qua, 24 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Sant’Ana do Livramento está entre os maiores produtores de noz-pecã do RS

Sant’Ana do Livramento está entre os principais municípios produtores de noz-pecã no Rio Grande do Sul, estado responsável por mais de 80% da produção nacional. A informação foi reforçada durante o seminário “Noz-pecã: Potencial Nutricional e Cadeia Produtiva”, realizado na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre.

O encontro reuniu produtores, pesquisadores, nutricionistas e consumidores, destacando a importância econômica e nutricional da fruta, originária dos Estados Unidos e México, mas que encontrou no solo e clima gaúchos condições ideais para o cultivo. Além de Sant’Ana do Livramento, Cachoeira do Sul e Anta Gorda também se consolidam como referências na produção.

Conforme o levantamento apresentado pela pesquisadora Larissa Bueno Ambrosini, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi), a cadeia produtiva da noz-pecã já reúne mais de 1,5 mil produtores no estado, grande parte deles ligados à agricultura familiar. Estima-se que 69% da mão de obra envolvida venha de famílias que cultivam em propriedades de até 50 hectares.

O setor, além de gerar renda, também movimenta a culinária e a indústria de alimentos, com destaque para a utilização da noz em pratos, sobremesas e produtos com alto valor agregado. Nutricionistas ressaltaram os benefícios à saúde, como a presença de proteínas, vitaminas do complexo B e propriedades antioxidantes, com impactos positivos para o sistema cardiovascular.

Com a relevância crescente, a Emater/RS-Ascar segue investindo na capacitação técnica. Em novembro, será realizado o segundo módulo de treinamento para extensionistas em Anta Gorda, preparando profissionais para orientar desde o preparo do solo até a colheita.

Assim, Sant’Ana do Livramento reafirma sua posição estratégica na pecanicultura gaúcha, integrando um setor que coloca o Brasil como o quarto maior produtor mundial da noz-pecã.

Mourão critica MP 1.303 e acusa governo de “chantagem orçamentária”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) voltou a criticar a condução da política fiscal do governo federal. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que o Palácio do Planalto usa a Medida Provisória 1.303 como instrumento de pressão sobre o Congresso. Segundo Mourão, ao justificar a necessidade de aprovar a MP para não cortar emendas parlamentares, o governo “admite que a

Mourão critica discurso de Lula na ONU e acusa presidente de “indignação seletiva”

O senador General Hamilton Mourão (Republicanos-RS) usou as redes sociais para criticar o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Assembleia Geral da ONU. Segundo Mourão, o pronunciamento, exaltado por apoiadores do governo, revela uma “dupla moral” da esquerda. Ele afirmou que Lula adota um tom de moralista ao falar das democracias ocidentais, mas silencia ou relativiza

FPMAQ celebra 10 anos e lança Agenda Legislativa 2025/2026

A Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ) comemora, em 2025, uma década de atuação no Congresso Nacional. Para marcar a data, será lançada a Agenda Legislativa 2025/2026, no dia 30 de setembro, às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Criada para ser um fórum permanente de debates e articulações, a FPMAQ consolidou-se como