Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

sex, 9 de janeiro de 2026

Secretaria da Fazenda divulga calendário do IPTU e ISS 2026 com novas regras de desconto em Sant’Ana do Livramento

Crédito: Foto: Lucas Moura/AP
O texto abaixo está em

A Secretaria Municipal da Fazenda de Sant’Ana do Livramento anunciou o calendário de pagamento do IPTU e do ISS para 2026, com mudanças nos percentuais de desconto e orientações sobre parcelamentos e atendimento ao público. As informações foram apresentadas pela secretária Gisela Alvarez em entrevista no início do ano.

De acordo com a secretária, as alterações ocorrem em função da nova reforma tributária, que passou a limitar a renúncia de receita. Com isso, o desconto da cota única do IPTU foi reduzido de 20% para 15%.

O pagamento do IPTU inicia em 19 de janeiro de 2026. A cota única terá 15% de desconto até 27 de fevereiro e 10% de desconto durante o mês de março, até o dia 31. Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o imposto em nove parcelas, sem desconto, com a primeira em 31 de março e a última em 30 de novembro.

Já o ISS fixo poderá ser pago em cota única com 15% de desconto até 27 de fevereiro ou com 10% de desconto até 31 de março. O parcelamento será feito em quatro vezes, com vencimentos em março, junho, setembro e dezembro.

Os sistemas da Secretaria da Fazenda voltam a operar normalmente em 19 de janeiro, após o período de fechamento contábil. A partir dessa data, estarão disponíveis os serviços online e o atendimento presencial. Entre 19 e 27 de janeiro, o horário de atendimento será ampliado, das 7h30 às 15h30.

A secretária também adiantou que o município deverá lançar um novo programa de refinanciamento de dívidas (Refis) ao longo do ano, possivelmente a partir de março. Ao final, destacou o equilíbrio financeiro do município em 2025 e desejou um ano de prosperidade e desenvolvimento à população.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria da Fazenda ou pelos canais oficiais do município a partir de 19 de janeiro.

NO AR
Rádio RCC