Foi lançada nesta terça-feira, 4 de novembro, a Operação Fronteiras e Divisas Seguras – Edição 2025, uma ação conjunta que reúne diferentes órgãos de segurança e fiscalização do Brasil e do Uruguai. A iniciativa tem como foco o reforço da vigilância e o combate aos crimes transfronteiriços, como contrabando, tráfico de drogas, armas e outros ilícitos na região de fronteira.
A Brigada Militar do Rio Grande do Sul é a organizadora da edição deste ano, que conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Receita Federal, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (por meio da Inspetoria Veterinária) e Secretarias Municipais de Sant’Ana do Livramento.
Também integram a operação a Policía Nacional Uruguaia e outros órgãos de segurança dos países vizinhos, reforçando o caráter binacional e cooperativo das ações. Durante o período da operação, serão realizadas fiscalizações simultâneas em pontos estratégicos, barreiras policiais, vistorias em veículos, propriedades rurais e áreas de fronteira, com o objetivo de prevenir delitos e garantir mais segurança à população.
A “Fronteiras e Divisas Seguras” é reconhecida pela atuação integrada entre forças federais, estaduais e municipais, fortalecendo o trabalho conjunto e a integração entre Brasil, Uruguai e Argentina no enfrentamento aos crimes que afetam as regiões de fronteira. “A operação simboliza o compromisso das instituições em proteger nossas fronteiras, assegurar a legalidade e promover a tranquilidade das comunidades que vivem nesses territórios estratégicos”, destacou a Brigada Militar em nota oficial.

