Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

ter, 16 de junho de 2026

Livramento registra mínima de -3°c com forte geada e entra no ranking das menores temperaturas do RS

O texto abaixo está em

O amanhecer desta terça-feira (16) foi marcado pelo frio intenso em Sant’Ana do Livramento. A atuação de uma forte massa de ar polar provocou temperaturas próximas ou abaixo de zero em diversos municípios gaúchos, favorecendo a formação de geada ampla na região da Campanha e Fronteira Oeste.

De acordo com dados oficiais do painel do sistema SIMAGRO, a estação automática de Sant’Ana do Livramento , Fazenda Sociedade registrou a marca impressionante de -3 graus negativos. O índice consolida o município na liderança do frio na região e como uma das menores temperaturas registradas em todo o Rio Grande do Sul nesta virada de tempo, ficando atrás apenas de São Francisco de Paula (Fazenda Carvalho), que apontou -3,7 graus negativos

Em Livramento, campos, gramados e veículos amanheceram cobertos por uma espessa camada de gelo, cenário típico dos dias mais rigorosos do inverno gaúcho. A geada intensa transformou a paisagem rural e urbana, chamando a atenção de moradores e produtores rurais. Conforme apontam os mapas meteorológicos oficiais do SIMAGRO , o resfriamento foi severo por toda a extensão territorial do município, inclusive nas proximidades da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã.

Segundo os serviços meteorológicos consultados  incluindo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o CPTEC/INPE , o avanço de uma massa de ar frio e seco garantiu céu limpo durante a madrugada, condição que favoreceu a rápida perda de calor e o registro das menores temperaturas ao amanhecer. Outros municípios vizinhos da Campanha, da Fronteira Oeste e da Serra do Sudeste também registraram marcas bastante baixas e formação de geada.

A previsão indica que o frio rigoroso deve continuar nos próximos dias. Apesar da presença do sol durante a tarde, as temperaturas permanecem amenas e sem grande elevação. As condições para novas geadas seguem presentes em pontos da Campanha e da Fronteira Oeste nas próximas madrugadas. De acordo com os institutos de meteorologia, a massa de ar polar deve perder força gradualmente ao longo da semana, mas o amanhecer continuará gelado em boa parte do Rio Grande do Sul.

FOTOS – MATIAS MOURA/AP

NO AR
Rádio RCC