qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Uruguaio com passagem por tráfico internacional de armas é preso em Livramento por receptação

Homem com extensa ficha criminal foi preso pela Polícia Civil em um hotel em posse de um veículo que foi furtado na região metropolitana de Porto Alegre

O setor de investigações e inteligência da 12ª Delegacia Regional da Policia Civil de Livramento realizou nesta semana a prisão do uruguaio de iniciais W.O.R. por receptação de veículo roubado. Segundo informações levantadas pela reportagem do Jornal A Plateia, o homem foi localizado na manhã de terça-feira (30) pelos policias em um hotel da cidade onde ele estava de posse do veículo Renault/Sandero, placa QMW 7749 de Belo Horizonte que se encontrava no sistema em situação de furto.
A Delegada Regional Ana Tarouco que esteve presente durante o flagrante destacou a importância do trabalho investigativo dos agentes que culminou na prisão de um indivíduo com uma extensa ficha criminal, inclusive prisão por tráfico internacional de 200 armas de fogo. “Assim que nós recebemos uma informação que este veículo estava circulando na cidade começamos um monitoramento e imediatamente a nossa equipe se deslocou e confirmou que este veículo estava na cidade. Nó realizamos a prisão em um primeiro momento por receptação desde indivíduo que já é conhecido nosso com antecedentes inclusive de tráfico internacional de armas entre outros que são bastante graves” destaca.
Questionada pela reportagem sobre o indivíduo ser conhecido como traficante de armas, e estar um veículo furtado, se existe relação entre os crimes como uma possível moeda de troca, de armas por veículos, a delegada diz que ainda é muito cedo para se tirar conclusões e que as investigações irão continuar.
No momento da prisão o uruguaio estava acompanhado de uma mulher que é ex-companheira de um foragido da justiça, ele ainda ofereceu resistência e acabou quebrando o seu celular, mas confessou aos policias que sabia que o carro era roubado.
Sobre a presença cada vez mais frequente de carros roubados em outras regiões circulando nas duas cidades Livramento e Rivera, a delegada Ana Tarouco, ressalta a dificuldade de combater este tipo de crime por razão dos limites de fronteira.” Aqui na região nós temos essa peculiaridade que é a questão da linha divisória onde muitas vezes os veículos são furtados de um lado e levados para o outro e transformados em peças. Isso é uma realidade. Sobretudo tudo os veículos mais antigos. A polícia tem trabalhado diariamente com essa questão e nós reduzimos os índices mas obviamente eles continuam acontecendo. Neste caso de hoje não é um fato simplista de ser apenas um furto de veículo para desmanche e troca por peças é uma situação diferenciada pelo histórico do indivíduo preso em flagrante”. Após o registro de ocorrência e todos os tramites necessários homem foi levado para a Penitenciária Estadual de Santana do Livramento.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa