qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

PRF encerra 4ª edição do FETRAN Binacional em Sant’Ana do Livramento

Na sexta-feira (26), aconteceu o encerramento do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), na Sala Cultural de Santana do Livramento. Esta foi a quarta edição de uma ideia que transforma atitudes para salvar vidas.
“A mudança de atitudes no trânsito, iniciada na escola e compartilhada com a comunidade escolar, é o primeiro passo para a redução de acidentes e vítimas no trânsito”, destaca o inspetor Emerson Roberto Muniz da Silva, chefe da Delegacia PRF em Santana do Livramento-RS.
O projeto tem parceria com demais órgãos de segurança e educacionais de Santana do Livramento e Rivera, que conta com 10 escolas da fronteira, sendo oito em Livramento e duas em Rivera.
O FETRAN teve a participação direta de mais de três mil alunos e professores da rede de ensino. Durante o projeto, os professores e alunos realizaram trabalhos com a temática trânsito, desenvolvidos como temas transversais no currículo escolar, e chamando a atenção para questões diversas ligadas à segurança na prevenção de acidentes. Os trabalhos envolvem indiretamente a comunidade escolar (pais, moradores, empresas, etc) estimando atingir cerca de 30 mil pessoas.
Somente no mês de outubro foram duas fases de apresentações dos resultados finais dos trabalhos. A primeira no âmbito escolar e a segunda em âmbito municipal, onde todos os trabalhos foram expostos para toda a comunidade, na final do Festival.
O FETRAN em Santana do Livramento tem participação direta da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Trânsito, Intendência Departamental de Rivera, Direción Departamental de Trânsito de Rivera e Inspeción de Educacion Primária. Além disto, conta com o apoio de outras instituições como Exército Brasileiro, Brigada Militar e Polícia de Rivera.

Moraes e as contradições de um julgamento político

  O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal é a prova cabal de que estamos diante de um processo político, e não jurídico. As falas do ministro Alexandre de Moraes durante a sessão escancaram contradições graves, violações constitucionais e uma tentativa deliberada de sufocar a defesa para impor uma narrativa já escrita. O ministro afirmou que não

Exclusivo: Perícia aponta fraude temporal em relatório da PF que embasou ação de Moraes contra empresários de direita

Exclusivo: Um laudo pericial independente identificou indícios de fraude temporal no relatório da PF usado por Alexandre de Moraes para justificar a operação contra empresários bolsonaristas em 23 de agosto de 2022.   Confira a matéria completa no link abaixo: CLIQUE AQUI   Publicação jornalistica garantida pelo art. 220 da Constituição Federal, cujos preceitos fundamentais foram reconhecidos pelo Supremo Tribunal