Ao lado de Zucco, Flávio Bolsonaro visita a Expointer e leva demandas do agro gaúcho à agenda presidencial

Crédito: Patrícia Cordeiro
O texto abaixo está em

O compromisso com o agro gaúcho, a defesa de medidas para enfrentar o endividamento dos produtores rurais e a busca por uma alternativa para a dívida do Rio Grande do Sul com o governo federal marcaram a visita do candidato à Presidência da República, senador Flávio Bolsonaro (PL), à Expointer, nesta quarta-feira (2). No parque de exposições, em Esteio, Flávio participou de reunião-almoço organizada pela Farsul, com a participação de outras entidades do setor produtivo, e percorreu o parque por cerca de uma hora, ao lado do candidato ao governo do RS, Luciano Zucco (PL), da candidata a vice-governadora, Silvana Covatti (Progressistas), dos candidatos ao Senado Ubiratan Sanderson (PL) e Marcel van Hattem (Novo), além de deputados e candidatos da coligação O Rio Grande pode Mais.

Durante o encontro, Zucco voltou a apresentar a Flávio demandas prioritárias para o Rio Grande do Sul, entre elas a securitização das dívidas dos produtores rurais afetados por eventos climáticos, a recuperação da malha ferroviária do Sul, a retomada de obras rodoviárias federais, como a duplicação da BR-290 e a extensão da BR-448, além da renegociação da dívida do Estado com a União. As pautas integram o manifesto “Um primeiro compromisso com o Rio Grande”, entregue por Zucco a Flávio em abril.

“Estou muito feliz com a atenção que o Flávio tem dado às nossas pautas. Sua vitória será importante para que o nosso Estado consiga avançar em relação a essas demandas, como a renegociação da dívida, a duplicação da BR-290 e o cuidado com nossos produtores rurais. O agro não é fascista, nem pauta-bomba. O agro é quem produz o alimento que consumimos e merece ser respeitado”, disse Zucco.

Ao falar sobre as demandas do setor, Flávio Bolsonaro assumiu compromissos com medidas voltadas ao fortalecimento do agronegócio, da agricultura familiar e da infraestrutura. Entre as propostas citadas estão investimentos em tecnologia e irrigação, a construção de estruturas para armazenamento de alimentos, a criação de um fundo para enfrentamento de catástrofes ambientais e a garantia de previsibilidade orçamentária para os recursos destinados ao seguro rural.

O senador também defendeu a ampliação da oferta de financiamento de longo prazo e com juros mais baixos para o setor. “Vamos melhorar ainda mais a oferta de financiamento barato e de longo prazo para que os produtores possam se sentir mais confortáveis de levar alimento à mesa de todo brasileiro”, disse.

Flávio também afirmou que se comprometeu com Zucco a buscar, na Presidência da República, uma solução factível para a dívida do Rio Grande do Sul com a União, de forma que esses recursos possam ser direcionados também a investimentos em áreas importantes para o Estado, como irrigação, infraestrutura e segurança pública. “Zucco é o governador que vai recolocar o Rio Grande no patamar que ele merece e vai ter portas abertas para renegociar a sua dívida, que já passa de R$ 100 bilhões”, completou.

Demandas do setor produtivo
A reunião-almoço contou com a participação de representantes da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que apresentaram demandas relacionadas à recuperação da produção e da competitividade do setor.

Em sua manifestação, o presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, apresentou como prioridades do setor a defesa da meritocracia, do Estado mínimo, da livre iniciativa e do direito à propriedade privada. “Esse é o nosso pleito para a sociedade. Esse é o nosso desejo, essa é a fala da Federação da Agricultura, essa é a fala do setor produtivo do Estado do Rio Grande do Sul”, declarou.

Medalha do Mérito Farroupilha

Durante a agenda na Expointer, Flávio Bolsonaro também recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, principal honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A homenagem foi concedida a partir de proposição do deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos).

Ao receber a medalha, Flávio destacou o significado da homenagem e sua relação com o Estado. “Estou, de verdade, me sentindo aqui, com essa medalha, um cidadão gaúcho, com muito orgulho”, afirmou.

Caminhada pela Expointer
Na sequência, Flávio e Zucco, acompanhados de lideranças e candidatos e seguidos por uma multidão de apoiadores, percorreram algumas ruas do Parque de Exposições Assis Brasil. Durante a caminhada, conversaram com visitantes e passaram pela pista de julgamento do gado leiteiro e pelo pavilhão da agricultura familiar.

Comício
Logo mais, a partir das 18h, acontece comício com a participação de Flávio Bolsonaro, Zucco, Silvana, Sanderson e Marcel, em espaço organizado dentro do Parque Moinhos de Vento (Parcão). O candidato à Presidência deverá chegar por volta das 19h.

O material apresentado nesta matéria foi encaminhado pela assessoria do candidato por meio do grupo de WhatsApp criado pelo Jornal A Plateia para comunicação com as assessorias dos candidatos. Todos os partidos e candidaturas foram comunicados e têm o mesmo espaço e possibilidade de encaminhamento de materiais para publicação, conforme os critérios editoriais do jornal.

Fotos: Mateus Raugust

 

NO AR
Rádio RCC