seg, 20 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Rio Grande do Sul apresenta R$ 7 bilhões em oportunidades de inovação no evento Criadores de Futuro, em São Paulo

Secretário Ernani Polo destaca protagonismo do RS como líder nacional em inovação e referência em políticas de desenvolvimento tecnológico

 

 

Nesta segunda-feira em SP— O Rio Grande do Sul apresenta, durante o evento Criadores de Futuro, realizado no Cubo Itaú, em São Paulo, o Book de Oportunidades e Investimentos em Inovação, documento que reúne R$ 7 bilhões em potenciais investimentos no ecossistema gaúcho de inovação. A iniciativa é promovida pela InvestRS e pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), com o propósito de consolidar o Estado como polo tecnológico de referência no Brasil.

O secretário Ernani Polo participa do lançamento ao do Governador Eduardo Leite, secretária de Inovação Ciência e tecnologia, investidores, empreendedores e lideranças nacionais do setor, reforçando a visão estratégica do governo gaúcho para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a economia baseada em conhecimento.

“O Rio Grande do Sul vive um momento singular. Estamos unindo governo, setor produtivo, academia e investidores em torno de um propósito comum: transformar inovação em prosperidade. O Book de Oportunidades é uma vitrine das potencialidades do Estado e um convite para quem quer investir em um ambiente que valoriza ideias e talento”, destacou o secretário Ernani Polo.

O Book de Oportunidades Investimentos reúne 50 oportunidades de 43 empresas, além de 1.151 bolsas de formação em áreas estratégicas como tecnologia, engenharia e semicondutores. Também mapeia 300 mil metros quadrados de áreas disponíveis para novos empreendimentos, organizados conforme o perfil de público — investidores, empreendedores e profissionais.

Durante o evento, Polo irá ressaltar a liderança do Rio Grande do Sul em inovação pelo segundo ano consecutivo, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados (CLP, 2025), em que o pilar Inovação representa 6,9% da competitividade estadual.

“Manter o RS na liderança nacional é resultado de uma política pública contínua, que aposta em conhecimento, pesquisa e empreendedorismo. O futuro se cria com planejamento e confiança, e é isso que estamos apresentando aqui”, afirmou.

O evento contara com painéis sobre tendências globais e nacionais em inovação, como data centers, semicondutores, capital de risco e ecossistemas regionais, com mediação de Ralphe Manzoni (NeoFeed), Carolina Strobel (Antler Brasil) e Mariana Amaro (InfoMoney).

Com a presença de investidores e executivos do setor tecnológico, o Criadores de Futuro reforça o posicionamento do Rio Grande do Sul como um dos principais hubs de inovação do país, com visão de futuro, ambiente favorável à inovação e oportunidades concretas de investimento.

Por Jerônimo Goergen: O fortalecimento do setor cerealista brasileiro

  O setor cerealista brasileiro vive um novo momento. De Norte a Sul do país, empresas que atuam na originação, armazenagem, beneficiamento e comercialização de grãos consolidam seu papel estratégico dentro do agronegócio nacional. Depois de anos lutando por reconhecimento e condições justas de concorrência, o segmento conquistou um espaço que há muito tempo merecia ocupar. Tivemos avanços significativos. Um

VIDA E ESPERANÇA

Gilberto Jasper Jornalista/[email protected] “Nunca é tarde para aprender”. Ouço esta frase desde o nascimento, acreditando ser verdadeira. Mas, com o passar dos anos, alguns aprendizados se tornam cada vez mais difíceis, praticamente impossíveis. No rol de “vontades não realizadas” constam muitas atividades que – verdade seja dita! – podem soar pueris, ridículas até, porque a maioria das pessoas as cumpre

Resumo de segunda-feira, dia 20/10/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – “A dor é eterna, mas vamos superar tudo isso”   GLOBO – Ataques de Israel deixam cessar-fogo em risco   FOLHA DE S.PAULO – Lula quer manter investimentos da Petrobras mesmo com óleo em queda   O ESTADO DE S.PAULO – Segurança é alvo de medidas de Lula,