Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
CORREIO BRAZILIENSE – Guerra no Rio acelera ações contra o crime organizado
FOLHA DE S.PAULO – Documento mostra que ação no Rio vazou e mortes começaram antes
O GLOBO – Investigação expõe método militar, uso de tortura e setor de propinas do CV
O ESTADO DE S.PAULO – Políticos apressam medidas para mostrar reação ao crime
Valor Econômico – Cashback da reforma tributária deve elevar renda dos mais pobres em 10%
Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes
Providências – Dois dias após o confronto entre as forças do Rio e o Comando Vermelho, com 121 mortos, Planalto, Congresso e estados avançaram em propostas para o combate às facções. Ontem, o presidente Lula sancionou lei que endurece a legislação contra organizações criminosas. Nos próximos dias, o governo deve enviar ao Congresso o “PL antifacções”. A PEC da Segurança, há 18 meses no Legislativo, pode ganhar celeridade, confirmou o relator da matéria. Chefes do Executivo de cinco estados e a vice do DF, Celina Leão, apoiaram o governador do Rio, Cláudio Castro (PL) e criaram um “Consórcio da paz” para integrar as polícias. Na investigação sobre a megaoperação de terça, a perícia nos corpos abriu conflito entre o IML e a defensoria pública, que pediu a interseção do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para acompanhamento das necropsias. O Ministério da Justiça vai enviar 20 peritos.
Vazou – As forças de segurança do Rio de Janeiro tinham conhecimento de que a operação policial de terça-feira (28) havia vazado quatro horas antes do início da incursão nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte, mostra documento a que a Folha teve acesso. Por volta de 1h de terça, cerca de 20 homens em motos entraram em confronto com policiais militares em um dos acessos dos conglomerados de favela. Dois deles morreram depois, no hospital. Ao término, dois baleados se identificaram como chefes do Comando Vermelho no Espírito Santo e afirmaram aos policiais “que estavam saindo do Cpx [complexo] do Alemão, por conta da informação vazada de que haveria operação policial nas comunidades daquele complexos”. A afirmação foi feita pelos três policiais militares, em registro de ocorrência na Delegacia de Homicídios. Questionado a respeito em entrevista coletiva na tarde desta quinta (30), o secretário da Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, negou que houve vazamento. “Essa publicação da Folha de S.Paulo foi, sim, objeto de questionamento durante a reunião, e, mais uma vez, a gente vê que se trata de uma fake news. Também nesta quinta, o secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, questionou denúncias sobre lesões em corpos e decapitações na operação. Ele afirmou que a corporação já identificou que “alguns veículos utilizados [para resgatar os corpos] eram roubados” e que aqueles que fizeram a remoção podem ter feito novas lesões. “E justamente eles podem até ter feito isso para chamar a atenção da imprensa”, afirmou. Ontem o governo federal enviou 30 peritos para o Rio.
Organograma – A investigação do Comissariado de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil, que serviu de base para a denúncia do Ministério Público e a megaoperação desta semana, com 121 mortes, revelou como o Comando Vermelho montou uma estrutura complexa para tocar em suas ações criminosas. As mensagens interceptadas pelos agentes demonstram a hierarquia estabelecida pelos traficantes, que se dividem em funções como general de guerra, juiz do Tribunal de Trânsito e até mesmo especialista no pagamento de propina a policiais. O chefe do Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio, é Edgar Alves de Andrade, o Doca. Abaixo dele, um grupo de traficantes divide tarefas de gestão de atividades criminosas na região e em outras favelas do Rio.
O retorno – Instrumento da reforma tributária que vai permitir a devolução aos mais pobres de parte dos impostos pagos sobre o consumo, o cashback deverá representar em média um acréscimo mensal próximo de 10% na renda das famílias beneficiadas. O impacto, porém, será desigual entre as regiões do país. No Centro-Oeste, o aumento mensal do rendimento poderá ser de 12%, alcançando 10,1% no Sul e 11% no Sudeste. As famílias que receberem o cashback no Nordeste, por sua vez, devem ter um efeito menor, de 7,8% sobre a renda, enquanto no Norte o percentual tende a ser de 8,3%. O efeito é diferente em cada região porque varia conforme o nível de consumo das famílias e de formalização da economia em cada uma delas. A expectativa é que cerca de 28,8 milhões de famílias possam ter direito ao cashback, o equivalente a cerca de 73 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Fazenda.
Protejam o presidente e o governo – Com a eleição presidencial logo ali, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer os ministros mais proativos e dedicados à defesa dele e do governo. No Palácio do Planalto, muitos consideraram que, por exemplo, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, foi muito “polido” nesse episódio do Rio de Janeiro, em que o governo foi acusado de não cooperar com as autoridades. Agora, mesmo com a poeira mais baixa depois das reuniões entre o estado e a União, a avaliação é de que não dá para relaxar em relação aos ataques que Lula e o governo sofrem por todos os lados. A ordem é vigiar e rebater de pronto, haja vista a reunião dos governadores de oposição, no Rio de Janeiro, ontem, criando o “consórcio da paz”. Para o governo, é o consorcio da guerra eleitoral.
Outro estilo – Entre os petistas, houve quem dissesse que o tom seria outro se o ministro da Justiça fosse alguém com o perfil de Flávio Dino. Ocorre que não dá para comparar. Lewandowski é um jurista que saiu da carreira jurídica para o governo. Dino saiu da política para o Supremo Tribunal Federal. Estilos diferentes para momentos distintos.
Quase 100% – As chances de o processo contra o governador fluminense Cláudio Castro (PL), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ser suspenso na sessão da próxima terça feira, é de muito mais do que 50%. O pedido de mais tempo para analisar o caso deve ser feito pelo ministro Nunes Marques ou pelo ministro André Mendonça. Castro tem uma megaequipe de advogados atuando a seu favor — são pelo menos 20 profissionais —, integrada por pesos-pesados do direito, como o escritório Lacombe e Neves da Silva. O governador está sendo processado por abuso de poder econômico na eleição que o reconduziu ao Palácio Guanabara.
Climão – A demora da Câmara dos Deputados em aprovar o projeto de lei que pune devedores contumazes — aqueles que sonegam impostos de forma deliberada — tem causado enorme incômodo no Senado. Prova disso são as críticas do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Renan Calheiros (MDB-AL), à Câmara. Nos bastidores, a fala de Calheiros foi interpretada como um puxão de orelha no presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que vinha resistindo em pautar o texto para votação no Plenário.
Graças às operações – No Senado, a proposta ganhou força depois da Operação Carbono Oculto, conduzida pela Receita Federal (RFB) e pela Polícia Federal (PF), que revelou um esquema bilionário de sonegação e lavagem de dinheiro ligado à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O setor de combustíveis é um dos mais afetados pela ação dos devedores contumazes, responsáveis por sonegar bilhões em impostos todos os anos. Agora, na Câmara, a operação contra o Comando Vermelho (CV), no Rio de Janeiro, deu um empurrão.
Evitem isso aí – O ministro dos Transportes, Renan Filho, foi à Câmara dos Deputados para enfrentar o lobby das autoescolas. De acordo com fontes da pasta, essas empresas trabalhavam com deputados para que se aprovasse uma lei obrigando as aulas que oferecem. O Código Brasileiro de Trânsito não obriga que o ensino seja nessas instituições — inclusive, as permite com instrutores autônomos. A obrigatoriedade está em uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deve ser alterada, para atender o que está na lei.
Climão entre as Casas – O Senado baixou uma ordem de que servidores da Câmara só podem entrar nas comissões da Casa acompanhados de parlamentares. O deputado Sargento Fahur (PSD-PR) precisou sair da sessão na Câmara para levar um assessor parlamentar até a Comissão Mista da medida provisória do setor elétrico.
