qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Jovens: agora são eles que julgam!

Festival de Enogastronomia proporciona mais uma atividade inédita na Fronteira da Paz

Vino Sub30 é um concurso de vinhos que tem por objetivo envolver os jovens num conhecimento mais aprofundado sobre este paladar. A ideia é levar a admiração por vinhos e espumantes para uma faixa etária que muitas vezes não está preocupada na qualidade da bebida que ela consome. A ideia surgiu em 2004 com Daniel Lopez Roca, uruguaio, e hoje é um importante prêmio para vinícolas nacionais e internacionais.

Apenas jurados com até 30 anos de idade podem participar. As inscrições foram feitas pela internet e o Jornal A Plateia divulgou o período de inscrição no seu site. Puderam participar profissionais das mais diversas áreas, mas que tivessem a paixão pelo vinho. Esta foi a primeira edição realizada no Brasil do VinoSub30 durante o evento Binacional de Enogastronia, mais uma conquista daqueles que constroem um turismo sólido na região.

Os 22 jovens entre 20 e 30 anos estiveram na Bodega Cerro do Chapeu (Rivera) neste feriado e provaram mais de 20 tipos de vinhos e espumantes e a disputa continua nesta sexta (16) na Bodega em território brasileiro. Jovens de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Pelotas, Livramento, Montevideo, Rivera, Cuba, Colômbia, Pelotas e de outros lugares vieram até a Fronteira apenas para provar vinhos e escolher os melhores num concurso que se tornou popular e disputado internacionalmente. A premiação acontece no próximo dia 27 de novembro em Montevideo.

A Bodega uruguaia Cerro Chapeu foi uma das grandes responsáveis por trazer a edição do concurso para a Fronteira através de uma de suas proprietárias, Margarida Carrau que, além de proporcionar a beleza do encontro para o concurso na sede da Vinícola, também ministrou uma aula de produção de vinhos para os jovens, apresentando toda a Produção da Bogeda em seus mínimos detalhes. Dos 22 jurados presentes, 20 deles fazem cursos de enologia. Entre os jurados estavam jornalistas, chefes de cozinha, engenheiros e jovens estudantes que buscam se aperfeiçoar no conhecimento e produção de vinhos.

O VinoSub30 é um verdadeiro encontro da juventude com a experiência. A equipe liderada por Daniel Lopez leva a voz da experiência, o bom humor e leveza para o encontro. Daniel tem o dom de falar e desafiar os jovens a conhecer melhor o líquido dentro das taças, o que torna a avaliação dos vinhos ainda mais instigante e gostosa. 80% dos jovens que compõem o corpo de jurados este ano não conheciam Rivera ou Livramento, o que deixou o dia ainda mais interessante, pois, os jovens tiveram contato também com uma nova cultura, culinária, comércio, hotel, pessoas e lazer, além do calor típico da Fronteira para a época do ano.

Eventos como este movimentam a economia das duas cidades e ajudam a fortalecer o turismo local, um trabalho que é fruto de todos os envolvidos na organização e divulgação do evento no Estado e exterior.

As provas seguem nesta sexta com os vinhos tintos e a juventude (sub30) promete animar a fronteira da paz.

O Jornal A Plateia e o canal 10 de Rivera foram os únicos meios de imprensa presentes na atividade desta quinta-feira, (15) feriado.

FOTOS DE ELIS REGINA CARTAXO

         

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são