seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

SEM VONTANDE PRÓPRIA

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com
Gilberto Jasper - Foto: Divulgação

SEM VOTANDE PRÓPRI

Gilberto Jasper

Jornalista/[email protected]

 

Depois de mais de seis décadas de vida, eu ainda consigo me surpreender. E isso acontece quase todos os dias, nos mais diversos ambientes que frequento.

Na minha adolescência e vida adulta jovem, a tecnologia era artigo raro, assustador. Falava-se no “bug do milênio”, quando 2000 surgisse no horizonte pelo excesso de máquinas e robôs. Era voz corrente que a esta altura da humanidade – 2025 – teríamos o céu congestionado de carros voadores. Isto não aconteceu, a China projeta que dentro de três anos haverá 100 mil veículos voadores transitando por lá.

Quando virei adulto, o contato humano dominava todos os segmentos de atividade. Hoje é difícil encontrar alguma ação do nosso cotidiano que não tenha a tecnologia como fator determinante. As relações humanas estão cada vez mais escassas. E complicadas.

Entre tantos fenômenos pitorescos é o sucesso dos “influencers”. É, de longe, uma das coisas mais bizarras da modernidade. Tento imaginar o cotidiano de uma pessoa que ganha a vida recomendando todo tipo de hábito, produto ou comportamento para uma legião de fãs.

Além disso, soa surrealista a fortuna acumulada por boa parte destes charlatões, a partir da dependência que tomou conta de boa parte da humanidade. A personalidade sucumbiu aos modismos, à ditadura da opinião pública. O sucesso é garantido. Afinal não faltam patrocinadores para bancar os palpiteiros das redes sociais.

O “moderno”, atualmente, exige integrar uma espécie de manada, exército da repetição, onde músicas, comidas, termos/expressões, roupas, acessórios e hábitos são ditados por um influenciador, dono da verdade absoluta. Conheço muita gente que não sai de casa sem antes consultar seus arautos preferidos. Em suas mensagens, eles dirão o que vestir, se é aconselhável sair de casa ou trabalho em “home office”, qual o alimento mais aconselhável, o perfume do dia.

Um significativo contingente de seres humanos sobrevive graças ao auxílio de uma muleta psicológica, incapaz de ter vontade própria ou de assumir suas vontades, gostos e preferências. Um velho ditado reza: “O que está na moda não incomoda”, mas este modismo tornou as pessoas subalternos de espertalhões que faturam bilhões com a ingenuidade de tantos.

Brasil e Uruguai dividem pódio na final do Freio de Ouro 2025

Bi-grande Campeã da Exposição do Prado, a fêmea gateada India Envenenada Del Chamame (Box 25) somou 20.770 pontos e levou o Freio de Ouro 2025 para o Uruguai, em uma tarde de arquibancadas lotadas e torcida animada, na Expointer. A égua “doble chapa” é filha de Basco Veneno e Indiecita Del Chamame e foi credenciada para a final em terras

Expointer 2025 encerra com marca de 1 milhão de visitantes

A 48ª Expointer entra para a história como a edição dos recordes no número de visitantes e na comercialização da agricultura familiar. Realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a feira alcançou o maior público de todas as edições, superando as marcas registradas em anos anteriores. Os resultados foram apresentados neste domingo (7/9), em coletiva de imprensa

Semana Farroupilha 2025 em Sant’Ana do Livramento terá extensa programação artística e cultural

A tradição gaúcha estará em evidência em Sant’Ana do Livramento durante a Semana Farroupilha 2025, que contará com uma agenda especial de atividades culturais, artísticas e educativas. De 15 a 19 de setembro, CTGs, escolas, entidades e artistas locais estarão envolvidos em apresentações, palestras e oficinas que celebram a história e a identidade do Rio Grande do Sul. 📅 Confira