A Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ) comemora, em 2025, uma década de atuação no Congresso Nacional. Para marcar a data, será lançada a Agenda Legislativa 2025/2026, no dia 30 de setembro, às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Criada para ser um fórum permanente de debates e articulações, a FPMAQ consolidou-se como instrumento estratégico na indução de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da indústria de máquinas e equipamentos — segmento conhecido como a “indústria da indústria e do agro”, responsável por fornecer tecnologia e inovação para todos os setores produtivos.
O setor de máquinas e equipamentos é responsável pela base tecnológica utilizada em praticamente todas as atividades econômicas, desde o campo até a indústria de transformação, passando pela infraestrutura, alimentos e pelo setor automotivo. Em 2023, o setor exportou US$ 14 bilhões, representando 12% das exportações de bens manufaturados do Brasil, com presença em 208 países. José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, vê a atuação da FPMAQ como fundamental para o setor, traduzindo as necessidades do setor industrial em ações concretas no Congresso, buscando garantir que a indústria de máquinas e equipamentos, que ele considera um termômetro da economia, tenha as condições necessárias para impulsionar o desenvolvimento econômico do País.
Para o presidente da FPMAQ, deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), “A FPMAQ nasceu para dar voz a um setor absolutamente estratégico, que é responsável por gerar inovação, competitividade e empregos de qualidade para o Brasil. Celebrar esses 10 anos significa reconhecer o esforço de parlamentares, empresários e entidades que sempre acreditaram no papel transformador da indústria de máquinas e equipamentos. A Frente é, hoje, um fórum indispensável de diálogo entre o setor produtivo e o Parlamento, ajudando a construir políticas públicas que impactam diretamente o futuro do país.”
Lippi também fez questão de homenagear os ex-parlamentares Jerônimo Goergen e Vanderlei Macris, que tiveram papel decisivo na criação e na consolidação da FPMAQ.
O presidente do conselho de administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Gino Paulucci , reforçou a relevância da iniciativa: “A FPMAQ permitiu que o setor de máquinas e equipamentos tivesse espaço de diálogo e influência no processo legislativo, sempre com base em estudos técnicos e propostas concretas. Essa interação permanente com o Parlamento tem sido fundamental para garantir competitividade e condições de crescimento para um segmento que é a espinha dorsal da nossa economia.”
A Agenda Legislativa 2025/2026 trará as principais propostas e prioridades defendidas pelo setor, reforçando o compromisso da FPMAQ com uma indústria mais forte, inovadora e competitiva.
Contatos para Imprensa:
Walmor Parente – Jornalista
(61) 99583-7315 / (61) 99848-8695
[email protected]