Tradicional evento ocorre desde 1983 e é uma referência na difusão de diversas culturas da América do Sul em solo gaúcho.
O Musicanto Sul-Americano de Nativismo nasceu em 1983, idealizado pelo cantor e compositor Luiz Carlos Borges, com a missão de revelar talentos da música nativista e integrar culturalmente os países da América do Sul. Nesta edição, a proposta é reunir diversas manifestações culturais em uma só programação, como gastronomia, teatro, dança e música. Evento acontece nos dias 06, 07 e 08 de novembro em Santa Rosa, região noroeste do Rio Grande do Sul. A promoção do evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rosa, com o financiamento do governo do Estado e realização do Projeto Musicanto junto ao Ministério de Cultura do Governo Federal.
Sendo conhecida como “Berço Nacional da Soja”, Santa Rosa expressa seu potencial também na produção agrícola. Além sua força na pecuária, comércio e indústria, é também palco de outro evento de grande expressão: a FENASOJA – a primeira Festa Nacional da Soja, criada em 1966. O surgimento do “Musicanto” veio como um complemento cultural à vocação econômica do município, fortalecendo o papel de Santa Rosa como polo de inovação, diversidade e projeção regional.
O evento tem como atividade de extensão o projeto “Musicanto Vai à Escola, que repercutiu em 30 escolas da cidade e região, proporcionando aos mais de 4 mil alunos envolvidos, oficinas criativas de música e poesia, ressaltando a relevância do evento em todas as cadeias sociais. Para Gustavo Fernando Wohlenberg, coordenador da ação, o projeto é mais do que uma atividade educativa: “É o coração do festival. É onde a chama da nossa cultura se renova. Ver os alunos cantando, interpretando, declamando, dançando, se expressando culturalmente, nos emociona — é a prova de que o Musicanto segue vivo e forte nas novas gerações.”
A estrutura do Musicanto tem enfoque no concurso de músicas autorais, onde os participantes tiveram até o dia té 31 de agosto para enviar suas produções, e na grande final do festival, que ocorre a partir do dia 06 de novembro, as obras selecionadas serão apresentadas ao público em forma de shows musicais.
Em uma época em que a identidade local enfrentava os efeitos da globalização, o Musicanto surgiu como resistência e ponte — conectando a tradição musical do Sul do Brasil às vozes e ritmos da Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Paraguai e demais nações latino-americanas. Desde sua primeira edição, o festival atraiu olhares e ouvidos de todo o continente. O palco de Santa Rosa se transformou em espaço de encontro entre cultura, ancestralidade, inovação e pertencimento. O conceito ampliado de “nativismo” — que respeita as raízes de cada povo e cada chão — fez do Musicanto muito mais do que uma competição: fez dele um movimento de afirmação cultural latino-americana.
O evento ocorre no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa. A entrada será através de ingressos – e como todos já estão esgotados, a comissão organizou uma área externa com diversas atrações abertas ao público.
