O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, 2025, entra na derradeira semana com estudantes, professores e cursinhos no esforço final para melhorar o desempenho dos concorrentes. Mas será que os últimos dias podem reservar alguma possibilidade de arrancar aquela questão a mais no resultado? Sim, é a opinião do professor Mario Santana, para quem ainda dá tempo de programar ações que melhorem a nota final do exame.
Mario tem 33 anos de experiências na preparação de alunos para concursos e vestibulares, e como professor é um veterano no Enem, pois desde a primeira prova na qual o certame passou a valer como possibilidade de ingresso em universidades, em 2009, ele vem preparando candidatos. Para ele, agora não é o momento de querer estudar tudo que não estudou durante o ano inteiro, mas é possível sim conseguir, com algumas ações focadas, aproveitar os últimos dias para melhorar o desempenho.
O Enem iniciou no domingo passado, dia 09, com as provas de Ciências Humanas e Linguagens, e terá continuidade no próximo domingo, dia 16, com as provas de Ciências da Natureza e Matemática. A temida redação já foi. Com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” essa parte do exame ocorreu no primeiro dia.
Para o professor Mario, os estudantes agora devem focar em revisões de questões dos concursos anteriores e mirar na matemática. “Não que as questões de ciências da natureza não sejam importantes, mas ninguém vai conseguir revisar nove anos de conteúdo em uma semana”, diz ele. Na opinião de Santana, a matemática tem temas mais delimitados e previsíveis, e pode empurrar a nota dos estudantes para cima caso este obtenha boa quantidade de acertos na matéria.
O perfil dos concorrentes mudou ao longo dos anos na visão do professor. Anteriormente, se via mais estudantes saindo do ensino médio e pessoas mais adultas realizando o exame. Agora os egressos do ensino médio continuam sendo concorrentes, mas o número de adultos diminuiu consideravelmente. “Em compensação, temos visto o aumento nos últimos anos dos ‘treineiros’, aqueles que ainda não completaram o ensino secundário formal, mas fazem a prova para já irem testando os conhecimentos”, completa ele.
No próximo domingo, escolas de Livramento como Vitélio Gazapina, Silvio Ribeiro, Liberato, Cyrino Luiz de Azevedo e Nossa Senhora do Livramento receberão cerca de mil candidatos para o último dia do Enem 2025.
Horários:
Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Término: 18h30 (no dia 16)
Os candidatos podem deixar a sala a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. É permitido sair com o caderno apenas às 18h (no dia 16).
Documentos obrigatórios
O participante deve apresentar documento oficial com foto, físico ou digital, como:
RG ou CIN (Carteira de Identidade Nacional)
CNH
Carteira de trabalho
Passaporte
O cartão de confirmação de inscrição não é obrigatório, mas recomendado, pois contém informações sobre local, sala e número de inscrição.
O que pode levar
Caneta esferográfica preta, de corpo transparente
Documento oficial com foto
Lanche e água, que serão vistoriados pelo fiscal da sala
O que é proibido
Durante o Enem, não é permitido o uso ou porte de:
Celulares, relógios (inclusive analógicos), calculadoras, tablets ou fones de ouvido
Materiais escolares como lápis, lapiseira, borracha, régua ou corretivo
Óculos escuros, bonés, chapéus, gorros ou similares
Qualquer tipo de material de consulta
Itens eletrônicos devem ser guardados e lacrados no envelope porta-objetos, que deve permanecer embaixo da cadeira durante toda a prova.
