Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

qua, 10 de dezembro de 2025

Governo do RS participa de lançamento de programa que fortalece vocações regionais

Territórios Empresariais identifica as oportunidades e desafios das regiões gaúchas

Programa selecionou dez territórios gaúchos para o ciclo de 2026 - Foto: Alexandre Farina / Ascom Sedec
O texto abaixo está em

Foi lançado nesta terça-feira (9/12), o programa Territórios Empreendedores 2026 no Rio Grande do Sul, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae RS) que tem por objetivo mapear potencialidades locais, identificar desafios e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico em diferentes regiões do Estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo participou do lançamento, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, e da gerente de Desenvolvimento Territorial e Educação Empreendedora da entidade, Janaína Medeiros.

Na edição de 2026, dez territórios gaúchos participarão do programa: Sinos (dois grupos de governança), Campanha, Fronteira Oeste, Sul, Centro, Noroeste (Missões), Metropolitana (Litoral), Serra (Campos de Cima da Serra) e Vales do Taquari e Rio Pardo. A metodologia da iniciativa inclui a estruturação de uma governança territorial, com lideranças locais, o fortalecimento do diálogo entre setor público, privado, terceiro setor e universidades e a identificação das oportunidades. A partir deste mapeamento, são organizadas ações estratégicas em uma Agenda Integrada de Desenvolvimento Territorial, que com o acompanhamento do Sebrae RS, tem o objetivo de gerar resultados concretos, especialmente para o ambiente de negócios, inovação e competitividade regional.

Durante o lançamento, o secretário Ernani Polo ressaltou a importância da iniciativa. “O programa Territórios Empresariais é uma oportunidade de unir forças em prol do crescimento regional, proporcionando acesso a ferramentas de gestão e capacitação. Ao aproximar empreendedores, lideranças e governo, conseguimos criar um ambiente favorável para novos investimentos, geração de empregos e fortalecimento das cadeias produtivas locais. O Rio Grande do Sul tem vocações diversas e este projeto vai potencializar cada uma delas, apoiando o desenvolvimento do empreendedorismo e dos negócios para que a nossa economia cresça cada vez mais”, disse.

Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec

 

Confira a matéria completa no link abaixo:

CLIQUE AQUI E CONFIRA

NO AR
Rádio RCC