Nesta data, nos quartéis em todo o território nacional, lembramos o nascimento do Duque de Caxias, militar que, de cadete a marechal, dedicou sua vida ao Exército e ao Brasil, inspirando todos nós pelos exemplos de retidão, patriotismo, coragem e dedicação.
Inspirados em Caxias, nossos homens e mulheres, diariamente, encaram o desafio de trabalhar pelo Brasil, adestrar-se para a guerra e servir na plenitude da acepção da palavra. Nossa carreira é de sacrifício e abnegação, fazendo com que estejamos sempre recomeçando nossas vidas em locais diferentes, com nossos filhos e cônjuges que aprendem desde cedo a viver longe do afago dos familiares, trocando de escola e amigos, tudo isso com pouca possibilidade de acúmulo de patrimônio e com o único privilégio de servir à Pátria sem restrições.
Nós, Soldados de Caxias, cultuamos a cidadania e o civismo, trabalhando diuturnamente com disponibilidade permanente e dedicação exclusiva para defender o Brasil, salvaguardando sua soberania e protegendo seu povo, nosso maior patrimônio.
Hoje, enfrentamos a infeliz ação detratora de brasileiros que se preocupam muito mais com paixões momentâneas do que com o futuro e a estabilidade nacional. Mas seguiremos fortes, unidos, altivos e orgulhosos de nossa história, nosso trabalho e nossa onipresença institucional.
Seguiremos firmes, com espírito de doação integral à carreira e perseverança, mesmo sob os efeitos das restrições orçamentárias que nos atingem, pois sabemos que os verdadeiros soldados, os que amam a profissão, os discípulos de Caxias, comprometem-se com a ética, dissuadem pelo exemplo e são temidos pelos adversários, nunca pela sua Pátria, de quem são os mais leais garantidores e representam o último reduto de defesa.
Senador Hamilton Mourão