dom, 21 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Deputado Federal e Presidente da OAB-RS optam por desfilar em Livramento e não na Capital

Autoridades declinam de participar da celebração em Porto Alegre e marcam presença no evento da Fronteira Oeste
Sanderson e Lamachia na Rua dos Andradas (Foto:Ascom/PM)

O Desfile Farroupilha de Sant’Ana do Livramento em 2025 contou com a presença de duas importantes autoridades do Rio Grande do Sul, que optaram por prestigiar o evento na cidade da Fronteira-Oeste, em detrimento do desfile em Porto Alegre. O deputado federal Ubiratan Sanderson e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, foram algumas das figuras de destaque que marcaram presença no evento de Livramento, conhecido por sua grande mobilização de tradicionalistas.

Ambos os líderes políticos e jurídicos tomaram a decisão de não participar da celebração na capital e se deslocaram para Sant’Ana do Livramento, um gesto que reflete o crescente protagonismo do município na cultura farroupilha, especialmente neste 20 de setembro, quando a cidade ultrapassou as 3.700 cavaleiros, um número expressivo que faz do evento local o maior do estado, embora sem o reconhecimento oficial.

A presença de Sanderson e Lamachia em Livramento ocorre em um contexto em que a cidade vem ganhando destaque na disputa histórica com Alegrete pelo maior desfile farroupilha do Rio Grande do Sul. “No 20 de Setembro, dia em que no Rio Grande do Sul rememoramos o início da Revolução Farroupilha em 1835, participei do gigante e belíssimo desfile tradicionalista gauchesco em Sant’Ana do Livramento, ao lado da prefeita municipal e amiga Ana Tarouco. Muito obrigado pelo convite e pelo carinho da população santanense, que lotou a Rua dos Andradas para festejar as tradições gaúchas no nosso amado e brioso Rio Grande do Sul”, publicou Sanderson nas redes sociais.

Segundo o secretário Municipal de Turismo de Sant’Ana do Livramento, Matheus Medina, a escolha de ambas as autoridades por Livramento, em detrimento da capital, demonstra o crescente reconhecimento da cidade no contexto das festividades farroupilhas.

Lamachia e Sanderson são considerados cidadãos santanenses pela Câmara Municipal de Vereadores da cidade.

VIVER É UM APRENDIZADO

_*Gilberto Jasper*_ _*Jornalista/[email protected]*_ Fazer aniversário é amadurecer. Às vezes rapidamente, noutras com lentidão. Depende da bagagem de cada um. Sou da geração dos anos 60 onde chegar aos 18 anos era o sonho da gurizada. Ser “maior de idade” era ser dono do próprio nariz, fazer carteira de motorista e frequentar ambientes antes proibidos resumia o sonho a ser alcançado.