Lider do Governo e secretário do Turismo acompanham governador na missao
O governador Eduardo Leite, acompanhado do secretário de Turismo, Ronaldo Santini e do líder do governo, deputado Frederico Antunes celebrou a ampliação estratégica de presença do Rio Grande do Sul na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, com a inauguração do estande oficial do Estado, que recebeu a visita da secretária-geral de Turismo da ONU, Shaikha Nasser Al Nowais, neste sábado (27/9) . A comitiva gaúcha no principal evento de turismo do continente teve como objetivo principal estreitar os laços com o mercado argentino e o lançamento das ações de verão, em um coquetel que destacou a potência da gastronomia e dos vinhos gaúchos.
A ofensiva promocional no país vizinho foi uma celebração dos resultados de uma estratégia bem-sucedida. Entre janeiro e agosto de 2025, o Rio Grande do Sul alcançou a marca histórica de 1.026.945 turistas argentinos, o que representou 38,7% de todos os visitantes do país que entraram no Brasil no período. O número recorde foi reflexo de um trabalho contínuo, que incluiu missões comerciais, uma press trip com os jornais “Clarín” e “La Nación”, um roadshow em Córdoba e a ampliação da malha aérea, com a retomada de voos da Aerolíneas Argentinas e o início de novas frequências da Gol e da Latam. Em reunião com a Aerolíneas, com participação do líder de governo na Assembleia e presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado Frederico Antunes, Leite confirmou a retomada de frequência de cinco voos por semana entre Porto Alegre e Buenos Aires a partir de abril de 2026.
O governador destacou o protagonismo gaúcho no turismo internacional. “Mais de um milhão de argentinos entraram no Brasil pelo Rio Grande do Sul em 2025, e muitos já têm o nosso estado como destino. Mas o nosso convite é para que cada vez mais aproveitem as belezas gaúchas, não apenas como passagem para outras regiões do Brasil. Queremos que curtam a viagem parando no Rio Grande, conhecendo nossas cidades, nossa cultura, nossa gastronomia e a hospitalidade do nosso povo”, disse.
*Novas campanhas e a divulgação da cultura gaúcha^
Um dos destaques do lançamento foi a campanha “Viva o Caminho: cada quilômetro importa”, pensada especialmente para os 92% dos turistas argentinos que chegam ao Rio Grande do Sul por via terrestre. A iniciativa, apresentada na feira, oferece um mapa detalhado com 20 dicas ao longo das principais rotas, incluindo informações sobre segurança, paradouros, hospedagens e sugestões de passeios que valorizam a jornada e a descoberta de novos destinos no trajeto.
O estande do Estado na feira apresentou a diversidade da cultura gaúcha. Para encantar o público, a programação incluiu uma apresentação ao vivo da Trupe Natalina, levando a magia do Natal Luz de Gramado para Buenos Aires. A cultura tradicionalista, que possui um forte elo com o público argentino, foi representada pelo grupo folclórico Ana Terra, além do lançamento oficial do Carnaval de Uruguaiana, outro importante produto turístico gaúcho.