qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Câmara aprova urgência da Anistia em dia histórico para o Brasil e dá o primeiro passo rumo à pacificação nacional

Líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), teve papel de destaque na condução das articulações que garantiram a aprovação do requerimento

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para a votação do Projeto de Lei da Anistia. A decisão marca um dia histórico e representa o primeiro passo concreto para devolver justiça e humanidade às milhares de pessoas presas de forma arbitrária após os fatos de 8 de janeiro, bem como às condenações políticas que atingiram o ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes de seu governo.

O líder da Oposição, deputado Zucco (PL-RS), teve papel central na construção do acordo que viabilizou a aprovação. O processo envolveu intensas negociações, idas e vindas e muito convencimento, sempre pautado na denúncia das arbitrariedades cometidas e na defesa intransigente da liberdade.

“Hoje é um marco na história recente do Brasil. Aprovamos a urgência da Anistia e, com isso, abrimos o caminho para devolver humanidade a milhares de pessoas injustamente encarceradas. Homens e mulheres que nunca tiveram passagem pela polícia, muitos que sequer participaram de atos de depredação, mas que tiveram suas vidas e famílias destruídas por perseguição política. Agora, começa a virada de página que o Brasil tanto precisa”, afirmou o deputado Zucco.

O parlamentar destacou ainda que, no Supremo Tribunal Federal, o voto do ministro Luiz Fux desmontou a narrativa de golpe de Estado, evidenciando o caráter político das condenações. Paralelamente, os trabalhos da CPI da Lava Toga trazem à tona denúncias gravíssimas contra o ministro Alexandre de Moraes, reforçando que o país não pode continuar submetido a esse clima de arbitrariedade e hostilidade.

“O que está em jogo é o futuro do Brasil. A Câmara mostrou hoje que não se curvará à injustiça. Nosso compromisso é claro: devolver justiça, devolver a vida e pacificar o país. A Anistia é o primeiro passo para que o Brasil reencontre a normalidade democrática”, concluiu Zucco.

A Oposição celebra a aprovação da urgência como o início da pacificação nacional, reafirmando que nenhum brasileiro pode seguir punido injustamente por motivações políticas.

A partir de agora, inicia-se uma nova etapa, que é a construção de um texto de anistia capaz de reunir o máximo possível de consenso no Parlamento. O objetivo é que a proposta final traduza o sentimento de justiça que move a sociedade brasileira e responda à necessidade urgente de retirar da condição de injustiça milhares de pessoas e famílias. Esse processo de negociação e aperfeiçoamento do texto será conduzido nos próximos dias, sempre com a prioridade de devolver dignidade, liberdade e pacificação ao país.

 

Confira o momento da aprovação do requerimento de urgência para a votação do Projeto de Lei da Anistia  no video abaixo:

 

Confira a fala do Deputado Zucco no video abaixo:

Por Carlos Higgie: “‘Eu Sou Augusto’: uma noite de autógrafos que ecoa memória, identidade e resistência”

Por: Jornalista Nilson Carvalho ativista social, Embaixador dos Direitos Humanos e Cultural  Na próxima quinta-feira, 18 de setembro, às 19h, o Bahia Plaza Hotel – Busca Vida será palco de muito mais do que uma simples noite de autógrafos. O lançamento do romance “Eu Sou Augusto”, do escritor Carlos Higgie, é um convite à reflexão profunda sobre a vida, a memória

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con