Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
FOLHA DE S.PAULO – Lula vê desgaste de Toffoli com caso Master, e Gilmar defende colega do Supremo
O GLOBO – ‘Se necessário atuar, não vou cruzar os braços, doa quem doer’
Correio Braziliense – Palestina e Casa Branca no diálogo Lula-Trump
O ESTADO DE S.PAULO – Juristas propõem código ao STF com vetos a jatinhos e parentes
Valor Econômico – Com crise do Master, negócios de Vorcaro e Tanure mudam de mãos
Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importante do dia
CRÍTICA e defesa – O presidente Lula (PT) tem manifestado irritação com a conduta do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), na relatoria do inquérito do Banco Master. O petista acompanha o andamento do caso e as repercussões sobre a atuação do magistrado. Nos últimos dias, deu sinais de que não pretende defender Toffoli das críticas feitas ao ministro. Em conversas reservadas com ao menos três auxiliares, Lula fez comentários considerados duros sobre Toffoli e chegou a afirmar, em desabafos, que o ministro deveria renunciar a seu mandato na corte ou se aposentar, segundo relatos colhidos pela Folha. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, disse nesta segunda-feira (26) que a perseguição a ministros pelo exercício do seu trabalho é um dos fatores da “modalidade silenciosa” do autoritarismo. Ontem, Gilmar Mendes saiu em defesa do colega e, em rede social, disse que Toffoli “tem compromisso com a Constituição”.
DOA a quem doer – Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin afirma em entrevista ao GLOBO que não irá ficar de “braços cruzados” na hipótese de ser “necessário” avaliar questionamentos sobre o caso do Banco Master, cuja investigação está sob relatoria do colega Dias Toffoli. Apesar de evitar fazer qualquer antecipação sobre seu posicionamento, o magistrado afirma que pode agir — “doa a quem doer”.
CONVERSA maneira – Presidentes do Brasil e dos EUA conversam, por telefone, sobre o Conselho de Paz criado pelo norte americano. Chefe do Planalto não confirma a adesão ao fórum, mas pede que palestinos sejam incluídos nas discussões sobre a reconstrução de Gaza. Venezuela também foi tema entre os dois líderes. Brasileiro confirma que visitará Washington até março.
PROPOSTA – A seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) enviou ao presidente do STF, Edson Fachin, proposta para criação de um código de conduta dos ministros da Corte. As sugestões a Fachin – que deseja implantar um código de ética para os magistrados da Corte – preveem restrições ao julgamento de processos envolvendo parentes de ministros, além de veto a manifestações político-partidárias, ao uso de jatinhos particulares e à exploração de instituições de ensino. Assinado por integrantes da Comissão de Estudos para a Reforma do Judiciário da OAB-SP, o documento propõe 12 artigos de conduta. A resolução foi formulada pelos ex-presidentes do Supremo Ellen Gracie e Cezar Peluso e os ex-ministros da Justiça Miguel Reale Jr. e José Eduardo Martins Cardozo, entre outros juristas.
DOENDO no bolso – Negócios ligados a Daniel Vorcaro e o Banco Master, ao empresário Nelson Tanure e a um emaranhado de fundos de investimentos estão mudando rapidamente de mãos. Há credores executando dívidas cuja garantia são ações de empresas de capital aberto, ao mesmo tempo em que os empresários tentam vender seus ativos mais líquidos para fazer caixa. O caso da Oncoclínicas é o mais complexo. Ações que pertenciam ao Master foram dadas como garantia em duas transações: para o Banco de Brasília (BRB) e à própria companhia. A Oncoclínicas firmou, em outubro, acordo com o Master determinando que, em caso de inadimplência dos CDBs do banco, esses papéis poderiam ser trocados por ações da companhia que eram detidas por um fundo ligado a Vorcaro. A Gafisa passou a ter novos acionistas relevantes, na semana passada, por causa de aumento de capital. Chamou atenção a entrada da Wotan Realty, com fatia de 14,7%. Segundo Lauro Jardim, de O Globo, a Wotan seria uma empresa de Tanure. Procurado, o empresário não comentou.
CONTRARREFORMA – Fontes do setor de empresas de aplicativos defendem que, caso a proposta de regulamentação de trabalhadores por app seja aprovada, o Brasil vai perder R$ 3 bilhões por mês. Uma das justificativas é que o texto torna o modelo de negócio quatro vezes mais caro que o regime CLT. Para o setor, o debate está sendo chamado de “contrarreforma trabalhista”.
