qui, 9 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

Por deputado Zucco – Nota Oficial: Censura disfarçada de proteção às crianças coloca o Congresso na mira dos Estados Unidos

Deputado Zucco (PL) - Foto: Cedida

 

O Congresso Nacional está prestes a cometer um erro histórico. Ao colocar em votação, de forma açodada e sem o devido debate, o chamado “projeto de adultização das crianças”, a Câmara dos Deputados empurra o Brasil para a linha de fogo contra os Estados Unidos.

O governo e a esquerda estão se aproveitando de uma pauta legítima — a proteção das crianças e adolescentes — para impor, às pressas, um verdadeiro cavalo de Troia: a censura às redes sociais e o controle das plataformas digitais. Essa manobra não engana ninguém. O objetivo é calar vozes, perseguir opositores e restringir liberdades fundamentais.

É preciso lembrar que uma das razões centrais para as recentes retaliações dos Estados Unidos contra o Brasil foi a escalada autoritária do ministro Alexandre de Moraes. Ele não apenas censurou perfis e derrubou páginas, mas também avançou contra empresas norte-americanas, impondo decisões que extrapolaram os limites geográficos do Brasil e invadiram o direito americano. Foi esse abuso, esse ataque direto às companhias de tecnologia dos EUA, que levou à reação dura do governo norte-americano.

Agora, de forma irresponsável, o Congresso se soma a essa cruzada contra as plataformas digitais. A votação conduzida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, foi um verdadeiro atropelo: convocou a sessão, abriu os trabalhos e imediatamente colocou a urgência em votação simbólica, sem permitir debate, sem dar chance de discussão e sem permitir sequer que a oposição pedisse a verificação nominal. Um procedimento sem precedentes, escancarado, que mostra a pressa em empurrar um projeto de censura disfarçada.

A manifestação pública do advogado do presidente Donald Trump, Martin De Luca, é prova inequívoca de que o alerta já chegou ao radar do governo norte-americano. Quando o advogado de Trump denuncia esse atropelo, a mensagem é clara: esse tema baterá às portas do Departamento de Estado e da Casa Branca. E quais serão as consequências disso? Ainda temos tempo de corrigir os rumos dentro do Parlamento.

A proteção das crianças é um tema sério e precisa ser tratado com responsabilidade. Mas usar essa pauta para impor censura às plataformas digitais é um abuso inaceitável. É preciso, sim, discutir o tema da adultização — mas de maneira séria e criteriosa: com a criação de um grupo de trabalho, com uma comissão geral reunindo especialistas e com a participação direta das plataformas digitais, que têm responsabilidades e devem reforçar seus mecanismos internos de segurança e controle.

Do jeito que está sendo conduzido, no entanto, o Congresso caminha para importar o modelo chinês de regulação das redes, entregando a uma agência do próprio governo o poder de decidir o que pode ou não pode ser dito, o que pode ou não pode ser postado. Isso é de uma tremenda irresponsabilidade, e a oposição não compactuará com esse retrocesso.

Ao agir dessa forma, o Congresso deixa de ser parte da solução e passa a ser parte do problema, aprofundando a crise com os Estados Unidos e expondo o Brasil a consequências ainda mais graves.

Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

Operativo “Norte seguro” en diversas rutas de Rivera

Con el objetivo de brindar seguridad en el departamento de Rivera, se llevó a cabo el “Operativo Norte Seguro” en rutas N° 5, 26, 27, 28, 29 y 30. En la oportunidad se realizó el despliegue de las Unidades Intervinientes, Seccional 2°, 3°, 4°, 5°, Unidad de Respuesta y Patrullaje Rural, Grupo de Respuesta Táctica, Equipo K-9 de la Jefatura