Vapt-vupt – A sessão no Senado que aprovou e enviou para a sanção presidencial a MP do setor elétrico durou exatos 7 minutos e 40 segundos. Ao final, todos que estavam ali se juntaram para a foto de “quem estava trabalhando”. Os senadores Davi Alcolumbre (União AP), Eduardo Braga (MDB-AM), Izalci Lucas (PL-DF), Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Fernando Farias (MDB-AL) posaram com o presidente da comissão da MP, deputado Fernando Coelho Filho (União-PE), e servidores.
Modo diálogo – Os líderes do Senado se reunirão, na semana que vem, para decidir o destino da isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e do projeto de compensação de gastos do governo, aprovado na Câmara esta semana. A oposição no Senado contou à coluna que não há movimento para barrar a matéria.
Lide na Espanha – O grupo Líderes Empresariais (Lide), criado pelo ex-governador de São Paulo João Doria, abrirá sua 27ª unidade internacional. Desta vez, na Espanha, consolidando a Península Ibérica como uma porta de entrada dos negócios entre Brasil e Europa. A nova unidade será comandada pelo empresário Fábio Fernandes, head de expansão global do Lide e sócio administrador do Lide Portugal e Ribeirão Preto.
“Ideologia distorce a segurança” – O país acordou, na quarta-feira, com a chocante imagem de mais de 60 cadáveres enfileirados, em uma praça da Vila da Penha, uma das comunidades que viveram, na véspera, um dia de pânico com a maior operação de repressão ao tráfico já deflagrada pela polícia do Rio de Janeiro. Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, não dá para ignorar que a capital fluminense “está em guerra” e precisa de apoio. Para ele, é urgente que haja a integração entre as corporações estaduais e o governo federal, pois “já passou da hora” de resolver esse problema — que deve ser tratado sem contaminação ideológica.
Desmate na Amazônia e no Cerrado cai 11% – A Amazônia e o Cerrado apresentaram, cada um, uma redução de aproximadamente 11% no desmatamento. Os dados, divulgados ontem, foram levantados pelo Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre 1º de agosto de 2024 e 31 de julho de 2025, a Amazônia teve uma área total de 5.796km² desmatados. Já no Cerrado, foram 7.235km². A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) destacou que os dados positivos demonstram o compromisso do governo federal com a meta de desmatamento zero até 2030. “
Brasil cria 213 mil vagas com carteira – O Brasil gerou 213.002 vagas formais de trabalho em setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados, ontem, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado — fruto de 2.292.492 admissões e 2.079.490 desligamentos — ficou acima das expectativas do mercado, mas indica desaceleração em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram cria das 252.260 vagas, uma queda de cerca de 15%.
Cármen Lúcia marca julgamento de Castro – Duas ações que pedem a cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estão prontas para julgamento desde 27 de junho deste ano, mas só foram pautadas pela presidente da corte, Cármen Lúcia, agora, em meio à operação policial que deixou 121 mortos no estado. Ambas as ações, que tramitam conjuntamente, foram liberadas pela relatora, ministra Isabel Gallotti, há mais de quatro meses, e desde então poderiam ter sido pautadas. Nesta quarta-feira (29), um dia após a operação policial no Rio, Cármen finalmente marcou o julgamento, para a próxima terça-feira (4). Castro é acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022, por ter se beneficiado de um suposta esquema para contratação de funcionários do Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) como cabos eleitorais. O chefe do Executivo fluminense nega a acusação.
Governador do ES diz que criminosos se sentem protegidos no Rio – O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), determinou reforço nas ações de inteligência e monitoramento da fronteira com o Rio de Janeiro, para evitar que a crise de segurança no estado vizinho respingue no território capixaba. Apesar disso, ele não acredita que lideranças de facções criminosas que estejam em território fluminense fujam para o seu estado. “Lá [no Rio], eles estão mais seguros e protegidos do que aqui. Quando vêm para cá, normalmente são presos rapidamente”, diz Casagrande. A razão para isso, diz o governador, não é uma suposta ineficiência da polícia ou das autoridades fluminenses, mas a realidade do estado. “Lá a polícia tem mais dificuldade por causa dos territórios dominados por facções, das áreas em que é muito complicado o poder público atuar”. A preocupação com a possível infiltração levou até mesmo à sugestão de fechar fisicamente a divisa entre os dois estados, feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil). O governador, no entanto, descarta essa medida mais drástica. “Estamos monitorando, com inteligência e tecnologia. Fazer controle físico de barreira é algo muito ineficiente, muito melhor é fazer leitura de placas, biometria facial, uso das câmeras que temos no estado todo”, afirmou.
