Câmara de Vereadores concede título de Cidadã Bageense à comandante da Brigada Militar
A Câmara de Vereadores de Bagé aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (12), a concessão do Título de Cidadã Bageense à Tenente-Coronel Karla de Moura Incerti, atual comandante do 6º Regimento de Polícia Montada (6º RPMon). A honraria foi instituída por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2025, de autoria da vereadora Andrea Gallina (Progressistas).
A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados pela policial à comunidade bageense e marca um momento histórico para a segurança pública do município. Karla Incerti é a primeira mulher a comandar o tradicional 6º RPMon, fazendo história dentro da Brigada Militar em Bagé.
Oficial de Vanguarda
A representatividade de Karla em um meio historicamente masculino destaca-se naturalmente. Ao ser indagada sobre este tópico, responde: ”Ser a primeira mulher a comandar esta área de fronteira, ressignificando uma realidade histórica e cultural tão distinta, e muitas vezes adversa, ao passo que muito me orgulha, faz-me refletir quanto à responsabilidade desta condição, especialmente em face de tantas mulheres que se sentem representadas por essa trajetória. Quero ser não apenas motivo de reconhecimento para essas guerreiras, muitas vezes anônimas, mas fonte de inspiração para que entendam que podem e devem alcançar os propósitos que livremente estabelecem para si.”
Natural de Alegrete, a Tenente-Coronel ingressou na Brigada Militar em 2004 e construiu uma trajetória pautada pela qualificação profissional e pelo pioneirismo. É graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela URCAMP, bacharel em Ciências Militares e possui formação internacional, tendo realizado no Japão o curso de Polícia Comunitária no Sistema Koban, modelo que prioriza o policiamento de proximidade e o fortalecimento do vínculo com a comunidade.
Na justificativa do projeto, a vereadora Andrea Gallina destacou que a atuação da comandante representa um marco de representatividade feminina nas forças de segurança, além de servir como exemplo e inspiração para a sociedade bageense.
A segurança não se faz sozinha
Agraciada com a honraria, Karla de Moura Incerti ressalta o valor de suas colegas: ”Temos muitas mulheres valorosas na Brigada Militar e na segurança pública como um todo, exercendo suas funções com comprometimento, afinco e destacada qualidade. Sou apenas mais uma dessas mulheres que teve a oportunidade de alcançar este espaço. Se isso servir de exemplo que assim o seja, muito me alegra.”
A parlamentar também ressaltou que a homenagem simboliza o reconhecimento coletivo aos profissionais da segurança pública que contribuíram para os excelentes indicadores do município. Levantamentos divulgados no segundo semestre de 2025 apontam Bagé entre as cidades com melhores índices de segurança pública do Rio Grande do Sul, figurando ainda entre as mais seguras do Brasil em rankings que analisam taxas de homicídios por número de habitantes.
A data da sessão solene para a entrega oficial do diploma à Tenente-Coronel Karla Incerti será definida nos próximos dias.
Créditos: Bagé 24H
