seg, 20 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Morfologia dá a largada para as grandes finais do Cavalo Crioulo

Foto: divulgação/Kaue Cariolato

Abrindo a temporada das grandes finais do Cavalo Crioulo na 48ª Expointer, a Morfologia vai reunir 283 animais para definir o Melhor Exemplar da Raça entre machos e fêmeas classificados em 2025. O vencedor será conhecido na tarde do domingo, 31 de agosto. “Este foi um ciclo bastante concorrido, com 30 Passaportes — nove a mais do que no ano passado —, percorrendo nove estados do Brasil, o que resultou em mais de 2 mil animais participando das seleções, confirmando a qualidade que veremos na final”, analisa o vice-presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas, André Luiz Narciso Rosa.

Antes mesmo de se iniciar oficialmente a feira em Esteio (RS), a disputa promete ser concorrida na Arena do Cavalo Crioulo desde o começo dos julgamentos na manhã de 29 de agosto, sexta-feira. Principalmente entre as fêmeas, já que as categorias de Potrancas são as mais numerosas, com 39 na Menor e 40 na Maior. “Temos um número crescente de animais jovens, com destaque para a qualidade das fêmeas”, destaca Rosa.

Na Arena do Cavalo Crioulo, os jurados Eduardo Móglia Suñe e Luiz Alberto Martins Bastos, com Rodrigo Albuquerque Py como árbitro, serão os responsáveis pelas avaliações. Os animais chegam à final chancelados nos Passaportes, na Prévia Morfológica ou pelo Ranking das Exposições Morfológicas e têm como origem os estados do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), Distrito Federal (DF), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e São Paulo (SP).

Já a grande final do Freio de Ouro será no dia ao longo do dia 06 de setembro, no sábado, reunindo 96 conjuntos na disputa que terá início no dia 02 de setembro.

Por Abdon Barretto Filho: Abdon Barretto Filho foi indicado como finalista do Digital Transformation Awards 2025

Abdon Barretto Filho é Economista, Mestre em Comunicação Social especializado nas aplicações da Economia, Comunicação e Marketing nas Cidades (City Marketing), Empresas e Entidades, incluindo a Economia do Turismo, Marketing Turístico, Marketing de Relacionamento, Desenvolvimento de Novos Negócios, entre outras atividades. Nascido na Bahia e radicado no Rio Grande do Sul desde 1983, tem contribuído nos setores privados e públicos,

Por Jerônimo Goergen: O fortalecimento do setor cerealista brasileiro

  O setor cerealista brasileiro vive um novo momento. De Norte a Sul do país, empresas que atuam na originação, armazenagem, beneficiamento e comercialização de grãos consolidam seu papel estratégico dentro do agronegócio nacional. Depois de anos lutando por reconhecimento e condições justas de concorrência, o segmento conquistou um espaço que há muito tempo merecia ocupar. Tivemos avanços significativos. Um