Hang é condenado a indenizar Lula – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) determinou nesta quinta-feira (30) que o empresário Luciano Hang, dono da Havan, pague indenização por danos morais ao presidente Lula (PT) por ter exibido, em faixas levadas por aviões no litoral catarinense, frases ofensivas ao petista. O empresário terá que pagar R$ 33.333,33 ao petista. No verão de 2019 e 2020, Hang pagou aviões para sobrevoarem o litoral catarinense com faixas ofensivas ao petista. Na decisão, o TJ-SC avaliou que o dono da Havan violou a honra e a imagem de Lula.
Moraes determina cumprimento de pena de Cid – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta quinta-feira (30) o início do cumprimento da pena do tenente-coronel Mauro Cid, condenado a dois anos de reclusão, em regime aberto, pela participação na trama golpista de 2022. O militar deve participar de uma audiência no Supremo na segunda-feira (3). Logo depois, será autorizado a retirar a tornozeleira eletrônica —equipamento usado por Cid desde setembro de 2023. Moraes também determinou que se prepare um atestado de pena a cumprir por Cid e calcule o “período em que o réu permaneceu preso provisoriamente para fins de detração penal”. A expectativa da defesa do tenente-coronel é que ele não tenha de cumprir a pena por já ter passado mais de dois anos com restrições impostas pelo Supremo, entre prisões preventivas e medidas cautelares.
STF declara definitiva condenação de Zambelli O STF (Supremo Tribunal Federal) declarou o trânsito em julgado da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por perseguir um homem negro com uma arma de fogo em 2022. Com isso, considera-se que a pena já pode começar a ser executada, já que a parlamentar não tem mais possibilidade de recorrer da decisão. Em agosto deste ano, ela foi condenada pelo STF a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
Câmara amplia poderes da Polícia Legislativa – A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (30), uma resolução proposta pela Mesa Diretora, chefiada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que amplia os poderes de atuação da Polícia Legislativa. O texto inclui, entre as atribuições da Polícia Legislativa, o cumprimento de mandados de prisão e o acompanhamento de busca e apreensão dentro das áreas sob responsabilidade da Câmara. A resolução também atribui aos policiais a execução de ordens de prisão em flagrante, intimação e busca e apreensão em CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Já o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou que irá “reorganizar e modernizar” a infraestrutura de segurança da sede física do Parlamento.
Deputado pastor e de direita diz que Cláudio Castro promoveu execução – O deputado federal e pastor Otoni de Paula (MDB-RJ) acusa o governador Cláudio Castro (PL-RJ) de promover um ato de execução na ação realizada na terça (28) nos complexos do Alemão e da Penha. A operação se tornou a mais letal da história do Brasil, com mais de 100 mortos. À coluna o parlamentar diz que “nitidamente os policiais estavam com liberdade para executar porque nenhuma ação nesse nível e nessa gravidade ocorre sem que o policial se sinta protegido por alguma ordem do governador. Algo como ‘faça o que tem que fazer'”. “O que chamaram de ‘muro de proteção’ é o muro da morte. Levaram os criminosos —e não sei se haviam inocentes naquele local também— para um ato de execução”, diz. Ele se refere a uma estratégia adotada pela Polícia do Rio de levar o confronto para uma área de mata na serra da Misericórdia. Castro disse que a estratégia visou “minimizar impactos” à população. Na quarta (29), em discurso indignado na Câmara, em que gritou e bateu a mão no peito em algumas oportunidades, Otoni afirmou que ao menos quatro jovens de famílias pertencentes à sua igreja foram mortos na operação. Para o deputado, eles foram vítimas de racismo. “Quem está falando é pastor. E não é pastor progressista não. Só de filho de gente da igreja, eu sei que morreram quatro. Meninos que nunca portaram fuzis, mas que estão sendo contados no pacote como se fossem bandidos. Nunca ninguém vai atrás para saber [se são bandidos ou não]. Porque preto correndo em dia de operação na favela é bandido”, afirmou.
