Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

ter, 25 de novembro de 2025

Seminário de irrigação em Dom Pedrito: Produtividade e resultados do programa Irriga+RS em pauta

O texto abaixo está em

A busca por maior produtividade e a mitigação dos impactos da estiagem serão os temas centrais do Seminário de Irrigação, que será realizado na próxima quinta-feira, 27 de novembro, no município de Dom Pedrito. O evento, de caráter gratuito, terá início às 13h30 no CTG Rodeio da Fronteira.

Promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e pela Emater/RS-Ascar, o seminário visa destacar a **importância dos sistemas de irrigação** como ferramenta essencial para garantir a estabilidade e o aumento da produção nas lavouras gaúchas.

Um dos pontos altos da programação será a apresentação dos resultados alcançados pelo Programa Irriga+RS. O programa tem sido fundamental no fomento e na expansão das práticas de irrigação no estado, oferecendo suporte técnico e financeiro aos produtores. A expectativa é demonstrar o impacto positivo da iniciativa na resiliência das propriedades rurais frente aos desafios climáticos.

A programação técnica contará com a palestra “Por que irrigar?, que será ministrada por Marco Aurélio Sanchotene, da empresa Sanchotene Agronegócios. A apresentação abordará a relevância da irrigação para a segurança alimentar do produtor rural e como ela atua na mitigação dos recorrentes efeitos das estiagens.

Além disso, o público terá a oportunidade de conhecer três cases de sucesso de produtores que relatarão suas experiências práticas e os benefícios concretos obtidos com a implementação da irrigação em suas propriedades rurais. O evento é uma oportunidade imperdível para agricultores, técnicos e demais interessados em tecnologia e manejo hídrico, reforçando o compromisso com uma agricultura mais sustentável e produtiva no Rio Grande do Sul.

NO AR
Rádio RCC