A secretária adjunta de Educação de Sant’Ana do Livramento, Rosimari Pinheiro Leite, foi exonerada do cargo em um ato administrativo. Segundo a administração municipal, a decisão integra a rotina de gestão e não está associada a qualquer irregularidade funcional.
Em nota, o Executivo informou que a exoneração de Rosimari trata-se de um “ato de gestão”, considerado normal dentro da administração pública, e que, em breve, um novo nome deverá ser anunciado para a função. A Prefeitura ressaltou que não há qualquer excepcionalidade na decisão.
A exoneração ocorreu em período próximo à substituição do motorista do gabinete da prefeita, genro de Rosimari, o que gerou questionamentos. Sobre esse caso, a Prefeitura esclareceu que o servidor estava nos primeiros meses de atuação e não se adequou às atribuições do cargo, motivo pelo qual será substituído. Segundo o Executivo, a decisão também segue critérios administrativos e não possui relação com a exoneração da ex-secretária adjunta.
Recentemente, Rosimari foi alvo de uma sindicância administrativa (PAD), instaurada por meio da Portaria n.º 156/2025. No entanto, a Prefeitura destacou que o processo foi arquivado após a conclusão da Comissão Permanente de Sindicância. Conforme a Portaria publicada em 11 de dezembro de 2025, a prefeita Ana Tarouco (PSD) acolheu o relatório final da comissão, que concluiu não haver infração disciplinar punível.
O documento oficial afirma que a conduta da servidora, embora passível de aprimoramento técnico-gerencial, manteve-se dentro dos limites do poder de gestão do cargo, não havendo dolo ou má-fé. Com isso, Rosimari Pinheiro Leite foi isentada de responsabilidade administrativo-disciplinar.
A administração municipal reforçou que não existe vínculo entre o processo de sindicância, já arquivado, e a exoneração da função de secretária adjunta.
Procurada pela reportagem para comentar os motivos de sua saída, Rosimari Pinheiro Leite não se manifestou até o fechamento desta matéria.
ATUALIZAÇÃO:
Procurada, a ex-secretária Rosimari, confirmou sua saída: “saí da função de secretária adjunta, mas foi uma experiência muito significativa que agradeço a oportunidade recebida pela administração municipal, que tem meu maior respeito e gratidão, pois toda professora deveria ter essa oportunidade, como sempre disse, estar do outro lado do balcão auxilia muito a fazer um bom trabalho”.
