Durante a 92ª Exposição Agropecuária de Dom Pedrito (FarmShow) o Sindicato Rural de Dom Pedrito, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict-RS), promoverá a ação Centro de Inteligência do Agronegócio (Centro Agro), uma mostra dedicada à inovação, tecnologia e empreendedorismo no campo. Promovida pelo Sindicato Rural, a FarmShow será realizada de 11 a 19 de outubro, no Parque Juventino Côrrea de Moura.
O Centro Agro será um dos destaques da FarmShow 2025 e faz parte do compromisso do Sindicato e Associação Rural de Dom Pedrito em estimular a inovação e fortalecer o ecossistema tecnológico do agronegócio. Cinco startups confirmaram participação na FarmShow e terão estandes na Arena da Inovação. “A comunidade está convidada a visitar o espaço, conhecer as soluções apresentadas e se conectar com o futuro do campo”, ressalta o diretor responsável pela organização da FarmShow, João Antonio Blanco.
A proposta central do Centro Agro é conectar startups do setor agropecuário (agritechs) com produtores rurais, técnicos e o público em geral, apresentando soluções inovadoras que já estão transformando a maneira de produzir, gerir e inovar no agronegócio. “O Centro de Inteligência do Agronegócio do RS existe para gerar negócios, e isso se faz por meio das conexões entre quem atua no setor. Estamos reunindo um conjunto de informações sobre todos os atores que atuam com agro no Estado, justamente para tentar identificar oportunidades de negócios entre eles”, afirma a diretora do Departamento de Ambientes de Inovação da Sict, Andréia Dullius.
Ela observa que o papel das secretarias envolvidas no Centro Agro, é o de identificar fragilidades relacionadas aos diversos temas e desenhar programas que busquem fechar essas lacunas. “Ao visualizarmos o ecossistema como um todo, conseguimos agregar uma camada de análise e envidar esforços conjuntos com as demais secretarias”, pondera.
A iniciativa, apresentada na Expointer de 2023, já oportunizou a geração de novas oportunidades de negócios, apoiando financeiramente mais de 50 projetos de pesquisadores. “Conectamos startups e empresas, estudamos tecnologias mais sustentáveis para o agro, e até mesmo apoiamos o desenvolvimento de novos negócios relacionados ao agro no interior do Estado desde 2023″, enumera.
Mais do que uma vitrine tecnológica, Andréia salienta que o espaço busca também despertar o interesse de jovens a partir dos 14 anos para o universo do empreendedorismo e da tecnologia no campo, promovendo oportunidades de geração de renda, carreira e inclusão produtiva. “Acreditamos que o futuro do agronegócio está na inovação. E o papel das agritechs é fundamental para ampliar a competitividade e a sustentabilidade do setor”, declara. “Além disso, queremos mostrar aos jovens que o campo é, sim, um espaço de oportunidades para quem quer empreender, inovar e construir o futuro”, finaliza.
Programação do Centro Agro na FarmShow
Dia 17/10
11h- Palestra Centro Agro – briefing: A Sict, Seapi e SDR apresentam o Centro de Inteligência do Agro, uma ação com o objetivo de unir esforços pela inovação no agronegócio, conectando atores e induzindo novos negócios;
15h – Apresentação Programa Produtos Premium – briefing: o Programa Produtos Premium RS, voltado à agregação de valor, mostra suas ações, incluindo os selos de reconhecimento para carne bovina, ovina, azeite de oliva extravirgem e cachaça;
18h – Startups inovadoras no Agro – uma conversa com algumas agritechs escolhidas do agronegócio, sobre seus produtos e serviços, mostrando como a inovação está mudando o agronegócio gaúcho.