Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
FOLHA DE S.PAULO – Doente grave não tem prioridade na nova fila nacional criada pelo INSS
O GLOBO – Dívida de 17 estados com a União será corrigida apenas pela inflação
O ESTADO DE S.PAULO – Maioria da Câmara e do Senado diz apoiar CPI sobre caso Master
Correio Braziliense – Comoção e revolta na despedida de Rodrigo
Valor Econômico – Resultado das empresas no 4º tri deve sinalizar início de retomada
Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importante do dia
FILA estranha – Doentes graves que recorrem a nova fila nacional do INSS seguem sem prioridade, em análise ou aguardando perícia médica inicial. O número representa um novo recorde e contrasta com a promessa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de zerar a fila, ainda existem 3 milhões à espera de atendimento. Desse total, cerca de 982,2 mil estão dentro do prazo de até 45 dias, enquanto quase 1,7 milhão já ultrapassou esse período. Outros 357 mil pedidos permanecem pendentes por falta de cumprimento de exigências documentais por parte dos segurados. A região Nordeste concentra o maior volume de pendências, com mais de 1,08 milhão de requerimentos. Em nota, o MPS (Ministério da Previdência Social) afirma que a fila de perícias é única e organizada pela data de entrada do requerimento. “A fila respeita a ordem de entrada dos pedidos, não sendo possível distinguir graus de gravidade”, diz o órgão. Segundo a pasta, a enfermidade do segurado só é identificada no momento da realização da perícia médica.
COLHER de chá – A maioria das unidades da Federação (22 das 27) aderiu ao novo programa de negociação de dívida com a União, Propag, aprovado pelo Congresso. Desse total, até agora, 17 estados terão apenas a correção dos débitos pela inflação. O modelo define um prazo de 30 anos para reestruturação da dívida e prevê concessões, como investir o dinheiro economizado em educação técnica. Para os especialistas, o programa oferece condições mais confortáveis para que os estados resolvam um problema que remonta aos anos 1990, mas acaba transferindo débitos para o caixa da União.
CPI DO Master – Apesar da resistência da cúpula do Congresso à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso do Banco Master, a maioria dos parlamentares diz apoiar a iniciativa. Levantamento feito pelo Estadão aponta que, dos 513 deputados, 283 (55%) se declaram favoráveis à abertura de uma CPI do Master, enquanto só um diz ser contrário. Quatro não quiseram tomar posição e o restante não respondeu aos contatos da reportagem. Entre os 81 senadores, 54 (66%) defendem uma CPI. Um senador é contrário, e um não quis se posicionar. O restante não respondeu à reportagem. Foram protocolados no Congresso dois requerimentos para a abertura de CPIs do Master, uma na Câmara e outra mista – composta por deputados e senadores. Há disputa entre governistas e oposicionistas sobre qual seria o foco de uma eventual CPI. O requerimento da CPI na Câmara é do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), adversário do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A CPI mista foi proposta pelo deputado bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ).
VIOLÊNCIA em Brasília – Em meio a palmas e gritos por justiça, familiares e amigos se despediram de Rodrigo Castanheira, 16 anos, que morreu no sábado, vítima de traumatismo craniano, depois de ser agredido a socos pelo ex-piloto Pedro Turra, 19 anos. O corpo do adolescente foi velado na Igreja Batista Capital. A cerimônia, restrita à família e aos amigos, fechou um capítulo do crime que comoveu o país. Mas o caso ainda pode ter desdobramentos na Justiça. Com a prisão de Pedro Turra, novas testemunhas começaram a relatar versões diferentes daquelas apresentadas inicialmente. “Antes, a história era a do chiclete. Depois da prisão, as pessoas começaram a falar a verdade”, afirmou o advogado da família Albert Halex.