OUTRO caminho – O setor tem defendido uma proposta do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), que já foi enviada ao Congresso. No texto do IDP, há itens como a vedação de vínculo empregatício, define os trabalhadores como autônomos e as empresas como intermediadoras do serviço, veda rescisão e bloqueio unilateral e exige que as empresas contratem um seguro para acidentes pessoais para os trabalhadores do app.
NÃO param – A direita não terá descanso este ano se depender dos deputados petistas. O deputado Rogério Correia (PT-MG) apresentou dois requerimentos de convocação para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS para os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Correia quer apurar o envolvimento dos governadores no esquema do Banco Master com relação às fraudes na previdência.
DISCURSO pronto – A base bolsonarista vai insistir que o raio que atingiu os apoiadores no último domingo foi um “evento de força maior”, independentemente dos riscos de uma aglomeração em meio a um temporal. Para alguns parlamentares, o evento fortaleceu a mobilização da direita bolsonarista.
E a PEC 6×1? – O governo vai apostar as fichas na proposta que visa reduzir a escala de trabalho dos brasileiros. Contudo, o projeto ainda sofre bastante resistência no Congresso Nacional. Há quem apoie uma mudança para 5×2 e quem não apoie nada.
UM acordo, talvez – A deputada Bia Kicis (PL-DF) acredita que a melhor forma seria definir a escala via acordos coletivos. “Acordos poderiam funcionar melhor devido às diferenças regionais do Brasil. Tem lugar que a redução vai beneficiar e outras cidades em que vai prejudicar”, defende a integrante da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM).
QUANDO a ética se torna necessidade – A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo, apresentou um conjunto de propostas a serem incluídas no Código de Conduta a ministros do Supremo Tribunal Federal. O documento foi elaborado por uma comissão formada por dois ex-presidentes da Corte — Ellen Gracie e Cézar Peluso — além de ex-ministros da Justiça e juristas. Entre outras medidas, o documento sugere vedar ministros de julgarem processos nos quais as partes ou os advogados representantes sejam parentes de até terceiro grau ou pessoa com “amizade íntima”. Também propõe vetar a participação de ministros em eventos patrocinados por grupos que tenham “interesse econômico” em processos na Corte. Cauteloso na elaboração de um código de ética para a Casa Constitucional, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, recebeu o documento da OAB-SP na última sexta-feira. Ao menos publicamente, ele tem deixado claro que críticas à conduta de ministros não podem se tornar ataques à institucionalidade do Supremo – particularmente em um momento político de ascensão radical.
QUIROMANCIA – Presidente do PL, Valdemar Costa Neto diz que Nikolas Ferreira (MG) vai passar de 2 milhões de votos, após ter liderado a marcha a Brasília, mesmo com o incidente do raio no fim. “Ele é um fenômeno”, diz. Em 2022, o parlamentar já foi o mais votado do país, com 1,47 milhão. Melhor ainda, da perspectiva do partido, ele não quer fundo eleitoral. “Vai fazer campanha só pela internet”, afirma o dirigente.
NOVA pauta – Parentes de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) já atuaram em 1.925 processos na corte e no STJ (Superior Tribunal de Justiça) como advogados, conforme levantamento do UOL considerando filhos, irmãos, cônjuges e ex-cônjuges dos magistrados. Segundo o portal, ao menos 14 parentes de primeiro grau têm ou tiveram registro de atuação nos tribunais. O número total pode ser ainda maior, porque não leva em conta casos sob sigilo. Hoje, esses advogados atuam em ao menos 382 casos em tramitação nas cortes. A atuação de parentes de ministros do Supremo em processos do tribunal não é ilegal, e a maioria deles já advogava antes de os magistrados tomarem posse como ministros. Os ministros se declararam impedidos quando há atuação direta nos casos.
REQUENTANDO encontros – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, no Palácio do Planalto em 4 de dezembro de 2024. O encontro foi antes do escândalo de fraude financeira ser conhecido do público. Vorcaro foi ao Planalto acompanhando o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, também estava com eles. Mantega tinha uma conversa marcada com o chefe de gabinete de Lula, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola. Depois, pediu para falar com o presidente. A reunião foi revelada pelo jornalista Lauro Jardim, de O Globo, em março do ano passado, e confirmada pela Folha à época. Na segunda-feira (26), o portal Metrópoles publicou o nome dos demais participantes, informação comprovada pela reportagem. Segundo interlocutores, o presidente chamou para conversa os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além do hoje presidente do Banco Central Gabriel Galípolo, à época diretor da autoridade monetária. Vorcaro teria reclamado com Lula sobre a concentração do mercado bancário no Brasil. Lula teria respondido que o tema deveria ser analisado pelo Banco Central, e pedido que Galípolo analisasse o assunto de forma técnica.
