Partido elegeu nova executiva em abril, mas disputas internas travam decisão e comando nacional até o momento não homologou a troca e nem nomeou comissão provisória para dirigir a legenda
20/08/2025 | 10:00
Flavia Bemfica
Alvo de disputa interna, o PSB gaúcho está sem comando. A situação é admitida por diferentes lideranças da sigla no Estado, que evitam se manifestar publicamente. Ela se dá porque, até o momento, a direção nacional não homologou a eleição da nova executiva do partido, realizada no mês de abril. E o mandato da executiva anterior venceu em 31 de julho.
Via assessoria, o diretório do RS confirmou nesta quarta-feira que Mario Bruck, presidente até 31 de julho, não comanda mais a legenda. E que o presidente eleito em abril, o atual diretor da Fase, José Luiz Stédile, não assumiu. A assessoria não soube informar se Stédile pode responder interinamente pelo partido. No site do diretório gaúcho, até a manhã desta quarta, é o nome de Bruck que segue como o de presidente. Há expectativa no RS de que o caso tenha um desfecho nos próximos dias. A direção nacional não confirma esta possibilidade. A informação em Brasília é de que o caso do RS só será decidido na próxima reunião da executiva nacional, que ainda não tem data para acontecer.