qui, 28 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

Exército Brasileiro doa 25 blindados ao Uruguai

Comandantes Eduardo Villas Bôas e Guido Manini (Foto: Marcelo Pinto/AP)

A cerimônia, no 7º RC Mec contou com a presença dos comandantes Eduardo Villas Bôas e Guido Manini Ríos

O Exército Brasileiro entregou, na manhã de sexta-feira (07), 25 viaturas blindadas de combate ao Exército Uruguaio. Os carros M41 adquiridos dos Estados Unidos, devem ser levados ao Batalhão de Infantaria Blindada n°13, em Durazno. A cerimônia de entrega aconteceu no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Sant’Ana do Livramento. O evento contou com as presenças dos comandantes dos Exércitos Brasileiro e Uruguaio.
Para o General Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro, a doação reafirma os laços de amizade com o Exército Uruguaio. “O seu significado vai muito além de uma passagem de equipamentos militares de um Exército ao outro, ela reflete na identidade forte e estreita que existe entre os exércitos do Uruguai e do Brasil”, afirmou.
De acordo com o comandante em chefe do Exército Uruguaio, General Guido Manini Ríos, os carros servirão para o treinamento dos militares do País vizinho. “Nós vamos treinar nesses blindados para uma eventual guerra já que a missão destinada ao Exército Uruguaio pela Constituição da República se refere a defesa da soberania e da integridade territorial”, destacou.
A doação dos blindados foi aprovada pelo plenário do Senado em setembro deste ano, conforme publicado no dia 08 de agosto na Coluna Bastidores. O texto condiciona a doação à autorização prévia — já concedida — pelo governo dos Estados Unidos. As despesas decorrentes serão custeadas pelas dotações orçamentárias do Ministério da Defesa. Ao total, o Exército Brasileiro dispõe de 152 carros de combate do mesmo modelo. Eles foram adquiridos dos americanos mediante aceitação de cláusula de não transferência sem autorização prévia do Departamento de Estado norte-americano, tanto que o governo dos Estados Unidos teve de autorizar a doação aos uruguaios.
Para o comandante da Guarnição Federal de Livramento, foi uma honra receber os comandantes no 7° de Cavalaria, onde aconteceu uma das últimas atividades do General Villas Bôas, a frente do Comando do Exército Brasileiro. Segundo ele, a doação só reafirma os laços de amizade ao Exército Uruguaio. “Como o Exército há alguns anos decidiu pela nova família de blindados, o Leopard, esses carros ficaram parados, então pelos laços secular, eles foram preparados, mantidos e agora seguem para o Exército Uruguaio. A gente fica muito contente que, com tantos lugares em que poderia ter sido realizada essa passagem dos carros, tenham escolhido o 7° de Cavalaria, é algo que nos deixa muito orgulhoso”, afirmou Rogério Muxfeldt.

Os blindados foram entregues aos militares do Exército Uruguaio (Foto: Marcelo Pinto/AP)
Comandantes Eduardo Villas Bôas e Guido Manini (Foto: Marcelo Pinto/AP)
Tenente Coronel Rogério Muxfeldt (Foto: Marcelo Pinto/AP)

NOTÍCIAS DO DIA – Dia 28 de Agosto de 2025, Quinta-Feira

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️📐 ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3204 Dia 28 de Agosto de 2025, Quinta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Avicultura Dia dos Bancários Dia Nacional do Voluntariado Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 20° Máx 35° (Cuiabá-MT) 💵 Dólar Com ⬇️ 0,32% R$ 5,41 💶 Euro ⬇️ 0,37% R$ 6,30

Justiça Determina Retirada de Vídeo com Ofensas Contra Vereador

A Justiça do Rio Grande do Sul concedeu uma decisão liminar nesta semana determinando que a prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Luíza Moura Tarouco, retire de sua página no Facebook um vídeo contendo ofensas contra o vereador Júlio Cesar Figueiredo Doze. A decisão foi proferida pelo Juizado Especial Cível da comarca local, em ação movida pelo parlamentar. Segundo a

JUSTIÇA IMPEDE VEREADOR DE FAZER PUBLICAÇÕES OFENSIVAS E DE INTIMIDAR SERVIDORES PÚBLICOS

Decisão liminar da 2ª Vara Cível atende a pedido da Prefeitura e impõe restrições ao vereador Júlio César Figueredo Doze O Poder Judiciário do Rio Grande do Sul concedeu, nesta quarta-feira (27), uma tutela provisória de urgência contra o vereador Júlio César Figueredo Doze, impedindo-o de realizar publicações ofensivas contra servidores públicos e agentes políticos do município, além de proibir