QUAL o problema? – O escritório de advocacia da família do ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski foi contratado pelo Banco Master de 2023 a agosto de 2025. Em parte desse período, ele era ministro da Justiça do governo Lula. Lewandowski ficou na pasta, à qual a Polícia Federal é subordinada, entre 1º de fevereiro de 2024 e 9 de janeiro deste ano. O ex-ministro saiu do escritório em 17 de janeiro de 2024, pouco antes de assumir o cargo no governo. Desde então, a banca está a cargo de sua mulher, Yara de Abreu Lewandowski, e do filho do casal Enrique Lewandowski. Mesmo com a saída do ministro, eles seguiram prestando serviços para o Master, que era um dos clientes do escritório. A informação foi revelada pela coluna da Andreza Matais, no portal Metrópoles, e confirmada pela Folha. O veículo também afirmou que o contrato para consultoria jurídica do banco tinha o valor de R$ 250 mil mensais. O portal Metrópoles também divulgou que a contratação atendeu a um pedido do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). A assessoria do parlamentar respondeu à Folha que Wagner foi consultado sobre um bom jurista e que se lembrou de Lewandowski, que havia acabado de deixar o Supremo Tribunal Federal. “Seguramente, o banco achou a sugestão adequada e o contratou”, informou.
ÚNICO nome – O governo federal está pressionando Fernando Haddad para disputar o governo de São Paulo em 2026, apesar de sua relutância. A preocupação é que um palanque frágil no estado afete a reeleição de Lula. O PT vê Haddad como essencial, dado seu desempenho em 2022. Lula trabalha para convencê-lo, enquanto outras figuras, como Geraldo Alckmin, são consideradas para compor a chapa.
LAÇOS estreitos com MST – Em ano eleitoral, o presidente Lula busca estreitar laços com o MST, anunciando um pacote de R$ 2,7 bilhões para a reforma agrária. O governo planeja desapropriações de terras em diversos estados, visando resolver conflitos históricos. A medida é vista como uma reaproximação com o movimento, que criticava a lentidão do governo na questão agrária. O MST lançará 18 candidaturas ao Legislativo, reforçando seu engajamento político.
ATRÁS de um marqueteiro – Flávio Bolsonaro enfrenta dificuldades para reduzir sua rejeição e ampliar apoios na pré-campanha de 2026. O senador busca um marqueteiro para melhorar sua comunicação e adotar um tom mais moderado que o de seu pai, Jair Bolsonaro. Com rejeição ainda alta, Flávio tem desafios em regiões onde Lula é forte, como o Nordeste, e precisa superar a influência de Tarcísio de Freitas, visto como alternativa competitiva.
CLIMA quente – Uma investigação da Polícia Civil de Pernambuco sobre o secretário de Articulação Política do Recife, Gustavo Monteiro, intensifica o conflito entre o prefeito João Campos e a governadora Raquel Lyra. A ação, vista como “uso eleitoral” por Campos, foi justificada pela Secretaria de Defesa Social após uma denúncia anônima. A prefeitura denuncia o caso como ilegal e imoral, enquanto parlamentares aliados criticam a operação como espionagem política.

