Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
Valor Econômico – Número de falências durante processo de recuperação judicial chega a 30% no 2º tri
FOLHA DE S.PAULO – Após ouvir europeus, Trump promete cúpula Putin-Zelenski
O GLOBO – Trump acena apoio à segurança da Ucrânia e quer reunião ´trilateral´
CORREIO BRAZILIENSE – Brasil rebate EUA, e Moraes avisa que não haverá recuo
O ESTADO DE S.PAULO – EUA apertam cerco a Moraes; Brasil contesta investigação
Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes
Falências aumentam – O número de empresas em recuperação judicial que não conseguiram se reequilibrar e foram à falência bateu recorde no fechamento do 2º trimestre. Das 147 companhias que tiveram seu processo encerrado, 43 – quase 30% – faliram. É o maior número desde abril de 2023, o início do levantamento da consultoria RGF & Associados. Esse percentual costuma girar em torno de 20%. O aumento das falências se dá em meio a um recorde no volume de recuperações judiciais. No fim do trimestre, havia 4.965 companhias renegociando suas dívidas na Justiça, alta de 17,5% ante igual período de 2024. em torno de 20%. O aumento das falências se dá em meio a um recorde no volume de recuperações judiciais. No fim do trimestre, havia 4.965 companhias renegociando suas dívidas na Justiça, alta de 17,5% ante igual período de 2024. Segundo especialistas, os juros altos são o principal motivo tanto para o aumento no número de recuperações judiciais quanto no de conversões em falência. Com 388 empresas em recuperação no fim de junho – alta de 59,7% em relação ao mesmo período de 2024 -, o agronegócio é o que mostra situação mais delicada em termos relativos, com quase 12 empresas a cada mil renegociando dívidas na Justiça.
Muito lero-lero – Em uma maratona de reuniões com representantes europeus e da Ucrânia, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que começou as negociações para uma reunião entre os líderes russo, Vladimir Putin, ucraniano, Volodymyr Zelensky, e ele próprio, voltada a discutir um acordo de paz para o conflito iniciado há três anos e meio. Se o russo topou mesmo, é incerto. Trump publicou na rede Truth Social a informação, dizendo que pretende participar do encontro após os rivais conversarem. Ele afirma que isso foi combinado durante uma ligação com Putin, ao fim da reunião com Zelenski e seus aliados. O assessor presidencial Iuri Uchakov disse apenas que houve concordância em aumentar o nível do diálogo Rússia-Ucrânia, reduzido a delegações de nível mais baixo. Trump também não deu uma data para o encontro. Na Casa Branca, Trump sugeriu que poderá participar, com suas tropas, de uma eventual força de paz, ao mesmo tempo em que mostrou, mais uma vez, a disposição da Casa Branca para satisfazer alguns desejos de Moscou, como sobre os territórios ocupados e a pausa nos combates.
Queda de braço EUA x Br – O Ministério das Relações Exteriores (MRE) enviou nesta segunda-feira, 18, uma defesa ao United States Trade Representative (USTR) — o Escritório do Representante Comercial dos EUA — sobre as acusações de práticas desleais de comércio por parte do Brasil, na Seção 301. O Itamaraty afirmou que não reconhece a legitimidade das acusações e que a Organização Mundial do Comércio (OMC) é o único foro apropriado para a solução de impasses comerciais. O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou a ineficácia da medida cautelar da Justiça do Reino Unido que determinou ao Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em março deste ano, a desistência de ação na Corte que pede a suspensão dos contratos firmados entre escritórios ingleses e municípios brasileiros. Na decisão proferida nesta segunda-feira, 18, Dino afirmou que decisões judiciais estrangeiras só podem ser executadas no Brasil mediante homologação ou por meio de mecanismos de cooperação internacional. Em reação à decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, o governo dos Estados Unidos usou as redes sociais para avisar que nenhum tribunal estrangeiro pode anular punições aplicadas pelos EUA. Em postagem replicada pela embaixada americana no Brasil, a gestão de Donald Trump ainda ataca o ministro Alexandre de Moraes, chamado de “tóxico”.