SINALIZAÇÃO de investimentos – A temporada de resultados do quarto trimestre de 2025 deve marcar uma inflexão para as companhias brasileiras. Embora a atividade econômica mostre sinais de desaceleração, analistas esperam resiliência operacional que, somada à expectativa de queda de juros a partir de março, deve impulsionar os resultados ao longo do ano. “A tendência é que o fundo de comparação do lucro foi no terceiro trimestre e, agora, começamos a ver uma aceleração dessa última linha”, avalia Daniel Gewehr, do Itaú BBA. A XP também acredita em um trimestre “ligeiramente positivo”, sustentado mais pela eficiência das empresas do que por expansão de receitas. A projeção da corretora é de um crescimento modesto de 1,4% no faturamento, mas expansão robusta de 12,8% no lucro operacional. “As empresas estão com baixa alavancagem e boa geração de caixa, conseguiram pagar dividendos recordes”, diz Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP. Mais do que os números do quarto trimestre, o mercado também estará atento às sinalizações que os executivos das companhias darão sobre 2026.
KASSAB descarta Tarcísio – O presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse que a possibilidade de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), concorrer à Presidência em 2026 já é “página virada”. “Um governador de São Paulo bem avaliado sempre é um presidenciável. Essa página está virada, ele tem dito que não será. Vamos agora participar dessas eleições. 2030 está muito longe, teremos novos governadores, novos prefeitos daqui a dois anos”, afirmou em entrevista ao programa Canal Livre, da Band. Kassab apoiava a candidatura de Tarcísio à Presidência em 2026, mas o governador tem negado a pretensão e reiterado que vai concorrer à reeleição em São Paulo. Kassab, que é secretário de Governo e Relações Institucionais no governo de Tarcísio, é cotado para ser vice na chapa do governador.
DAMARES denuncia Freixo e Embratur – A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou uma representação à Comissão de Ética da Presidência da República contra o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT-RJ), em razão do patrocínio da estatal ao desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Uma das agremiações beneficiadas, a Acadêmicos de Niterói, levará à Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na denúncia, a parlamentar sustenta que o repasse de R$ 1 milhão para cada uma das 12 escolas vinculadas à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), totalizando R$ 12 milhões, configuraria uso de recursos públicos para favorecimento político. Segundo Damares, a destinação da verba fere princípios éticos da administração pública ao beneficiar uma manifestação cultural associada à promoção pessoal do chefe do Executivo.
DEFESA de Freixo – A ideia do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na defesa está pronta no Sistema Eletrônico de Informações, usado por todo o governo federal, que mostra que o patrocínio às doze escolas de samba do Grupo Especial do Rio, que desfilam na Sapucaí a partir do domingo, 15 de fevereiro, foi feito em 2026 de forma idêntica ao dos outros anos. Outro argumento é que o governo não iria descontinuar uma política pública de fomento à cultura observando o teor do samba-enredo de uma agremiação.
“NIKOLISMO” ganha força – A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, em novembro, abriu espaço para uma reorganização silenciosa dentro da direita bolsonarista no Congresso. Desde então, parlamentares e interlocutores do Partido Liberal (PL) passaram a observar com mais atenção a movimentação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), hoje visto por setores da bancada como um possível novo polo de liderança do campo conservador. Essa percepção ganhou força após a caminhada organizada por Nikolas no fim de janeiro, até Brasília, quando o parlamentar reuniu apoiadores e aliados em um gesto interpretado, nos bastidores, como demonstração de força política. Deputado mais votado do país nas eleições de 2022, Nikolas construiu capital político que extrapola Minas Gerais. Com mais de 40 milhões de seguidores nas redes sociais, ele se tornou um dos principais nomes da direita no ambiente digital e, nos últimos meses, ampliou a presença institucional e simbólica no debate político nacional e internacional.
DISCURSO histriônico – Na tentativa de viabilizar a sua candidatura à Presidência da República e de promover o recém-fundado partido Missão, que nasceu do MBL, Renan Santos tem adotado como tática discursos inflamados e posições extremistas nas redes sociais. O fundador do MBL já se comprometeu em “acabar com raça” de Flávio Bolsonaro (PL) e disse que ele tem que morrer. Também pregou a execução de criminosos e defendeu um processo de intervenção no Maranhão. Renan passou a difundir a importância de o Brasil produzir armas nucleares, ao lado do deputado federal Kim Kataguiri (União). Principal representante do MBL no Congresso, Kim é autor de uma PEC que autoriza o país a produzir bomba atômica “para fins pacíficos”. Na semana passada, Renan escolheu Mossoró (RN), conhecida pela resistência ao bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, para expor suas ideias na área de segurança pública. “Vagabundo se trata na bala, se mata, se elimina. Na época, o Colchete e o Jararaca, dois dos principais soldados do Lampião, vieram a óbito. Vamos fazer isso com o PCC, o Comando Vermelho, o Sindicato do Crime.”