Marketing da matança – A crise de segurança no Rio impulsiona ações no Congresso, preocupando o governo Lula. No Senado, a CPI do Crime Organizado, com maioria oposicionista, será instalada. Na Câmara, um projeto que equipara facções a terroristas avança. O Planalto aposta na PEC da Segurança e no pacote “antifacção”. Especialistas alertam para riscos de militarização e soberania. A tensão política se intensifica.
Presidente sanciona projeto de lei de Moro para combater crime – Dois dias após a megaoperação no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem uma lei que endurece as penas contra quem tenta impedir ou obstruir investigações contra organizações criminosas. O projeto, aprovado no Congresso no início de outubro, é do senador Sergio Moro (Uniópr), ex-juiz responsável pela condenação do petista na Lava Jato. De acordo com o texto sancionado, quem ordenar, ameaçar ou praticar violência contra policiais, juízes, promotores, advogados, jurados, testemunhas ou peritos para impedir investigações ou processos envolvendo facções criminosas pode ser condenado de 4 a 12 anos de prisão, além de multa. A penalidade é a mesma para quem planeja ou conspira para esse tipo de ataque.
Governadores elevam o tom e usam reunião para atacar Lula – Governadores de sete estados, liderados por Cláudio Castro (RJ), criticaram o governo federal e anunciaram um “consórcio da paz” para cooperação em segurança. A reunião ocorreu após a operação policial mais mortal da história do Rio. Governadores como Ronaldo Caiado (GO) e Jorginho Mello (SC) argumentaram que a iniciativa estadual contrasta com a proposta federal de emenda constitucional sobre segurança pública.
Cautela – O governo Lula quer mais detalhes sobre a percepção popular em torno da megaoperação policial que deixou pelo menos 121 mortos no Rio de Janeiro para ajustar o discurso do presidente na pauta da segurança pública. A Coluna do Estadão apurou que o Planalto encomendou pesquisa com foco em duas perguntas: se a operação no Rio de Janeiro foi certa ou errada e sobre quem são os responsáveis. Os dados serão recebidos e analisados na próxima semana. Até lá, a ordem é ainda de mais cautela nas declarações de Lula, especialmente depois da sua desastrada frase “os traficantes são vítimas dos usuários”.
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️📐
✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3268
Dia 31 de Outubro de 2025, Sexta-Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia D – Drummond
Dia da Dona de Casa
Dia da Reforma Luterana (Protestante)
Dia das Bruxas (Halloween)
Dia do Repórter Policial
Dia do Saci
Dia Nacional da Poesia
Dia Nacional da Proclamação do Evangelho
Dia Mundial da Economia e da Poupança
Dia Mundial das Cidades
Dia Mundial do Comissário de Voo
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 21° Máx 32° (Rio Branco-AC)
💵 Dólar Com ⬆️ 0,42% R$ 5,38
💶 Euro ⬆️ 0,26% R$ 6,22
📊 Ibovespa ⬆️ 0,1% 148.780 pts
🪙 Bitcoin ⬇️ 1,64% R$ 580.230,87
💲IPCA ⬆️ 0,48% Setembro de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 18 de Setembro de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆️ R$ 700,94
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
🇧🇷🇦🇷 Em alerta, Argentina ordena envio de militares para fronteira com Brasil; o ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, ordenou nesta quinta-feira (30) o envio de entre 150 e 200 militares para a região de Bernardo de Yrigoyen, município na divisa com as cidades de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, e Barracão, no Paraná
🇧🇷👥 Pará pede ao governo federal a aplicação de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante a COP30 em Belém; Lula deve autorizar, informa governador; medida volta ser discutida após megaoperação no RJ; segurança pública é competência dos estados, mas o governo federal pode realizar intervenções temporárias por meio do dispositivo
🇧🇷👥 Ratinho Junior diz que Paraná não aceitará decreto de Lula que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva; a medida, publicada em 21 de outubro, determina que todos os estudantes com deficiência devem ser matriculados em escolas regulares, com o atendimento especializado apenas no contraturno; na prática, a proposta enfraquece o papel das instituições especializadas — como as Apaes no Paraná
⚖️ Mauro Cid começa a cumprir pena em regime aberto e poderá tirar tornozeleira eletrônica; delator de um suposto esquema golpista, o ex-ajudante de ordens recebeu a menor pena entre os integrantes do núcleo crucial da trama e poderá retirar a tornozeleira eletrônica que usa desde 2023
⚖️ Pacheco é citado em investigação sobre mineração ilegal e caso vai ao STF; a Operação Rejeito saiu da Justiça Federal e foi para o Supremo Tribunal Federal; isso ocorreu porque, durante as investigações, apareceu, no celular de um dos investigados, o delegado federal Rodrigo Teixeira, um nome que possui foro privilegiado: o do senador Rodrigo Pacheco
⚖️ Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marca julgamento de caso que pode levar à cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro; governador e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro são acusados de irregularidades na contratação de funcionários do Ceperj para atuar como cabos eleitorais; eles negam as acusações
🚔 Fuzis da Venezuela são encontrados em operação contra o Comando Vermelho; os criminosos também tinham uma arma do Peru e outra da Argentina; a Polícia Civil avaliou os 91 fuzis apreendidos em cerca de R$ 5,4 milhões; esse tipo de armamento, no entanto, não é o único: ao todo, a polícia apreendeu 118 armas
🚔⚜️ Bombas por drone contra polícia expõem escalada bélica do crime com táticas de guerra moderna; em meio às cenas que se compararam a uma guerra civil durante a megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV) nas favelas do Complexo da Penha e do Complexo do Alemão, uma das que mais chamou a atenção foi a do uso de drones por parte dos criminosos para atacar a polícia com bombas lançadas do alto; o confronto deixou pelo menos 121 mortos, incluindo quatro policiais, na capital fluminense na terça-feira (28)
🚔 Polícia Federal mira grupo que desviou mais de R$ 800 milhões de bancos que operam o PIX; a PF procura 26 pessoas em sete estados suspeitas de participarem do grupo criminoso; os mandados, que incluem outros 42 de busca e apreensão, foram cumpridos nesta quinta-feira (30) pela segunda fase da Operação Magna Fraus, que já teve uma primeira etapa cumprida em meados de julho e que mirou um esquema envolvendo a C&M Software, que prestava serviços para o Banco Central
🚔 Polícia Federal combate extração ilegal de madeira em terras indígenas no Maranhão; ação conjunta com o IBAMA, SEAP e Corpo de Bombeiros apreende mais de 150 m³ de madeira nativa e desarticula serrarias ilegais próximas à Terra Indígena Araribóia
🚔 Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagram a operação para investigar descumprimento de bloqueio de contas bancárias; ação é desdobramento da Operação Underhand e apura suspeitos de burlar decisões judiciais em esquema de desvio de recursos públicos
🚔 Polícia Federal deflagra a Operação Capgras contra fraudes em pensões e aposentadorias na UFRJ; as investigações revelaram que um grupo criminoso movimentou R$ 22 milhões no período de três anos, por meio das fraudes bancárias e da lavagem de dinheiro
🚔 Receita Federal do Brasil (RFB) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP, participa da Operação Fronteira RFB, a maior ação integrada de vigilância e repressão a ilícitos em pontos de fronteira terrestres, marítimos e aéreos do país; a operação tem como foco o combate ao contrabando, descaminho e outros crimes como o tráfico de drogas, armas, fauna e flora; operação resulta em quase meio milhão de reais em mercadorias apreendidas
✈️👥 Ameaça de bomba gera pânico no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no Paraná; caso aconteceu dentro de aeronave; após a ação da polícia foi constatado que a ameça era falsa e os voos foram retomados, segundo a assessoria de imprensa do Aeroporto; passageiro que teria feito a declaração de que havia um artefato explosivo no avião foi preso
👥🩺Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publica resultado dos recursos da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira 2025/1 (Revalida); resultado definitivo sai nesta sexta-feira (31)
💲🛣️ Com desconto de 23,83% na tarifa do pedágio, Grupo Pátria arremata último lote das rodovias do Paraná; o leilão foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e contou com outra concorrente: Consórcio Way Brasil + Kinea
💲Governo Central tem déficit primário de R$ 14,5 bilhões em setembro, contra déficit primário de R$ 5,2 bilhões em setembro de 2024; isso significa um aumento real de 166,6%, já considerando a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período, informou o Tesouro Nacional, em seu relatório divulgado nesta quinta-feira (30); em 2025, o Governo Central acumula déficit primário de R$ 100,4 bilhões
💲👥 Inadimplência no Paraná é menor que a média nacional, mas maior entre estados do Sul; o estado vive um paradoxo econômico: mesmo com desemprego baixo e atividade estável, o endividamento das famílias avança acima da média nacional; de 2024 para 2025, o valor médio das dívidas de pessoas físicas cresceu 19% no estado, frente a 16% no Brasil; entre empresas, o salto foi de 17,5%, também acima da média nacional de 13,4%
🐃 Leilão produz novo recorde absoluto para um touro de rodeio no Brasil; um momento histórico marcou o mundo do rodeio brasileiro na noite de quarta-feira (29); durante o 2º Leilão Estrelas da PBR, realizado no Parque de Exposições Laucídio Coelho – Acrissul, em Campo Grande (MS), pela PBR Brazil e Programa Leilões, o touro Mickey Mouse, da Cia. Califórnia, entrou para a história ao ter 50% de sua propriedade vendidos por R$ 600 mil, em 30 parcelas de R$ 20 mil, alcançando valorização total de R$ 1,2 milhão
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
💻👥 Brasil está no topo do ranking mundial de vítimas de fraudes digitais; é isso o que aponta o Índice de Fraude 2025, um levantamento feito pela Veriff, empresa especializada em verificação de identidade e segurança digital; de acordo com a pesquisa, os brasileiros são as principais vítimas de fraudes digitais, sofrendo ataques cinco vezes mais que os Estados Unidos e o Reino Unido
💻 Pane no Azure causa instabilidade nos serviços da Microsoft em todo o mundo; instabilidade começou por volta das 11h40 na quarta-feira (29); de acordo com o site Downdetector, centenas de usuários relataram dificuldades de acesso nas últimas horas
🛩️ Destroços de avião desaparecido na Segunda Guerra Mundial são encontrados; operação conjunta entre EUA e Reino Unido busca recuperar os restos do tenente Lester Lowry, cujo avião caiu em 1944
ESPORTES
⚽ Taça Libertadores
Semifinal, jogo 2:
Palmeiras (Bra) 4×0 LDU Quito (Equ)
⚽ Copa Sul-Americana
Semifinal, jogo 2:
Lanús (Arg) 1×0 Universidad de Chile (Chi)
⚽👤Aos 78 anos, técnico mais velho em atividade no Brasil é confirmado por clube da Série B do Brasileiro; Aderbal Lana é registrado para comandar o Amazonas nas quatro últimas rodadas da Segundona; estreia será no domingo (2), contra o Cuiabá
🥋🥈Edival Pontes, o Netinho, é vice-campeão mundial de taekwondo na China; Brasil tem melhor desempenho da história com dois ouros e duas pratas
🎾 João Fonseca desiste do ATP 250 de Atenas para tratar uma lombalgia; tenista brasileiro encerra calendário de ATPs em 2025, mas está confirmado em partida de exibição contra Carlos Alcaraz em dezembro
