Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

qua, 26 de novembro de 2025

Urcamp renova selo de Instituição Socialmente Responsável 2025-2026

O texto abaixo está em

A Urcamp conquistou pela 20ª edição o selo de Instituição de Ensino Superior Socialmente Responsável. O reconhecimento válido até outubro de 2026 é oferecido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, com o objetivo de expor os projetos sociais das IES nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano.

 

O processo da ABMES seleciona entre as milhares de instituições de Ensino Superior particulares do Brasil aquelas que respeitam os princípios de atuação por práticas e teorias que promovam a melhoria das condições de vida no planeta, mesmo levando em consideração as peculiaridades regionais. A Urcamp registrou 533 atividades, reunindo 189 professores, 1.480 alunos e 13 técnicos em 7.980 atendimentos. As iniciativas foram suficientes para registrar mais de 5.806 visitantes.

 

O pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professor doutor Guilherme Collares, comemorou a nova conquista agradecendo a parceria de professores e de toda a comunidade acadêmica. “Nossa instituição é comunitária, tem o caráter de ver a sociedade como uma grande parceria, que é de conhecimento, mas também é de atitude e de soluções”, avalia Collares. Por estes motivos, o pró-reitor elogia a atuação dos cursos, coordenações, professores, alunos e funcionários que fazem com que a Urcamp sempre alcance destaque. “Significa que estamos aptos a construir um conhecimento que, além da qualidade já reconhecida, é aplicado mediante atividades de extensão de maneira permanente das instituições escolares, comunitárias e organizações parceiras”, analisa.

 

Já o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, avalia que a nova conquista não só comprova a prática diária da Urcamp, mas que ela é capaz de se renovar. “É o vigésimo ano que recebemos o selo da ABMES. E para uma instituição que se mantém na maior área em extensão do estado (regiões da Campanha e Fronteira Oeste) o reconhecimento nos dá certeza de termos sucesso nos nossos objetivos: oferecer acesso ao ensino superior de qualidade e ser aquele apoio amigo na hora das dificuldades em cada município onde atuamos”, conclui o reitor.

NO AR
Rádio RCC