“Não haverá recuo” – Em entrevista ao jornal The Washington Post, da capital dos Estados Unidos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deixou claro que não vai recuar de suas decisões sobre Jair Bolsonaro, réu no STF por tentativa de golpe de Estado. Um aviso direto ao presidente Donald Trump, que vem tentando influenciar no julgamento do ex-presidente. A perseguição ao magistrado começou com a imposição de sanções comerciais de 50% a parte das exportações brasileiras para os EUA. Prosseguiu ao cassar-lhe o visto de entrada no país e, na sequência, ao enquadrá-lo na lista dos atingidos pela Lei Magnitsky — que bloqueia bens e ativos em território norte-americano e impõe uma série de restrições bancárias. “Não existe a menor possibilidade de recuar nem um milímetro sequer. Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido”, garantiu o ministro. Na reportagem, o ministro afirmou que sempre buscou inspiração na história da governança norte-americana, discorrendo sobre as obras de John Jay, Thomas Jefferson e James Madison. “Todo constitucionalista tem uma grande admiração pelos Estados Unidos”, observou.
CPMI do INSS – A comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que vai investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será instalada amanhã sob a tensão do acirramento dos embates entre o governo e a oposição. Por causa disso, os dois lados estão escolhendo a dedo os integrantes e vão para a disputa política com tropas de choque. O Palácio do Planalto está confiante de que conseguirá deter os esforços dos bolsonaristas de tentar jogar no colo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a culpa pelos descontos ilegais de aposentados e pensionistas. Os governistas contarão com um time experiente para atribuir à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro uma grande parcela de culpa pelas irregularidades. A presidência está entregue ao senador Omar Aziz (PSD-AM), veterano no comando de CPIs — esteve à frente daquela que investigou a demora de Bolsonaro na compra de vacinas contra a covid-19 e a adoção de métodos ineficazes no enfrentamento da doença. A tropa de choque governista contará, ainda, com os titulares Eduardo Braga (MDB–AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Eliziane Gama (PSD-MA), Rogério Carvalho (PT-SE), Fabiano Contarato (PT-ES) e Leila Barros (PDT-DF). Mas a oposição trabalha para equilibrar o jogo colocando parla mentares midiáticos e com grande capilaridade nas redes sociais. A força dos adversários do governo está nos representantes dos deputados. Foram indicados para compor o colegiado os bolsonaristas Coronel Chrisóstomo (PL-RO), Coronel Fernanda (PL-MT), Adriana Ventura (Novo-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS). A relatoria da comissão está nas mãos de Ricardo Ayres (Republicanos-TO), deputado de primeiro mandato indicado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Adultização: Motta quer votar PL, bolsonaristas resistem – A garantia dada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que levará, ainda esta semana, à votação um projeto de lei com vistas a fazer com que as plataformas de internet ajam contra a adultização de crianças e adolescentes, pode enfrentar problemas. Isso porque a oposição pretende atrelar à apreciação do projeto de lei — possivelmente o PL 2.628/22, que está adiantado e tem até mesmo relatório apresentado na Comissão de Comunicação — temas de seu interesse, como a votação da proposta de emenda constitucional (PEC) do fim do foro privilegiado. Mas esse não é o único ponto de resistência da oposição. Há o temor de que o projeto sobre a adultização torne-se uma espécie de “cavalo de Troia” e que receba alguma emenda sobre a regulamentação das redes sociais. Embora o PL 2.628 seja muito específico quando versa sobre as restrições que impõe às plataformas, caso vá mesmo à votação os bolsonaristas querem discutir a supressão do texto da expressão “dever de cuidado” — que obriga as redes de agir com diligência e responsabilidade para evitar causar danos às pessoas. O relator, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), propõe que seja retirada. Os oposicionistas veem nela uma porta aberta à regulamentação, mas os governistas querem mantê-la.
Deputado propõe criar Cide Digital – O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) apresentou um projeto de Lei propondo a criação da Cide Digital — contribuição de intervenção no domínio econômico voltada para plataformas de internet que faturam mais de R$ 100 milhões anuais e têm, ao menos, 1 milhão de usuários no país. A alíquota seria de 5% sobre a receita bruta. Os recursos teriam destinação vinculada: 40% para o Fundo Nacional de Regulação e Justiça Fiscal Digital, 30% para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 10% para a Política Nacional de Educação Digital, 10% para o Programa Internet Brasil e 10% para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.