DATAFOLHA: João Campos supera Raquel Lyra – O prefeito do Recife, João Campos (PSB), supera a governadora Raquel Lyra (PSD) e lidera em cenários de intenção de voto para primeiro e segundo turnos da eleição para o Governo de Pernambuco, mostra nova pesquisa Datafolha. Segundo o levantamento, Campos tem 47% dos votos contra 35% de Lyra em primeira rodada eleitoral. Eduardo Moura (Novo) tem 5%, e Ivan Moraes (PSOL), 1%. Brancos e nulos somam 10%, e 2% não responderam ou não souberam responder. Em eventual segundo turno entre os dois principais concorrentes neste ano, o atual prefeito também fica à frente da atual governadora. Ele vence com 53% das intenções de voto ante 40% dela. A pesquisa ouviu 1.022 pessoas de segunda-feira (2) até a quarta (4). A margem de erro é de três pontos percentuais, e o grau de confiança é de 95%. O levantamento foi contratado pela CBN Recife e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com os números PE-09595/2026 e BR-06559/2026.
CAMPANHA À vista – Ministros do governo Lula intensificam a destinação de verbas federais para seus estados de origem, com foco eleitoral, antes de deixarem seus cargos. André Fufuca (Esporte), Camilo Santana (Educação) e Carlos Fávaro (Agricultura) aumentaram investimentos em seus redutos, enquanto Waldez Góes (Integração) priorizou aliados no Amapá. A prática levanta questionamentos sobre o uso da máquina pública para fins eleitorais.
DECISÕES de Sidônio incomodam aliados – O uso intensivo de pesquisas eleitorais e monitoramento de redes sociais pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, tem gerado desconforto entre aliados de Lula. As decisões, baseadas em dados efêmeros, como apoiar Cleitinho Azevedo em MG, são vistas como arriscadas. Sidônio, marqueteiro da campanha de 2022, tem forte influência sobre Lula, mas enfrenta resistência interna em suas propostas estratégicas.
DISPUTA por apoio – Flávio Bolsonaro e PSD disputam o apoio do Republicanos e da federação União-PP para a eleição presidencial, mas enfrentam a estratégia desses blocos de adiar decisões para negociar melhores termos. Ambos flertam com a reeleição de Lula, focando em tempo de TV e alianças regionais. O Republicanos, influente no eleitorado evangélico, pondera sobre coligações, enquanto a União-PP avalia cenários polarizados.
ACM Neto critica ‘panelinha’ do PT – ACM Neto criticou a formação de uma “chapa puro-sangue” do PT na Bahia, destacando a exclusão do senador Ângelo Coronel, que deixará o PSD após perder espaço político. Neto ironizou o evento do PT em Salvador, afirmando que Lula encontrou recepção aquém do esperado. O cenário reflete tensões entre PT e PSD, enquanto o senador Otto Alencar apoia Lula para reeleição.
MARCA – PASSO em Otto – O senador Otto Alencar (PSD) foi internado após sentir-se mal durante uma agenda na Bahia e passou por cirurgia cardíaca para implante de um marca-passo. Com quadro de bradicardia, Alencar, de 78 anos, está em condição estável na UTI do Hospital Aliança, em Salvador. Antes do incidente, ele participou de um evento do PT, onde declarou apoio à reeleição de Lula.
DECISÃO de Dino acelera o confronto com Fachin – A decisão do Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que os Três Poderes revisam e suspendem os “penduricalhos” do serviço público que não são previstos, levará ao gabinete do presidente do Tribunal, Ministro Edson Fachin, o debate de uma das questões de maior resistência no Poder Judiciário: os salários dos juízes e os salários da magistratura. A leitura foi feita entre membros da própria STF. Os interlocutores do Tribunal entendem que a decisão de Flávio Dino traz um novo elemento com o qual Fachin terá que lidar como presidente do Judiciário e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por tratar de questões relacionadas ao judiciário. Isso porque Dino deu até 60 dias para que órgãos de todos os níveis da Federação revisassem os fundos pagos e suspendessem aqueles que não tivessem base legal.

