Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

seg, 17 de novembro de 2025

Parcelamento é principal estratégia para quitar dívidas entre brasileiros, aponta Serasa

O texto abaixo está em

Novembro de 2025 – O parcelamento segue como uma das principais ferramentas de organização financeira no país. Segundo pesquisa da Serasa com o Instituto Opinion Box, 61% dos brasileiros afirmam sentir maior controle do orçamento ao parcelar, enquanto 55% utilizam essa modalidade para acessar produtos e serviços que não conseguiriam pagar à vista. No Rio Grande do Sul, entre 3 e 16 de novembro, 37.070 dos 124.917 acordos firmados foram parcelados.

A pesquisa revela ainda que o parcelamento é visto como uma alternativa eficiente na hora de renegociar contas: 62% dos entrevistados o consideram uma forma viável de quitar dívidas. Entre os fatores que pesam na escolha dessa modalidade, 42% destacam o valor acessível das parcelas e 37% a facilidade de limpar o nome após o pagamento da primeira mensalidade.

Apesar dos benefícios, o estudo também alerta para riscos: 12% dos consumidores admitem ter se endividado por desorganização financeira e 3% tiveram o nome negativado por perder o controle dos parcelamentos.
Para Patricia Camillo, especialista em educação financeira da Serasa, o parcelamento é parte da cultura brasileira, mas exige planejamento. “O problema não está no parcelar, e sim em fazer isso sem entender o impacto no orçamento”, afirma.

O Feirão Serasa Limpa Nome reforça essa busca por reorganização financeira, oferecendo parcelas a partir de R$ 9,90 e descontos que chegam a 99%. Desde o início do mutirão, em 3 de novembro, mais de 738 mil acordos parcelados foram firmados em todo o país.

Negociações podem ser feitas pelos canais oficiais da Serasa, como site, aplicativo, WhatsApp e nas agências dos Correios. O Guia de Parcelamento Consciente também está disponível para quem deseja aprender a usar a modalidade sem risco de novo endividamento.

NO AR
Rádio RCC