A dor de ser agredida – A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, utilizou o perfil que mantém no Instagram para denunciar casos de violência de gênero e raça que sofre na plataforma. Em vídeo publicado ontem, ela disse que os ataques são sofridos “diariamente” em todas as redes sociais e questionou que é “impressionante” a falta de avanços sociais ausência de leis, mas uma falta de aplicação da legislação. na discussão sobre política, gêne ro, raça e na garantia total dos direitos humanos. No vídeo, a ministra mostrou uma captura de tela na qual um usuário — cujo nome, rosto ou perfil não foi divulgado — com xingamentos racistas contra ela. Nas mensagens, Anielle é chamada de “prostituta”, “comunista de merda” e “fedida”. O mesmo agressor envia figurinhas de banana na mensagem.
Caiado, Zema e Tarcísio absorvem ataque do filho 02 – Chamados de “ratos” e “oportunistas” em uma postagem no X (antigo Twitter) pelo filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro, o vereador carioca Carlos Bolsonaro — e reproduzida pelo irmão, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) —, os governadores de direita pré-candidatos à Presidência tiveram de fazer uma grande ginástica, ontem, para passar a ideia de que não se sentiram ofendidos. Em diferentes momentos, Ronaldo Caiado (União-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) tentaram dar pouco peso à ofensa. Em entrevista à Globonews, Caiado preferiu atribuir o insulto ao fato de que Carlos sofre com a prisão domiciliar do pai. Por sua vez, Zema afirmou estar surpreso com os xingamentos de Carlos, mas disse que “até marido e mulher discordam”. Já Tarcísio disse que trabalha com foco na gestão do estado e que não gasta tempo pensando numa candidatura a presidente.
Congresso quer vetar repasses a sindicatos – Se depender do número de projetos de lei apresentados para evitar descontos no contracheque dos aposentados, os sindicatos e associações podem buscar novas formas de financiamento. Há 99 propostas apensadas ao projeto do deputado Danilo Forte (União-CE) que pretende barrar os descontos em folha de aposentadorias e pensões. Se cada autor fizer a sua campanha no partido, sobrarão votos para secar a fonte dos sindicatos e associações. Os projetos também desejam dar um basta aos empréstimos consignados. A ideia é limitar essa possiblidade a quem tiver registro no Banco Central, o que certamente reduzirá o universo daqueles que passam o dia infernizando os telefones de quem entrou com o pedido de aposentadoria. Esse tema vai para a pauta a fim de dar aos congressistas um discurso “do bem”, depois do desgaste do motim em plenário.
Vai escalar- A tensão entre o governo brasileiro e os Estados Unidos não vai terminar tão cedo. Especialmente depois da entrevista do ministro Alexandre de Moraes ao The Washington Post. Por isso, na avaliação do Itamaraty, é preciso separar as estações econômicas e políticas, o que até agora não foi possível.
Quem pode ajudar – Diante das dificuldades do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo Lula nos Estados Unidos, quem pode ajudar a resolver esse problema é o Legislativo. Já passou da hora de as instituições acionarem os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre (União AP), além das comissões de Relações Exteriores das duas Casas.
Para tudo – Essa tensão entre Estados Unidos e instituições brasileiras fez com que os partidos dessem uma segurada nos movimentos das candidaturas ao Planalto. À exceção do PT, que tem Lula como candidato à reeleição, e do Novo, que lançou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, à Presidência da República no último fim de semana, ninguém mais se mexe. A não ser, é claro, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível.
Muita calma nessa hora – O União Brasil, que tem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como pré-candidato ao Planalto, não colocará suas fichas na candidatura. A ordem é esperar virar o ano para ver o que acontece e como se comportam as pesquisas.
No aquecimento – O deputado federal e secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz (PSD-RJ, foto), confirmou à coluna a pré-candidatura à reeleição em 2026. “Está confirmadíssimo”, disse, sorridente, em evento do RenovBR, que apresentou a turma para as eleições de 2026.