RESUMO-002☀️☀️📐
NOTÍCIAS DO DIA – ANO 10 n° 3369
Dia 9 de Fevereiro de 2026, Segunda-Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia do Frevo em Pernambuco
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 19⁰ Máx 25⁰ (Goiânia-GO)
💵 Dólar Com ⬇️ 0,64% R$ 5,22
💶 Euro ⬇️ 0,4% R$ 6,17
📊 Ibovespa ⬆️ 0,45% 182.949 pts
🪙 Bitcoin ⬆️ 1,94% R$ 368.584,06
💲IGP-M ⬆️ 0,41% Janeiro de 2026
💲INPC ⬆️ 0,21% Dezembro de 2025
💲IPCA ⬆️ 0,33% Dezembro de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 28 de Janeiro de 2026
💲TR ⬆️ 0,12% 6 de Fevereiro de 2026
🟨 Ouro (grama) ⬇️ R$ 835,76
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
🇧🇷👥 Presidente da CPMI do INSS critica Dino por permitir silêncio de depoente; de acordo com o senador Carlos Viana, o direito ao silêncio é uma garantia constitucional, mas não pode ser usado como instrumento para “frustrar, atrasar ou esvaziar investigações”
🇧🇷👥 Cláudio Castro depõe na CPI do Crime Organizado na quarta-feira (11); governador do Rio de Janeiro falará sobre o enfrentamento a facções criminosas; semana também marca análise de requerimentos envolvendo o Banco Master e parentes de magistrados
🇧🇷👥 Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, descarta candidatura de Tarcísio à Presidência: “página virada”; a mudança de postura ocorre em meio à consolidação do senador Flávio Bolsonaro como candidato da direita, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro
⚖️👥 Judiciário e Ministérios Públicos acumulam 60 tipos diferentes de “penduricalhos”, diz Transparência Brasil; a informação foi inicialmente divulgada pelo jornal O Globo e confirmada pela Gazeta do Povo por meio do sistema DadosJusBr, mantido pela organização; a falta de padronização fez com que se chegasse a cerca de três mil nomes diferentes de auxílios; nomes genéricos, como “licença-compensatória” ou “conversão de licença em pecúnia”, dificultam a diferenciação da natureza dos pagamentos, se são remuneratórios ou indenizatórios
⚖️👥 Mineração indígena eleva risco regulatório e pressiona Congresso; a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, que autorizou por 24 meses a exploração mineral em terras indígenas por povos originários, reposiciona o tema como um vetor relevante de risco regulatório e institucional no Brasil
🏦👤Novo presidente do Banco de Brasília (BRB) sinaliza enxugamento para estancar crise, mas descarta privatização; Nelson Antônio de Souza sinalizou que a estatal deverá dar “um passo atrás” para sanar o problema de caixa deixado pelo envolvimento com o Banco Master
🚔 Polícia Federal, em ação integrada, apreende grande quantidade de vinhos de procedência estrangeira, sem documentação fiscal que comprovasse sua regular importação; as mercadorias foram localizadas em um imóvel na cidade de Londrina (PR); foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão
🚔 Prisões feitas por policiais disfarçados chegam a 20 no Carnaval de São Paulo; últimas ações ocorreram entre sábado e domingo, com prisões por furto de celulares no centro da capital
👨🏻🚒🌨️ Marinha do Brasil é acionada para dar apoio às equipes da Defesa Civil que atuam nos municípios de Cantagalo e Porciúncula, no Norte fluminense, após fortes chuvas atingirem a região; ainda, segundo o Corpo de Bombeiros, um prédio desabou na zona norte da capital carioca e quatro pessoas foram resgatadas neste domingo (8); um alerta severo foi emitido
🌧️ Chuva alaga ruas na região central de Belo Horizonte, em Pampulha, região norte da capital, e em Contagem, no centro de Minas Gerais; o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para temporais até esta segunda-feira (9); volume de água pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora em dezenas de municípios mineiros; ventos serão intensos e podem chegar a até 100 km/h
