Instituto Hugolino Andrade alia tradição e inovação

Prestes a completar 87 anos, instituição amplia recursos de diagnóstico por imagem e mantém o compromisso com a saúde da Fronteira Oeste

O texto abaixo está em

A história do Instituto de Radiologia Dr. Hugolino Andrade se confunde com a evolução do diagnóstico por imagem na Fronteira Oeste. Fundada em 1939, em Sant’Ana do Livramento, a instituição chega aos 87 anos de atividades ininterruptas, celebrados em novembro, com uma trajetória marcada pela incorporação de novas tecnologias, pela qualificação profissional e pela confiança da comunidade.

À frente da instituição desde 1990, o médico radiologista Dr. Rubens Tadeu Rosa Barros acompanha importantes transformações na especialidade e assumiu a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo fundador, Dr. Hugolino Leal de Andrade, referência nacional na Radiologia.

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1974, Rubens realizou especialização em Radiologia no Instituto Estadual de Radiologia e Medicina Nuclear, no Rio de Janeiro. Em 1977, retornou a Sant’Ana do Livramento e passou a trabalhar com o Dr. Hugolino, experiência que marcou sua trajetória profissional. Após o falecimento do fundador, assumiu a direção do Instituto.

Avanços que transformaram a região

Ao longo das décadas, o Instituto acompanhou o desenvolvimento da Radiologia e contribuiu para ampliar o acesso da população regional a exames que, anteriormente, estavam concentrados nos grandes centros. Em 1982, adquiriu um equipamento de ultrassonografia pioneiro na metade sul do Estado. Em 1990, instalou o primeiro tomógrafo computadorizado da região da Campanha, dando origem à CITAC.

Outros avanços incluíram a incorporação da mamografia de alta definição, do Doppler colorido, da densitometria óssea, da radiologia digital e da ressonância magnética. Em 2004, a instituição inaugurou sua sede própria, projetada para atender às necessidades dos serviços de diagnóstico por imagem, e ampliou sua atuação em Quaraí e Dom Pedrito.

O investimento em tecnologia segue entre as prioridades do grupo. Em 2025, foram adquiridos três equipamentos de ressonância magnética com inteligência artificial integrada de fábrica, destinados às unidades das três cidades. A tecnologia participa do processo de reconstrução das imagens, contribuindo para a qualidade dos exames e para a investigação de diferentes condições clínicas.

Atualmente, os serviços incluem ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, radiologia convencional, biópsias e punções guiadas por imagem. A estrutura também permite a realização de estudos de maior complexidade nas áreas cardíaca, neurológica, musculoesquelética e abdominal.

Para Rubens, entretanto, os avanços tecnológicos precisam estar associados à experiência e à capacidade de interpretação dos profissionais. Segundo ele, equipamentos modernos são ferramentas importantes, mas a confiabilidade do diagnóstico também depende de técnicas adequadas, atualização constante e responsabilidade médica.

Compromisso com as pessoas

A atuação do Instituto também é marcada pela relação histórica com os serviços de saúde da região. Rubens dedicou 45 anos de trabalho à Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, participando da implantação e do desenvolvimento dos serviços de diagnóstico por imagem. Em Quaraí e Dom Pedrito, a proposta foi manter a mesma filosofia de ampliar o acesso a recursos diagnósticos especializados.

Outro aspecto destacado pelo diretor é a continuidade do vínculo com a comunidade. Ao longo dos anos, diferentes gerações de famílias passaram pela instituição, que hoje atende filhos e netos de antigos pacientes do fundador.

O Instituto também conta com uma nova geração que já integra o projeto. Os filhos Marcelo e Natália Barros e a nora Cibelle atuam como médicos responsáveis técnicos por diferentes áreas da radiologia, todos com formação

 

especializada, e Bibiana Barros está à frente da gestão. Ao lado de Rubens, diretor do Instituto e com quem seguem aprendendo, eles dão continuidade a um legado de seriedade e de compromisso com o trabalho bem feito.

Ao refletir sobre a trajetória do Instituto, o diretor destaca que a renovação tecnológica precisa caminhar junto à atenção humanizada. Afinal, por trás de cada exame existe uma pessoa que busca respostas e precisa de acolhimento.

Prestes a completar 87 anos, o Instituto de Radiologia Dr. Hugolino Andrade mantém o propósito de unir conhecimento, inovação e responsabilidade no cuidado com a saúde. Para Rubens, as mudanças na Medicina foram profundas, mas a essência do trabalho permanece: o compromisso com a qualidade dos diagnósticos e com as pessoas que confiam na instituição.

NO AR
Rádio RCC