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️📐
NOTÍCIAS DO DIA – ANO 10 n° 3356
Dia 27 de Janeiro de 2026
Terça Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia do Orador
Dia Internacional do Conservador-Restaurador
Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto
Dia Mundial do Bolo de Chocolate
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 17⁰ Máx 28⁰ (Belo Horizonte-MG)
💵 Dólar Com ⬇️ 0,13% R$ 5,28
💶 Euro ⬆️ 0,46% R$ 6,27
📊 Ibovespa ⬇️ 0,01% 178.838 pts
🪙 Bitcoin ⬆️ 0,33% R$ 465.216,22
💲IGP-M ⬇️ 0,01% Dezembro de 2025
💲INPC ⬆️ 0,21% Dezembro de 2025
💲IPCA ⬆️ 0,33% Dezembro de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 10 de Dezembro de 2025
💲TR ⬆️ 0,16% 26 de Janeiro de 2026
🟨 Ouro (grama) ⬆️ R$ 856,09
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
👥 Lula teria se reunido fora da agenda com Mantega, Galípolo e Vorcaro em 2024; o presidente manteve uma reunião com o banqueiro Daniel Vorcaro fora da agenda oficial da Presidência da República; este encontro foi noticiado primeiro pelo portal Metrópoles e confirmado por CNN, Valor, Uol e a rádio Band News, sem ter sido negado pelos envolvidos
👥 Banco Master pagou mais de R$ 6 milhões a escritório da família de Lewandowski, diz site; segundo apuração do portal Metrópoles, o contrato de “consultoria jurídica” do escritório Lewandowski advogados teve duração de agosto de 2023 até setembro de 2025, incluindo um longo período de Lewandowski enquanto era ministro da Justiça de Lula; o total dos desembolsos teria ultrapassado R$ 6 milhões nos dois anos de eficácia
⚖️👤Juiz brasileiro assume como presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos; Rodrigo Mudrovitsch é membro do tribunal internacional desde 2022 e atuou como seu vice-presidente entre 2024 e 2025; seu mandato como presidente seguirá por um biênio, até o fim de 2027
⚖️ Moraes mantém prisão preventiva de Filipe Martins; ministro do STF considerou que a defesa “não apresentou qualquer fato superveniente que pudesse afastar a necessidade de manutenção da custódia cautelar”; em dezembro de 2025, o magistrado havia concedido a prisão domiciliar a Martins, condicionada ao uso de tornozeleira eletrônica e à proibição total de uso de redes sociais; dias depois, Moraes decretou a prisão preventiva do ex-assessor por suposto uso da rede social LinkedIn
⚖️ Moraes pede relatório das atividades de Bolsonaro desde a ida à ‘Papudinha’; ministro do STF estipulou prazo de cinco dias à Polícia Militar para a entrega do documento
⚖️🚔 Nomes ligados ao Banco Master e BRB depõem no STF nesta terça-feira (27); os depoimentos têm sido conduzidos pela Polícia Federal; para esta terça-feira, está programada a oitiva de quatro nomes
⚖️ Partido Novo aciona a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal (PF) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli por suposta “interferência atípica” no inquérito que investiga o Banco Master, do qual ele é relator
⚖️ Moraes derruba vale-peru, gratificações de férias de 70% e adicional de 200% para trabalho em dias de repouso, impostas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) aos Correios; a decisão em caráter liminar atende a um pedido da estatal, que alegou que os novos custos poderiam inviabilizar a subsistência da empresa e comprometer a prestação do serviço postal; a estatal apontou que a ordem do TST geraria despesas bilionárias e inesperadas para o período de 2025/2026
⚖️👥 Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) propõe código de ética ao STF mais duro à atuação dos ministros, com foco em conflitos de interesse, transparência e conduta institucional, em meio ao aumento da pressão pública sobre decisões da Corte; o documento foi enviado ao presidente Edson Fachin e busca impor limites mais claros e objetivos à atuação dos magistrados em situações sensíveis
🚔 Polícia Federal destrói cerca de 70 mil pés de maconha em terra indígena no Maranhão; Operação Carcará incinera meia tonelada da droga pronta para consumo
🏥👥 Casos de câncer de pele saltam de quatro mil para mais de 72 mil em 10 anos; regiões Sul e Sudeste concentram as taxas mais elevadas da doença
🏛️🌿 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute termos para regulamentar produção de cannabis no Brasil; a proposta deve colocar as regras para a produção de produtos derivados da planta da qual deriva a maconha e, se aprovada, entra em vigor por seis meses; a maconha ainda é ilegal no Brasil, mas seus princípios ativos, como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC), vêm sendo utilizadas com sucesso no tratamento de uma série de doenças