👥 Sesc tem inscrições abertas para Prêmio de Literatura 2026; vencedores irão receber prêmio de R$ 30 mil e terão livros publicados
🎊👥 Acadêmicos do Baixo Augusta arrasta multidão em desfile no centro de São Paulo; bloco ocupou a rua da Consolação na tarde deste domingo (8) após dispersão de evento internacional marcado por tumulto
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
🇨🇳💦 Adeus à seca: menino de 14 anos cria solução perfeita para ‘fabricar’ água no deserto; dispositivo criado pelo adolescente chinês Jia Mingxuan usa condensação do ar para irrigar mudas e aumenta a sobrevivência de árvores, sendo uma alternativa para reflorestamento em regiões ameaçadas pela desertificação
🦐 Camarão-gigante-da-Malásia ganha espaço na aquicultura brasileira; a aquicultura do Espírito Santo começa a diversificar sua produção com uma espécie pouco conhecida fora do meio técnico: o camarão-gigante-da-Malásia (Macrobrachium rosenbergii); o crustáceo, um dos maiores camarões de água doce do mundo, vem ganhando espaço em áreas rurais afastadas do litoral e mostra bom potencial econômico para produtores locais
👥 Pesquisadores do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia) e da USC (Universidade do Sul da Califórnia) desenvolvem exame que revela corpo humano em 3D e cores; técnica combina ultrassom e fotoacústica para gerar imagens detalhadas sem radiação; sistema já foi testado em voluntários e pacientes humanos
ESPORTES
⚽🏆 Fluminense vence Maricá e é campeão da Taça Guanabara 2026; Tricolor já entrou em campo com o título simbólico da primeira fase garantido
⚽🏟️ Vietnã inicia construção do maior estádio do mundo e gastará R$ 185 bilhões em complexo urbano; Estádio Trong Dong será concluído em agosto de 2028 e funcionará como arena multiuso com capacidade para 135 mil pessoas
🏈🏆 Seattle Seahawks vence com propriedade o New England Patriots por 29 a 13 e conquista o título do Super Bowl LX; final foi realizada neste domingo (8), no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia
🏐 Campinas vira sobre o Joinville, se reabilita e dorme na vice-liderança da Superliga Masculina de Vôlei; com show do ponteiro Adriano, time paulista faz 3 sets a 1 no Ginásio do Taquaral
🏀 Sesi Franca Basquete vence o Instituto Córdoba (ARG) por 89 a 68, no Ángel Sandrín, em Córdoba, pela Champions League das Américas (BCLA) 2025/2026; o cestinha da partida foi o ala David Jackson, do Franca, com 23 pontos; ele ainda pegou nove rebotes e quase fez um duplo-duplo
⛷️ Olimpíada de Inverno Inverno Milão-Cortina 2026: Boletim médico indica fratura na perna de atleta resgatada de helicóptero após queda no esqui; a campeã olímpica Lindsey Vonn sofreu um grave acidente poucos segundos após iniciar descida no esqui alpino downhill; prova marcaria sua despedida da prova
✝️🏊🏻 Ex-nadador paralímpico Adriano Lima morre aos 52 anos em Natal; ex-atleta tratava um câncer ósseo desde 2024
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇺🇦🇷🇺 Ataque da Rússia deixa oito feridos na cidade ucraniana de Kherson; presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que EUA querem fim da guerra até junho
🇺🇦🇷🇺 Ucranianos enfrentam frio rigoroso após ataques russos à infraestrutura; bombardeios contínuos a usinas e subestações deixam Kiev com poucas horas de eletricidade por dia, forçam evacuações e colocam civis em risco durante o inverno
🇷🇺 Rússia culpa Ucrânia por tentativa de assassinato de general em Moscou; Comitê de Investigação afirmou que suposto autor do ataque foi preso em Dubai após fugir de Moscou
🇬🇧 Chefe de gabinete do primeiro-ministro britânico Keir Starmer renuncia após nomeação de Peter Mandelson como embaixador do Reino Unido nos Estados Unidos, apesar de seus vínculos com o financista desonrado e criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein
