qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Unipampa anuncia construção da ‘Cidade Reitoria’

Uma reivindicação antiga da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está prestes a ser alcançada. Foi anunciado na última terça-feira, 14, o início das obras da Cidade Reitoria para o próximo ano. O projeto será localizado próximo ao Campus Bagé.

As tratativas para a construção dos prédios começaram há mais de um ano, através da busca do reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, e do pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Pereira Júnior, por recursos no Ministério da Educação.

De acordo com Hansen, a construção da Cidade Reitoria vai resultar em uma economia de quase R$ 1,5 milhões após a conclusão das obras. “Esse valor que poderá ser investido em outras ações de custeio da universidade, envolvendo pesquisa, pós-graduação e extensão. A construção, que está sendo pensada pela ótica da sustentabilidade, irá oferecer espaços mais adequados para que os servidores desenvolvam suas atividades”, reforçou o Reitor.

“Estamos em tratativa de mais um ano, num movimento muito intenso e muito forte, comprovando a necessidade do início das obras do prédio da reitoria exatamente para que nos próximos anos a gente tenha a diminuição de gastos e também para que os servidores tenham uma melhor qualidade de vida”, declarou o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires.

De acordo com pró-reitor adjunto de Planejamento e Infraestrutura, José Waldomiro Rojas, a equipe da Pró-reitoria, fez um grande esforço para que o andamento dos projetos fosse acelerado e a licitação fosse lançada ainda neste ano.

As edificações contemplarão, além de acessibilidade universal, ações sustentáveis tais como: o reuso da água da chuva, captação de energia solar, construção com pavimentos permeáveis, utilização de equipamentos externos de conforto térmico, instalação de bicicletários, construção de telhados verdes em algumas edificações e a utilização de materiais de construção com selo de qualidade ambiental.

A Cidade Reitoria será composta pelo Prédio da Reitoria, dez prédios funcionais para as Pró-reitorias e Diretorias, Centro de Eventos, Restaurante/ Lancheria, Almoxarifado e depósito, além da área de apoio para servidores, como vestiários, espaço de integração e lazer.

O projeto foi dividido em três partes. Na fase um será construída a infraestrutura básica (terraplanagem, hidrossanitário, drenagem e rede elétrica, urbanização) e sete edificações de aproximadamente 215m² para atender as Pró-reitorias, Diretorias e Almoxarifado. A fase dois terá quatro edificações de aproximadamente 215m² para atender as Pró-reitorias e finalização do projeto urbano.

Contribuição de: Tamíris Centeno / Jornalista

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con