Por Ascom Sedec
Com o objetivo de ampliar as oportunidades de negócios para fornecedores locais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Invest RS e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) se reuniram nesta terça-feira (2/9) com representantes da CMPC, multinacional chilena responsável pelo maior investimento privado da história do RS, no valor de R$ 27 bilhões. O encontro está no escopo do Conexão Indústria RS, ação que fomenta o desenvolvimento e O adensamento das cadeias produtivas do RS, construído em parceria com a Fiergs e que faz parte das iniciativas do Empreender RS.
Durante a reunião, foram discutidas ações concretas para ampliar as oportunidades de negócios entre a CMPC e fornecedores do Estado. A proposta é fomentar a economia regional por meio da articulação de parcerias estratégicas com empresas gaúchas, promovendo o adensamento das cadeias produtivas e, consequentemente, a geração de empregos.
Para o titular da Sedec, Ernani Polo, “essa parceria é um exemplo de como o setor público pode atuar como catalisador de oportunidades, conectando grandes empresas a fornecedores locais, promovendo inovação e competitividade”. O secretário destacou que esta reunião faz parte da consolidação do Conexão Indústria RS como ferramenta de transformação econômica no Estado. “Com foco em resultados concretos, a expectativa é que novas parcerias sejam firmadas nos próximos meses, ampliando o alcance do programa e fortalecendo o setor industrial gaúcho”, concluiu.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, falou da importância do Conexão Indústria RS. “Este programa é uma ponte estratégica entre investidores e fornecedores locais, fortalecendo nossas cadeias produtivas e ampliando oportunidades de negócios em todo o Estado”, disse.
Para o presidente da Fiergs, Claudio Bier, o Conexão Indústria RS é uma oportunidade que se abre para a indústria gaúcha, que tem muita qualidade técnica para integrar de diversos setores. “Nosso objetivo é mobilizar fornecedores locais para que participem de forma ativa desse grande projeto, garantindo que parte significativa do investimento permaneça no Rio Grande do Sul”, disse Bier.
Também foram abordados durante a reunião a necessidade de identificar as demandas específicas da CMPC que possam ser atendidas por fornecedores gaúchos e a organização de encontros de negócios entre a empresa e potenciais parceiros locais. A multinacional chilena demonstrou interesse em ampliar sua rede de suprimentos com foco em inovação e sustentabilidade, alinhando-se aos objetivos do Conexão Indústria RS.
Visita técnica à CMPC
O diretor-geral da CMPC, Antonio Lacerda, destacou o avanço do projeto Conexão Indústria RS e reforçou a disposição da companhia em abrir suas portas para que entidades do setor possam conhecer de perto as iniciativas em andamento. “A CMPC tem interesse em construir uma relação próxima e proativa com as indústrias gaúchas. Sabemos que, quando unimos forças, impulsionamos o crescimento sustentável, fortalecemos a economia do estado e abrimos caminho para mais empregos e oportunidades para todos”, disse.
Durante o encontro, foi definido um cronograma de visitas técnicas para que os futuros fornecedores gaúchos da CMPC tenham a oportunidade de vivenciar o ambiente de uma indústria de celulose, compreender os requisitos do projeto em Barra do Ribeiro e alinhar-se às demandas de excelência que a companhia estabelece em suas parcerias.
O diretor da Fiergs, Hernane Cauduro, explicou que as entidades da indústria serão convocadas para indicar empresas capacitadas para efetivar o fornecimento. “Nós vamos mobilizar os representantes da indústria para que eles conheçam as exigências da CMPC. As empresas que porventura não tiverem algum requisito, poderão se capacitar por meio do Senai e o Sesi e, as que não forem escolhidas, receberão um retorno do porquê da negativa”, detalhou.
Participaram também a diretora-geral do Sistema Sesi, SENAI-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, e o Gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior e dos Conselhos Temáticos da Fiergs , Luciano D’Andrea.
Conexão Indústria RS
Com mais de 52 mil indústrias em operação no Rio Grande do Sul, o Conexão Indústria RS busca mobilizar esse ecossistema produtivo para atender às demandas de grandes empresas. A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento econômico sustentável e a valorização da produção local.
A ação faz parte do Empreender RS que, liderado pela Sedec, reúne iniciativas destinadas ao estímulo do empreendedorismo, à atração de investimentos, à prospecção de mercados e ao fortalecimento da posição do RS como um polo de promoção de negócios nacionais e internacionais.