🇫🇷👤Ex-ministro francês renuncia a instituto após mensagens com Epstein; no início do último sábado, o Ministério Público Financeiro francês abriu uma investigação contra Jack Lang e sua filha Caroline por suspeita de “lavagem de dinheiro agravada por fraude fiscal”
🇵🇹 Ex-ministro socialista António José Seguro vence eleições presidenciais em Portugal; quando 95,37% dos votos estavam apurados, Seguro liderava com 66,14%, contra 33,86% de Ventura, que reconheceu que o objetivo de vencer o pleito não foi alcançado
🇮🇷 Nobel iraniana Narges Mohammadi é condenada a mais de sete anos de prisão; a ativista iraniana e vencedora do Prêmio Nobel da Paz foi presa repetidas vezes ao longo de três décadas de luta pelos direitos das mulheres; governo do Irã intensifica repressão após protestos recentes
🇮🇱 Israel anula lei que impedia colonos de comprarem terras na Cisjordânia; o ministro das Finanças, o colono e radical Bezalel Smotrich, juntamente com o ministro da Defesa, Israel Katz, informaram que esta é uma das medidas aprovadas no Gabinete Político e de Segurança do governo de Benjamin Netanyahu realizado neste domingo (8)
🇯🇵 Primeira-ministra Sanae Takaichi consolida poder com vitória surpreendente em eleições no Japão; resultado abre caminho para realizar cortes de impostos, que assustaram os mercados financeiros, e aumentar gastos militares com o objetivo de conter China
🇨🇺 Terremoto de magnitude 5,6 atinge Cuba; tremores foram registrados por volta das 7 horas da manhã, horário local; até o momento, não há informações oficiais sobre vítimas, e o governo cubano ainda não divulgou detalhes sobre possíveis danos materiais
🇻🇪👥 Venezuela liberta líder opositor aliado de María Corina Machado; grupo de direitos humanos Foro Penal afirma ter verificado 383 solturas desde o dia 8 de janeiro
🇻🇪👤Aliado de Corina é sequestrado horas após ser liberado da prisão em Caracas; segundo a líder da oposição venezuelana, Juan Pablo Guanipa foi levado por “homens fortemente armados” por volta de meia-noite do horário local
🇵🇪✈️ Ministério do Interior do Peru cancela contrato de US$ 63 milhões após descoberta de fraude envolvendo falsa aeronave de transporte Antonov An-74; o caso ganhou repercussão internacional ao expor uma tentativa de intermediação fraudulenta ligada a redes comerciais associadas à Federação Russa, em um momento de forte pressão global sobre cadeias industriais do setor aeronáutico
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1621: Gregório XV torna-se Papa, o último Papa eleito por aclamação
-1895: William G. Morgan cria o esporte chamado Mintonette, que logo passa a se chamar voleibol
-1900: Criada a Copa Davis, um evento internacional de tênis masculino
-1922: O Brasil se torna membro do tratado de direitos autorais da Convenção da União de Berna
-1971: Programa Apollo, Apollo 14: retorna à Terra depois do terceiro pouso humano na Lua
-1975: Nave espacial soviética Soyuz 17 retorna à Terra
-1976: O voo 3739 da Aeroflot, um Tupolev Tu-104, cai durante a decolagem do Aeroporto de Irkutsk, na União Soviética, matando 24 pessoas
-1982: O voo 350 da Japan Air Lines cai perto do aeroporto de Haneda em uma tentativa de assassinato em massa e suicídio de pilotos, matando 24 das 174 pessoas a bordo
-1986: Cometa Halley aparece pela última vez no Sistema Solar interno
-1993: Programa Espacial Brasileiro: o SCD-1 é o segundo satélite brasileiro lançado ao espaço
-1996: Criação do elemento químico Copernício
-2022: Concluída a transposição do rio São Francisco pelo governo do então presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de sanar a deficiência hídrica na região do semiárido, foi planejada a transferência de água para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, para mais de 390 municípios
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho
