qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Urcamp realiza primeira etapa do Processo Seletivo de Verão 2019

Os cinco Campi da Instituição aplicaram a redação que serve como passaporte de ingresso para as mais de 20 graduações oferecidas pela Urcamp. Cerca de 600 estudantes realizaram a prova nesse primeiro momento. Pra quem não conseguiu comparecer no domingo, a Urcamp irá oferecer outras duas oportunidades de vestibulares em janeiro e fevereiro.

Pelo menos uma hora antes do horário de aplicação da prova, previsto para as 14:00 horas de domingo, centenas de estudantes já circulavam pelos corredores da Urcamp, em Bagé e puderam conhecer as novas instalações e a moderna estrutura que irão estudar a partir do início do ano que vem. Salas de Inovação com aparato tecnológico, novos espaços de circulação e ambientes remodelados para que o aluno tenha condições de se sentir estimulado a desenvolver projetos dentro da graduação escolhida.

Júlia Pintos, 17 anos, veio fazer o seu primeiro vestibular e optou pelo curso de Fisioterapia. Ela diz que tomou a decisão depois de visitar a Feira das Profissões em outubro, quando todos os cursos da Instituição abriram seus laboratórios e mostraram parte de suas estruturas para as escolas do Ensino Médio de toda a região. “Eu vi as possibilidades que eu podia ter dentro da Fisioterapia, todo o material, os equipamentos e foi ali que fiquei determinada. A Urcamp tem o preparo que a gente precisa depois que sai do Ensino Médio pra atuar na profissão” justifica.

Luis Gabriel Nogueira Jardim, 16 anos, se decidiu pelo Jornalismo. “Acho que é o que me identifico mais e a Urcamp tem credibilidade, estou entusiasmado”, revela.

Já Mariele Dias da Silva, 17 anos, veio com foco no Direito, pelo leque de opções e áreas de atuação que o curso oferece após a conclusão da graduação. “Já tinha vontade desde criança a estudar Direito, era um curso que me chamava a atenção e sei que o da Urcamp é um dos mais qualificados da região, por isso optei por vir fazer aqui”.

Os coordenadores dos cursos, sob a orientação da Pró-reitoria de Ensino, ajudaram na aplicação das provas, que contaram com dois temas propostos para que o estudante pudesse optar sobre qual dissertar: “AS FAKE NEWS TALVEZ NÃO SEJAM TUDO ISSO” e “SOCIEDADE SUSTENTÁVEL”. Ambos os títulos contaram com um breve texto de apoio para ampliar as possibilidades de escrita do candidato.

A Pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux, era só otimismo, pois o índice de abstenção foi praticamente zero. “Estamos felizes de ver nossas salas de aulas lotadas, a gente vê o quanto as pessoas anseiam chegar no Ensino Superior e a Urcamp se planejou, se capacitou para implementar um novo modelo totalmente inovador. Paralelo a isso os nossos valores estão muito atrativos, totalmente compatíveis com a realidade da região e do ensino de qualidade que a gente busca”, explica.

O Ensino Inovador é a grande novidade para 2019 dentro da Instituição, o que a Urcamp está chamando de Graduação I, um modelo totalmente voltado às atividades práticas, que encorajam o aluno a desenvolver soluções em cima de problemas reais, já desde o primeiro semestre, é o que revela o Vice-reitor da Urcamp Fábio Paz. “Esses novos alunos terão aqui uma nova estrutura, ambientes inovadores e virtuais que estimulam a criatividade. A Urcamp pretende que, estimulando métodos já consagrados como estes que estamos propondo, o nosso aluno tenha muito mais preparo para enfrentar o mercado de trabalho”.

Os aprovados nesse primeiro vestibular, receberão no dia 12 de dezembro o resultado por e-mail e também por SMS, através do celular, e assim, deverão entrar imediatamente em contato com a Urcamp. As matrículas serão realizadas de 12 a 20 de dezembro.

As próximas provas de vestibular complementar para o ano letivo de 2019 serão nos dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro de 2019.

fotos: Chrystian Ribeiro

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação