O governo federal divulgou o calendário oficial de feriados nacionais e pontos facultativos de 2026, que contará com 10 feriados nacionais e diversas datas que podem gerar feriados prolongados, a depender da organização de estados e municípios.
Logo no início do ano, o Dia da Confraternização Universal será celebrado em 1º de janeiro (quinta-feira). Já o Carnaval, tradicionalmente um dos períodos mais aguardados pelos brasileiros, ocorrerá nos dias 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira), com a Quarta-feira de Cinzas no dia 18.
Em abril, haverá a Sexta-feira Santa no dia 3, e o feriado de Tiradentes será em 21 de abril (terça-feira). O Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio (sexta-feira), também promete um fim de semana prolongado.
O mês de junho terá o feriado de Corpus Christi, em 4 de junho (quinta-feira) — data tradicionalmente considerada ponto facultativo.
No segundo semestre, os feriados continuam com a Independência do Brasil, em 7 de setembro (segunda-feira); Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro (segunda-feira); e o Dia de Finados, em 2 de novembro (segunda-feira).
A Proclamação da República será comemorada em 15 de novembro (domingo), e o Dia da Consciência Negra, feriado em alguns estados e municípios, cairá em 20 de novembro (sexta-feira).
Encerrando o ano, o calendário ainda reserva as tradicionais datas festivas: a Véspera de Natal (24 de dezembro, quinta-feira), o Natal (25 de dezembro, sexta-feira), e a Véspera de Ano-Novo (31 de dezembro, quinta-feira).
Com feriados bem distribuídos ao longo do ano, muitos brasileiros poderão planejar viagens e descansos prolongados, movimentando o turismo e o comércio em diversas regiões do país.