A Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento promove, nesta quarta-feira, 3 de dezembro, no SEST SENAT, a partir das 8h, o Seminário de Saúde “Santa Casa Comunica: Informativo Diagnóstico”, evento que apresentará um amplo levantamento sobre o perfil de adoecimento da população local e os principais desafios enfrentados pelo hospital.
A programação inclui palestras com médicos e profissionais de diversas áreas, abordando temas como alimentação, riscos da automedicação, saúde mental, nefrologia, prevenção de doenças e outros assuntos de grande relevância para a comunidade.
Programação
08h00 – Credenciamento
08h30 – Abertura oficial
09h00 – “Alimentação como meio de saúde ou doença” – Dr. Rodolfo
09h25 – “Os riscos concretos da automedicação” – Dr. Marcos Suarez
09h50 – “Motorista criminoso: quem é e quem não é? Quanto custa para todos?” – Leda Marisa, Diretora Administrativa
10h10 – Coffee break
10h30 – “Adoecimento mental crescente: saia dessa fila” – Silvia Souza, Psicóloga
10h50 – “Nefrologia: cuide de seus rins, evite diálise e a necessidade de transplante” – Dr. Fernandes Antunes
11h10 – “Sífilis: uma epidemia nas famílias” – Dra. Michelle Grandi
Leda Marisa destaca a importância do diagnóstico para a construção de políticas públicas
A Diretora Administrativa da Santa Casa, Leda Marisa, responsável por idealizar o seminário, destaca que o principal objetivo do evento é devolver à comunidade e às instituições um diagnóstico real do adoecimento local, permitindo que os dados sirvam como base para decisões futuras.
Em sua fala, Leda ressaltou:
“Desenhei e dirigi essa proposta do seminário, e acreditamos ter a felicidade de levar à comunidade este conjunto de dados — este diagnóstico da população santanense. É uma oportunidade de devolver à comunidade, especialmente ao público-alvo deste encontro: estudantes, instituições políticas, jurídicas e de saúde da região.”
Ela reforça que se trata de um público capaz de compreender o cenário apresentado e, principalmente, de atuar na formulação de políticas públicas, revisão de financiamentos e adoção de estratégias que enfrentem os problemas identificados.
“O hospital consegue identificar as maiores necessidades, os principais fatores de adoecimento e o perfil dos pacientes. Isso precisa ser levado de forma séria, respeitosa e produtiva a quem pode nos ajudar: quem formula políticas, quem revisa recursos e quem também atua na saúde preventiva.”
Segundo Leda, o seminário reúne informações fundamentais para que o município possa prevenir agravamentos e responder com mais eficiência às demandas de saúde da população
.

