A prefeita de Sant’Ana do Livramento publicou, nesta terça-feira (16), um decreto que altera as regras de circulação de cavaleiros durante as festividades do mês Farroupilha. Conforme o texto, entre os dias 9 e 21 de setembro de 2025, está proibida a circulação de cavalos após às 20h em todo o perímetro urbano.
Além da restrição noturna, o decreto também veta a presença de cavaleiros em parques, praças, canteiros e em determinados trechos centrais da cidade, como a Avenida Almirante Tamandaré (entre a Rua Almirante Barroso e a Rua Dr. Fialho), o Largo Hugolino Andrade e a Avenida João Pessoa (da Rua Salgado Filho até o Largo Hugolino Andrade), além da Avenida Almirante Tamandaré até a Rua Antônio F. da Cunha.
O documento prevê duas exceções: no dia 14 de setembro, para o recebimento da Chama Crioula, e no dia 20 de setembro, para a realização do Desfile Farroupilha.
Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito, a medida busca reduzir riscos de acidentes e preservar a segurança de todos. “Após esse horário, observa-se a redução da visibilidade natural, mesmo em locais com iluminação pública, o que aumenta, significativamente, o risco de acidentes envolvendo animais de grande porte. Cabe destacar que os cavalos, por suas características geralmente escuras, tornam-se menos perceptíveis durante a noite, principalmente em vias de maior fluxo de veículos. Além disso, a circulação noturna pode expor tanto os cavaleiros quanto os animais a situações de estresse e vulnerabilidade, agravando a possibilidade de incidentes que comprometam a segurança e o bem-estar coletivo”, explicou.
O decreto, com atualização, entrou em vigor na data de sua publicação.