seg, 13 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Comissão da Câmara visita Santana do Livramento e Uruguaiana para conhecer a rede de proteção às mulheres

Nesta sexta-feira (10), a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que trata sobre os feminicídios no RS realizou duas visitas técnicas na região da Campanha e Fronteira Oeste.

Os encontros, coordenados pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), aconteceram pela manhã no Centro de Referência da Mulher (CRM) de Santana do Livramento e à tarde na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Uruguaiana.

Em Livramento, a agenda contou com a presença de representantes do Poder Executivo Municipal, Conselho Tutelar, Patrulha Maria da Penha, Polícia Civil, Poder Judiciário e organizações da sociedade civil que integram a rede de proteção às mulheres vítimas de violência.

Foram apresentados dados e desafios que refletem a vulnerabilidade das mulheres no município. Entre eles, a demora na manutenção do veículo da Patrulha Maria da Penha, que atualmente atende 245 medidas protetivas, comprometendo assim o acompanhamento das atendidas.

Outros pontos apontados como sensíveis são a ausência de casa de passagem ou abrigo para acolher mulheres, a demora nas perícias psicológicas, devido à falta de profissionais especializados e a necessidade da criação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

Já na visita à DEAM em Uruguaiana, os relatos da equipe apontaram para a necessidade de melhorias e ampliação da estrutura e efetivo da delegacia para o atendimento às vítimas. O diálogo destacou ainda a importância de investimentos contínuos em toda a rede e a integração entre as forças de segurança e a rede de apoio psicossocial.

Ao final das agendas, Fernanda Melchionna ressaltou a dedicação das equipes locais e a importância da atuação integrada entre municípios, Estado e União:

“O que vimos hoje é um esforço enorme das profissionais que, mesmo com poucos recursos, mantêm a rede de proteção às mulheres ativa. Mas é urgente que o poder público garanta condições estruturais e de recursos humanos para que esse trabalho tenha efetividade. Precisamos que haja ampliação no orçamento, mais autonomia e mais presença do Estado para proteger quem mais precisa”, afirmou a parlamentar.

Além da coordenadora da Comissão, deputada Fernanda Melnchionna, as agendas foram acompanhadas pela relatora da comissão, deputada federal Maria do Rosário e pela deputada estadual, Luciana Genro.

IBN Rivera recebe o cantor Tharcio Campos

Durante os dias 11 e 12 de outubro, a Igreja Batista Nacional de Rivera, receberá o cantor gospel Tharcio Campos, para dois dias de ministração. Sábado 21h30 e Domingo 20h na Rua Manoel Oribe, 736, em Rivera.