👨🏻🚒 Novo vazamento de água é registrado em mina da Vale em Congonhas (MG); é o segundo registrado na cidade em menos de 24 horas
👥🖥️ Paraná troca ICMS por torres de internet e leva conectividade a áreas rurais; criado em 2023, o Programa Conectividade Rural surgiu para enfrentar uma das principais contradições do estado: embora 98% do território esteja em área rural, milhares de moradores viviam sem acesso à internet ou à telefonia móvel
💲⛽ Petrobras reduz preço da gasolina em R$ 0,14 por litro às distribuidoras a partir desta terça-feira (27), marcando a primeira queda do combustível neste ano; com a decisão, o preço médio da gasolina A passa a ser de R$ 2,57 por litro, segundo comunicado oficial da empresa; o valor final nas bombas, no entanto, depende de uma série de fatores como os custos e a margem de lucro de distribuidoras e revendedores, além do etanol anidro misturado à gasolina A para formar a gasolina C; também pesam no preço os impostos federais, como Cide, PIS/Pasep e Cofins, e o ICMS estadual, cuja alíquota varia conforme cada unidade da federação
💲Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026; expectativas para PIB, Câmbio e Selic se mantêm estáveis, diz Banco Central
💲Contas externas têm saldo negativo de US$ 68,8 bilhões em 2025; investimentos diretos no país somam US$ 77,7 bilhões, diz Banco Central
💲👥 Prazo para aderir ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro; pedido é online e vale para microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP)
💲Nubank investirá mais de R$ 2,5 bilhões para ampliar escritórios no Brasil; a medida se dá em meio ao fim do modelo de trabalho remoto na fintech e a exigência de que, a partir de julho, os funcionários trabalhem presencialmente dois dias por semana
💰 Sorteio de hoje da Mega-Sena 2.965 pode pagar prêmio acumulado de R$ 92 milhões
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
👤Robô “canta” e move os lábios como humano; pesquisadores da Universidade de Columbia criaram o robô Emo, capaz de sincronizar os lábios como um humano e “cantar” sem voz
🇸🇦 Maior prédio do planeta terá dois quilômetros de altura e ficará na altura das nuvens; atualmente, o posto de maior prédio do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com impressionantes 828 metros de altura; mas existe um projeto que promete bater esse recorde – e com muita folga, diga-se de passagem; o governo da Arábia Saudita, vizinho dos Emirados, está planejando construir um arranha-céu de dois quilômetros de altura, mais que o dobro da altura do Burj Khalifa
🚀 Mais de 50 anos depois que os humanos pisaram pela primeira vez na Lua, a Nasa anunciou o retorno de astronautas à órbita lunar em lançamento previsto para fevereiro deste ano; na missão, uma única espaçonave vai decolar: a cápsula Orion, veículo desenvolvido para transportar os astronautas à Lua; segundo a Nasa, a espaçonave — lançada pelo foguete SLS (Space Launch System), o mais potente do mundo — também deve servir, futuramente, como uma etapa essencial para atuar em missões para Marte
ESPORTES
⚽👤Ex-lateral Rafinha confirma ida ao São Paulo como coordenador de futebol; ele chega para o cargo que era de Muricy Ramalho que se despediu da diretoria na última semana
🏐 Praia Clube vence Suzano e é primeiro time na semifinal da Copa Brasil de vôlei masculino; equipe mineira ganhou por 3 sets a 1 no ginásio do UTC, em Uberlândia, e aguarda o vencedor de Campinas x Sesi-Bauru
🏀 Em meio a possíveis casos de manipulação, NBB investe em conscientização de profissionais; durante investigação de possíveis fraudes no basquete brasileiro, liga realiza palestras para orientar atletas e árbitros sobre riscos e consequências de apostas
🎾👥 Rafael Matos e Orlando Luz levam dupla 100% brasileira às quartas do Australian Open; gaúchos superam cabeças de chave nas oitavas e se colocam entre as oito melhores parcerias masculinas em Melbourne
🎾 N°1, Sabalenka supera jovem promessa e chega à semi do Australian Open; bielorrussa venceu Iva Jovic, de 18 anos, com direito a pneu no segundo set, em um dia de temperaturas altas em Melbourne
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇪🇺 União Europeia (UE) aprova banimento total do gás russo, com fim do gás natural liquefeito (GNL) e gasodutos; o regulamento proíbe a importação de gás russo por gasodutos e de GNL na UE
🇬🇱 Secretário da Otan diz que bloco vai ‘assumir papel maior’ na segurança da Groenlândia; “Foram acordadas duas frentes de trabalho sobre a segurança da Groenlândia e do Ártico. Uma delas prevê que a Otan assuma mais responsabilidade na região”, disse Mark Rutte
