do Jacuí. Ao seu lado, assume, como subcomandante-geral, o coronel Lúcio Alex Ruzicki, natural de Porto Alegre. Ele tem 50 anos e entrou na corporação também em 1987.

Dos adolescentes internados en INISA por rapiña a un taxista en Rivera

Los mismos permanecerán en el Instituto Nacional de Inclusión Social Adolescente hasta la sentencia definitiva de primera instancia El hecho tipificado como rapiña a taximetrista, ocurrido día 9 de setiembre del corriente 2025 en horas de la madrugada en la zona de barrio Cinco Bocas, resulto con dos adolescentes de 16 y 17 años de edad, detenidos con la intervención

Criminosos furtam cerca de 68 Celulares de loja em Sant’Ana do Livramento

A tranquilidade da madrugada foi interrompida por uma ação criminosa registrada no centro da cidade. Na madrugada desta quinta-feira (11), por volta da 1h35, a loja SmarTH Gomes, localizada na Rua General Neto, nº 325, anexa à tradicional Móveis Gomes, foi invadida por três indivíduos que arrombaram o estabelecimento e fugiram levando uma grande quantidade de eletrônicos. Segundo os proprietários,

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana