A interdição, para veículos pesados, da Ponte do Salso, no KM 397, da BR 290, próximo a São Gabriel, vai gerar impacto no tempo de viagem para os ônibus que fazem a linha regular entre Sant’Ana do Livramento e Porto Alegre. De acordo com a gerência da empresa Ouro e Prata, que realiza o serviço a partir de Livramento, as viagens aumentarão em torno de 40min
Conforme José Batista Martins, gerente regional da empresa, será utilizada a rota pela cidade de Bagé, usando as BRs 293 e 153. Não ocorrerão mudanças de frequências e horários. No sentido contrário, da capital para Livramento, também os deslocamentos serão por Bagé, e com o mesmo aumento de tempo de viagem.
A Ponte do Salso passou a ter restrição para veículos pesados (ônibus e caminhões) desde a última quarta-feira, dia 29, e, conforme o DNIT, essa ação foi necessária para execução de serviços de reforço na estrutura da ponte. O deslocamento dos demais veículos que não sejam os pesados não sofrerá impacto, mas a nota informa que ocorrerá bloqueio parcial, com trânsito em meia pista, orientado pelo sistema “Pare e Siga”, o que sugere que os motoristas devem manter atenção na região.
As rotas alternativas para os veículos impedidos são pelas cidades de Santa Maria, via BR 158 e RSC-287, passando ainda por Santa Cruz do Sul, ou via Bagé, pelas BR 293 e 153, e depois retornando à BR 290. Ambas as opções aumentam a viagem em cerca de 50 quilômetros.