Alunos que chegaram longe – Por falar em RenovaBr, a escola de política tem o que comemorar. Entre alunos formados pela instituição estão Daniel Soranz e a deputada federal Camila Jara (PT-MS). A escola tem, atualmente, mais de 900 alunos ocupando espaços públicos. O modelo deu tão certo, que o Renova compartilha o seu método com mais seis países pela América Latina, em busca de fortalecer a democracia.
Já em Recife…/ A respeito das suspeitas de sobrepreço nas obras do parque Eduardo Campos, no valor de R$ 250 milhões, a prefeitura da capital pernambucana respondeu à coluna, por nota, que o relatório do Tribunal de Contas estadual é preliminar e que ainda falta o julgamento do conselheiro relator. “A gestão municipal vem apresentando nos autos as justificativas técnicas para todos os pontos indicados pelo TCE-PE, considerando que as impressões dos auditores incidiram sobre trechos da obra que ainda estavam em andamento”, argumenta a gestão de João Campos.
Lisura – “A prefeitura reitera a lisura de todos os procedimentos administrativos adotados no contrato e permanece à disposição dos órgãos de controle”, acrescenta a nota-
Defesa da soberania – Presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), Raul Jungmann diz que a decisão do ministro Flávio Dino, do STF, de restringir os efeitos da Lei Magnitsky no Brasil cria um precedente para a defesa da soberania nacional. Dino utilizou uma ação do Ibram contra a possibilidade de prefeituras afetadas pela desastre de Mariana acionarem a Justiça britânica como matéria correlata para sua decisão sobre sanções aplicadas pelo governo Trump contra o ministro Alexandre de Moraes. Segundo Jungmann, a relação entre os dois casos é possível e natural. “No centro está a defesa da soberania. Acho que é uma reafirmação extraordinária do STF a respeito da jurisdição da Justiça brasileira e da reafirmação da Constituição”, declarou.
Seguirão Lula – Um recuo na bancada do PT tirou a maioria apertada no Senado a favor do aumento do número de deputados federais, o que anula a possibilidade de derrubada do veto do presidente Lula ao projeto, a menos que haja uma reviravolta em outros partidos. Os senadores do PT foram decisivos para a aprovação das 18 novas vagas, passando o total de cadeiras da Câmara de 513 para 531, mas não pretendem se colocar contra uma decisão de seu maior líder político.
Ciro Gomes volta a atacar prefeita – O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) acusou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), de envolvimento em escândalos sexuais no Ceará. A fala foi proferida durante um aniversário do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (União Brasil) e circula nas redes sociais. No vídeo, Ciro afirma que Camilo, que também é ex-governador do estado, tinha a ajuda da prefeita de Crateús (CE), Janaína Farias (PT), para “recrutar” as moças. Janaína foi eleita segunda suplente de senadora na chapa de Camilo em 2022. O ex-ministro já ofendeu Janaína em outra ocasião, tendo sido condenado a pagar R$ 52 mil por violência política de gênero contra a prefeita, por tê-la chamado de “assessora de assuntos de cama”. A decisão foi da juíza Priscila Faria da Silva, do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios). Cabe recurso.
Nunes Marques pede vista e adia julgamento – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques pediu vista —mais tempo para analisar o caso— e adiou o julgamento do tema 1.370, que decidirá se o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve pagar BPC (Benefício de Prestação Continuada) a mulher vítima de violência. O BPC é uma renda assistencial no valor do salário mínimo paga a idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência que façam parte de famílias com renda per capita (por pessoa) de até um quarto do salário. Até a tarde desta segunda-feira (18), data prevista para o julgamento chegar ao final, oito ministros reconheceram que, ao ser afastada de suas atividades conforme determina a Lei Maria da Penha, a mulher tem direito a benefício previdenciário, caso seja segurada da Previdência Social, ou assistencial, caso seja de baixa renda. Votaram com o relator, ministro Flávio Dino, que propôs o pagamento, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin e André Mendonça. Faltavam Nunes Marques, Luís Roberto Barroso, presidente do STF, e Gilmar Mendes.
