Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

qui, 4 de dezembro de 2025

Governo ressalta avanços do Estado da última edição do ano do Fórum de Competitividade, em Porto Alegre

O texto abaixo está em

As estratégias para tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo foram discutidas durante o Fórum de Competitividade, evento promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que ocorreu nesta quarta-feira (3/12), em Porto Alegre. Essa é a última edição de 2025 no Estado, após passar por seis municípios gaúchos e contar com 84 palestrantes entre empresários, gestores públicos e representantes do ecossistema empreendedor. O governador Eduardo Leite fez o encerramento desse circuito de atividades, que ainda teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e da secretária de Ciência, Inovação e Tecnologia, Simone Stülp, no painel “Estratégia de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Logística e Inovação do RS: Ações e Desafios”.

No primeiro semestre, Lajeado, Porto Alegre e Passo Fundo, receberam o Fórum, respectivamente. No segundo semestre,  foi a vez de Caxias do Sul, Guaíba, Santa Rosa e a finalização, novamente, em Porto Alegre, totalizando sete edições no Estado.

O Fórum tem o objetivo de ampliar o debate a partir dos principais pilares da competitividade, estabelecidos CLP, entidade responsável pelo Ranking de Competitividade dos estados. Infraestrutura, saneamento, sustentabilidade social, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, sustentabilidade ambiental e inovação foram discutidos do ponto de vista das esferas pública e privada.

Ao apresentar o painel “Rio Grande do Sul do Futuro: Transformação, Reconstrução e Desenvolvimento”, Leite destacou que a agenda de reformas estruturais iniciada em seu governo foi determinante para reverter a crise fiscal do Estado, permitindo a recuperação de sua capacidade de investimento.

“O Rio Grande do Sul enfrentou anos de salários atrasados, dívidas com o governo federal, déficits na saúde e impostos elevados – cenário que exigiu a adoção de medidas como reformas administrativa e previdenciária, teto de gastos, concessões e adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Agora, o Estado alcançou o maior pacote de investimentos da história recente, com forte expansão em infraestrutura, segurança pública, inovação e saúde”, frisou. “Somente em rodovias, o Estado investiu R$ 4,7 bilhões entre 2019 e 2025, além de outros R$ 2,8 bilhões projetados até 2027, abrangendo melhorias viárias, acessos municipais e ligações regionais.”

Em sua fala, o secretário Polo reforçou a importância da integração entre poder público e iniciativa privada para ampliar a competitividade regional e destacou os avanços alcançados pelo RS em áreas como segurança, educação, saúde e atração de investimentos. “O governo tem se empenhado de forma consistente para tornar o Rio Grande do Sul um dos estados mais competitivos e atrativos do Brasil, focando em ações concretas que fortaleçam nossa infraestrutura, inovação, sustentabilidade fiscal e eficiência administrativa. O Fórum de Competitividade é a materialização desse esforço coletivo, reunindo líderes empresariais e do setor público para construir um futuro mais próspero e integrado. A competitividade do Estado não é apenas um objetivo, mas uma estratégia para garantir qualidade de vida, gerar oportunidades e transformar o Rio Grande do Sul em um polo de inovação e sustentabilidade no cenário nacional e global, atraindo mais investimentos, empresas e talentos, sempre com transparência, eficiência e respeito ao investidor”.

NO AR
Rádio RCC