🇸🇪 Suécia apresenta projeto de lei para reduzir maioridade penal de 15 para 13 anos para crimes mais graves, que têm pena mínima de quatro anos de prisão; de acordo com informações do jornal Sweden Herald, entre os crimes abrangidos por essa medida, estarão homicídio, tentativa de homicídio, estupro qualificado e perturbação da ordem pública qualificada
🇫🇷 Macron quer acelerar proibição de redes sociais para menores de 15 anos; presidente da França diz esperar que processo legal entre em vigor em setembro deste ano
🇮🇱 Israel recupera corpo do último refém mantido em Gaza; Ran Gvili era um policial israelense e foi morto durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023
🇵🇭 Mergulhadores serão enviados para buscas por desaparecidos nas Filipinas; uma balsa com mais de 300 pessoas a bordo naufragou nesta segunda-feira (26), deixando ao menos 18 mortos e 10 desaparecidos
🇺🇸 Grupo de porta-aviões dos EUA está na região do Oriente Médio, dizem fontes; presidente Donald Trump continua a considerar opções para agir no Irã; frota de ataque também inclui cruzadores de mísseis guiados, navios de guerra antiaéreos e destróieres ou fragatas antissubmarino
🇺🇸❄️ Megatempestade: Central Park quebra recorde de queda de neve de 121 anos; Nova York registrou 29 centímetros de neve no local, no domingo (25), superando a marca de 25 centímetros em 1905
🇺🇸❄️ Mais de 250 milhões estão sob alerta de frio extremo nos EUA; 12 morreram; pelo menos 43 estados americanos possuem avisos, alertas ou advertências meteorológicas; cerca de 17 registraram acúmulos de neve de 30 centímetros ou mais
🇺🇸🔥Casa rural coberta de neve é atingida por incêndio durante nevasca em Oklahoma City, no centro-sul dos Estados Unidos; tempestade de inverno impediu equipes de emergência de chegarem no local a tempo; pelo menos 50% da residência foi destruída
🇺🇸👥 Estudo oficial dos EUA confirma os impactos negativos do divórcio na vida dos filhos; esta é a principal conclusão de um estudo encomendado pelo Departamento do Censo do país, que acompanhou a trajetória de mais de cinco milhões de pessoas desde a infância até a vida adulta
🇻🇪 Venezuela liberta adolescente condenado por ter imagens críticas a Maduro no celular; a ONG Foro Penal informou nesta segunda-feira (26) que o adolescente Gabriel Rodríguez, que estava preso há um ano, foi libertado pela ditadura da Venezuela; de acordo com informações do site Efecto Cocuyo, o jovem havia sido preso em 9 de janeiro de 2025, quando tinha 16 anos, depois que agentes da ditadura chavista vasculharam seu celular e supostamente teriam encontrado no aparelho imagens críticas ao regime de Nicolás Maduro, capturado numa operação militar dos Estados Unidos no começo deste mês
🇨🇱 Ex-juíza da Suprema Corte do Chile é presa por corrupção e lavagem de dinheiro; a detenção de Ángela Vivanco ocorreu após a própria Suprema Corte chilena autorizar a abertura de processo penal contra a magistrada, permitindo que o Ministério Público avançasse com a persecução criminal
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1763: O Brasil foi elevado a vice-reino de Portugal. A capital do vice-reino foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro em 31 de agosto de 1763
-1880: Thomas Edison, um empresário dos Estados Unidos, recebe a patente de sua lâmpada incandescente
-1888: Fundação da National Geographic Society nos Estados Unidos, com o propósito de incrementar e difundir os conhecimentos geográficos
-1905: O maior diamante do mundo, o Cullinan, de 3.106 quilates, foi encontrado na África do Sul. O diamante foi cortado em nove pedras principais e 96 menores. A maior pedra foi chamada de Cullinan I, ou “Grande Estrela da África”.
-1939: Primeiro voo do Lockheed P-38 Lightning, um caça bimotor norte-americano
-1967: Os Astronautas Gus Grissom, Edward White e Roger Chaffee morrem em um incêndio durante um teste de sua nave espacial Apollo 1 no Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida
-1973: Acordos de Paz de Paris terminam oficialmente a Guerra do Vietnã
-1983: Perfurado o eixo piloto do túnel Seikan, o túnel subaquático mais longo do mundo (53,85 km) entre as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido
-1996: A Alemanha celebra pela primeira vez o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto
-2010: A Apple anuncia o iPad
-2013: Duzentas e quarenta e duas pessoas morrem no incêndio de uma boate (Boate Kiss) na cidade brasileira de Santa Maria, no Rio Grande do Sul
-2017: Ocorre nos Estados Unidos uma cerimônia de nomeação para o elemento químico tenesso, de número atômico 117
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻♂️It@m@r🙋🏻♂️ T∴F∴A∴
Bom dia !

