seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Alessandra Marconatto, o momento é de celebração e reconhecimento:
— É muito importante para nós do curso de Direito. Este ano comemoramos os 10 anos da nossa trajetória. Nesse período, já formamos mais de 200 bacharéis, que hoje atuam em diferentes áreas do Direito, destacou.

O egresso e advogado Rodolfo Gustineli, um dos organizadores da jornada, também ressaltou a relevância do evento e do curso para a região:
— Desde 2015, a Unipampa tem formado profissionais que hoje atuam como advogados, técnicos e em diversas carreiras jurídicas. Sinto-me feliz em ter a Unipampa como minha instituição de ensino, principalmente pela proximidade e o diferencial dos professores, algo que nem sempre encontramos em outras universidades, afirmou.

A primeira edição da Jornada Internacional Jurídica aconteceu em 2023, fruto de uma ideia conjunta de Gustineli e da professora Alessandra. O objetivo, segundo eles, é aproximar a comunidade acadêmica e atrair olhares para o potencial educacional da fronteira.

Neste ano, a programação será realizada em três dias, com início na quarta-feira pela manhã, marcado por um café de boas-vindas e o encontro com egressos do curso. Ex-alunos foram convidados a retornar à instituição para compartilhar suas experiências profissionais com os atuais acadêmicos.

— Queremos valorizar a trajetória dos nossos egressos e mostrar aos estudantes que há muitas possibilidades no campo jurídico. Esse intercâmbio de experiências é fundamental, concluiu Alessandra.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

DRACO prende cincos pessoas suspeitas de envolvido em homicídio e ocultação de cadáver

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Santana do Livramento, deflagrou imediatamente após o crime, com desdobramentos até essa data, 08/09/2025, a OPERAÇÃO JUDAS, que apura as circunstâncias do homicídio doloso consumado ocorrido na madrugada de 23/08/2025, nesta cidade e que vitimou, Joan Iñaki Erramun dos Santos,

Resumo de segunda-feira, dia 08/09/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Marcas mudam fórmulas dos produtos para reduzir custos e proteger a rentabilidade   FOLHA DE S.PAULO – Tarcísio cobra anistia e chama Moraes de ditador e tirano no 7 de Setembro   CORREIO BRAZILIENSE – Lula exalta soberania; Tarcísio ataca Moraes   O GLOBO – Direita pede anistia