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇺🇦🇷🇺 Rússia bombardeia instalações de energia e deixa quatro mortos na Ucrânia; segundo a Ucrânia, Moscou lançou 653 drones e 52 mísseis balísticos e de cruzeiro, dos quais 592 e 21, respectivamente, foram derrubados
🇷🇺 Rússia afirma que realizará testes nucleares se os EUA começarem a fazer; Presidente dos Estados Unidos ordenou que Washington retome atividade após hiato de 33 anos
🇵🇰🇦🇫 Paquistão e Afeganistão concordam em estender cessar-fogo; os países enfrentaram seus confrontos militares mais sérios desde a tomada de Cabul pelo Talibã em 2021, com confrontos mortais neste mês que desencadearam ataques aéreos paquistaneses e o fechamento de parte da fronteira usada para comércio e trânsito
🇸🇩 Ataque a hospital no Sudão deixa mais de 460 mortos; médicos e ativistas culpam a força paramilitar RSF, que tomou a cidade de al-Fashir no último domingo (26); grupo nega responsabilidade; Organização Mundial da Saúde (OMS) condena massacre
🇨🇳🇺🇸 China comprará 12 milhões de toneladas de soja dos EUA ainda este ano; Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, detalhou um dos acordos alcançados entre Xi Jinping e Donald Trump, após seu encontro na Coreia do Sul
🇨🇳🇺🇸 China faz apelo para EUA manterem tratado de testes nucleares após anúncio; o presidente Donald Trump ordenou que Washington retome atividades após 33 anos
🇺🇸🇨🇺 Casa Branca anuncia ajuda humanitária a Cuba; Marco Rubio reforça elo histórico com a ilha; Secretário de Estado, que é filho de cubanos, diz que “compromisso é com as pessoas, não com os tiranos”
🇯🇲 Furacão Melissa deixa ao menos 30 mortos e rastro de destruição no Caribe; fenômeno se intensificou rapidamente e atingiu a Jamaica com ventos de quase 300 km/h
🇻🇪 Maduro ameaça retirar nacionalidade de quem apoiar “invasão” na Venezuela; o ditador venezuelano acusou o líder opositor Leopoldo López de estar “pedindo para que o exército ‘gringo’ (americano) se meta” na Venezuela, em um contexto marcado pelo destacamento militar dos EUA no mar do Caribe perto do litoral venezuelano
🇵🇪 Keiko Fujimori, do Peru, anuncia sua quarta candidatura à Presidência; Fujimori é filha do ex-presidente peruano Alberto Fujimore, que morreu aos 86 anos em 2024
🇵🇾 Paraguai vai declarar PCC e CV como terroristas e ativa alerta na fronteira; após Argentina, governo de Santiago Peña aumentará controles contra entrada de criminosos brasileiros
🇧🇴 Presidente eleito da Bolívia pede atuação na fronteira com Brasil contra o Comando Vermelho (CV); após Argentina e Paraguai, Rodrigo Paz quer mais medidas de segurança contra entrada de criminosos
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1517: Reforma Protestante: Martinho Lutero, um monge agostiano e professor de teologia germânico, publica suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Vitemberga, na Alemanha
-1874: A Revolta do Quebra-Quilos foi um evento ocorrido na região Nordeste do Brasil, que se opunha às mudanças introduzidas pelos novos padrões de pesos e medidas do sistema internacional, recém introduzidas no Império do Brasil
-1904: A Lei da Vacina Obrigatória é aprovada pelo Congresso Nacional do Brasil
-1945: A República do Peru é admitida como Estado-membro das Nações Unidas
-1994: O voo American Eagle 4184, um ATR-72, cai perto de Roselawn, Indiana, EUA, matando todas as 68 pessoas a bordo
-1996: O voo TAM 402, um Fokker 100, cai no Jabaquara, um distrito do município São Paulo, matando 96 pessoas a bordo e três moradores da capital paulista
-2000: Lançamento da Soyus TM-31, levando a primeira tripulação residente para a Estação Espacial Internacional
-2011: A população global de humanos chega a sete bilhões. Este dia é agora reconhecido pelas Nações Unidas como o Dia dos Sete Bilhões
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻♂️It@m@r🙋🏻♂️ T∴F∴A∴
Bom Dia!!! 👍🏼😉




