qua, 24 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Premiado criador de coelhos de Dom Pedrito participará da Farm Show 2025

Exposição agropecuária ocorrerá de 11 a 19 de outubro, no Parque Juventino Côrrea de Moura
A 92ª Exposição Agropecuária de Dom Pedrito (FarmShow), contará com um pavilhão destinado a aves e pequenos animais, espaço que costuma ser o preferido da garotada nas feiras agropecuárias. Ali, as crianças conhecem chinchilas, coelhos, minicoelhos, aves e pássaros. Promoção do Sindicato Rural do município da Campanha gaúcha. A FarmShow será realizada de 11 a 19 de outubro, no Parque Juventino Côrrea de Moura, em Dom Pedrito.
A feira contará com a participação de sete criadores de coelhos e minicoelhos. A expectativa é que os expositores, ligados à Associação dos Cunicultores do Sul (Acunisul), levem 70 animais. O produtor Rogério Kummer, da Cunicultura Ponche Verde, de Dom Pedrito, está entre os que participarão da FarmShow. Ele levará dez exemplares de seu criatório. “O número de animais só não será maior pela limitação do espaço no pavilhão”, afirma o produtor, que iniciou o criatório em 2007, mas está ligado aos coelhos desde a infância. “Aos 7 anos ganhei o meu primeiro coelho e ali nasceu uma grande paixão”, lembra Kummer, hoje com 50 anos.
A Cunicultura Ponche Verde, que foca na comercialização de reprodutores e matrizes, conta atualmente com 250 exemplares de 10 raças de coelhos e minicoelhos. O carro-chefe do criatório são as raças pet, principalmente a Netherland, Lion, Mini Rex e Mini IOP. Mas ele também cria animais de raças voltadas para a produção de carne, como a Nova Zelândia Branco e Califórnia. “Sim, eu como. E a carne é muito deliciosa. Os que fogem do padrão racial vão para a panela”, brinca. Segundo ele, os filhotes das raças pet são vendidos em feiras a partir de R$ 300,00. Mas os adultos chegam a ser comercializados por R$ 3 mil.
Depois de um incêndio que ceifou 294 dos 300 animais do plantel, em 2021, nos últimos quatro anos o criatório de Dom Pedrito espantou a tristeza para longe e conquistou cerca de 20 premiações em diferentes categorias na Expointer, considerada a maior exposição agropecuária a céu aberto da América Latina. Na última edição da feira de Esteio (RS), Kummer participou com 65 animais e arrebatou nada menos do que 40 premiações, incluindo três títulos de Grande Campeão e quatro de Reservado de Grande Campeão.
E, de lambuja, o produtor pedritense ainda recebeu o prêmio “Destaque Coelhos”, concedido pelo jornal Correio do Povo, de Porto Alegre (RS), que premiou os melhores expositores da Expointer. No dia 18 de outubro, porém, a lista de títulos da Cunicultura Ponche Verde poderá aumentar. “Eu participarei do julgamento com o meu plantel”, promete Kummer.
A Farm Show
A Farm Show é a exposição agropecuária de Dom Pedrito, um grande evento agrícola da região da Campanha gaúcha que ocorre anualmente, com programação que inclui remates de bovinos e equinos, shows, palestras técnicas e praça de alimentação. Em 2024, a exposição foi visitada por cerca de 15 mil pessoas.

Em menos de 48 horas, novo relator dá parecer favorável a projeto que extingue taxa do CRLV

Após 18 meses de espera, o Projeto de Lei 599/2023 – que extingue a taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – teve sua tramitação finalmente destravada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RS. A mudança ocorreu graças à rápida atuação do novo relator, deputado Gustavo Victorino, que apresentou parecer

Mourão critica MP 1.303 e acusa governo de “chantagem orçamentária”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) voltou a criticar a condução da política fiscal do governo federal. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que o Palácio do Planalto usa a Medida Provisória 1.303 como instrumento de pressão sobre o Congresso. Segundo Mourão, ao justificar a necessidade de aprovar a MP para não cortar emendas parlamentares, o governo “admite que a

Mourão critica discurso de Lula na ONU e acusa presidente de “indignação seletiva”

O senador General Hamilton Mourão (Republicanos-RS) usou as redes sociais para criticar o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Assembleia Geral da ONU. Segundo Mourão, o pronunciamento, exaltado por apoiadores do governo, revela uma “dupla moral” da esquerda. Ele afirmou que Lula adota um tom de moralista ao falar das democracias ocidentais, mas silencia ou relativiza