Brasil deveria dar alguma vitória a Trump, diz Tarcísio – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu que o Brasil deveria conceder uma vitória a Donald Trump para destravar as negociações do tarifaço. Em uma palestra a investidores promovida em um hotel da zona sul de São Paulo nesta segunda-feira (18), Tarcísio voltou a criticar a condução da crise gerada pela imposição de uma sobretaxa de 50% a produtos brasileiros pela gestão do líder republicano. “Eu acho que é fundamental compreender um pouco do estilo do presidente americano. É um presidente que vive na economia da atenção. É um presidente que gosta de sentar com o chefe de Estado, botar um chefe de Estado sentado lá e dizer: olha, conseguiu uma vitória. E ele está querendo colecionar vitórias. Então, por que não entregar alguma vitória para ele? Por que não fazer algum gesto?”, questionou Tarcísio.
Ex-ministros de Temer condenam sanções – Sete ex-ministros do governo Michel Temer lançaram um manifesto contra a decisão do governo do norte-americano Donald Trump de suspender o visto da filha do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Além do petista e de seus familiares, a medida atingiu ex-integrantes da pasta que participaram da implementação do programa Mais Médicos, Mozart Júlio Tabosa Sales e Alberto Kleiman. Endossam a carta os ex-ministros Carlos Marun (Secretaria de Governo), Esteves Colnagno (Planejamento), Gilberto Occhi (Saúde), Luislinda Vallois (Cidadania), Maurício Quintella (Transportes), Pádua Andrade (Integração Nacional) e Valter Casemiro (Transportes). O grupo convocou a sociedade a se unir “na defesa da independência da Pátria neste momento ímpar da nossa História” e reafirmou compromisso com a soberania nacional. No texto, os ex-ministros também citam Michel Temer e ressaltam sua defesa do diálogo em momentos de crise.
Barroso diz que não tem planos de antecipar sua aposentadoria – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, negou ontem que pretenda antecipar sua aposentadoria. Ele deixa o comando da Corte no dia 29, quando será substituído no cargo pelo ministro Edson Fachin, eleito na semana passada. — Não, não vou me aposentar, não. Estou feliz com a vida”, disse o ministro, em Cuiabá, onde esteve para compromissos oficiais para manter sua agenda de visitas às escolas públicas, onde os alunos costumavam falar sobre o valor da democracia, da cidadania e da importância da educação. Segundo o colunista Lauro Jardim, do GLOBO, o comentário mais insistente em Brasília é que a Embaixada em Paris seria reservada para ele. Ontem, Barroso também reagiu às críticas de que o país viveria uma “ditadura do Judiciário”, narrativa levantada por Bolsonaro. – Só quem não viveu uma ditadura o diz. As ditaduras são regimes políticos em que há uma absoluta falta de liberdade, em que há tortura, censura, pessoas que vão para o exílio ou que são aposentadas compulsoriamente. Nada disso acontece no Brasil”, disse.
Moro vive resistência interna e busca outra sigla para 2026 – Líder nas pesquisas para o Governo do Paraná em 2026, o senador Sergio Moro (União) enfrenta resistências dentro do próprio partido para lançar candidatura e embates em alianças locais ao tentar consolidar apoio político no estado. Mesmo à frente nas intenções de voto, o ex-juiz da Lava Jato acumula atritos internos e vê o governador Ratinho Júnior (PSD) articular sua sucessão. De olho na composição para o ano que vem, Moro procurou recentemente o Diretório Nacional dos Republicanos para articular sua candidatura, conforme relatado pelo colunista Lauro Jardim, do GLOBO, mas esbarrou em obstáculos criados por acordos locais.
Marino tem atuação apagada e é cobrado por Lula – O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, enfrenta dificuldades em sua gestão, com projetos importantes paralisados e críticas internas. Seus esforços para acabar com o saque-aniversário do FGTS e regulamentar trabalhadores de aplicativos não avançaram, destacando um papel secundário no governo. Apesar disso, Marinho permanece no cargo, mas deve sair em abril para disputar reeleição como deputado federal.
PSDB traça meta para Ciro Gomes no Ceará – O PSDB está traçando estratégias para as eleições de 2026, com foco na possível filiação de Ciro Gomes, atualmente no PDT. Ainda que não confirmada, a filiação de Ciro ao PSDB é considerada avançada. O partido busca fortalecer sua presença no Ceará, impulsionando a eleição de deputados federais, já que não elegeu nenhum em 2022. O projeto imediato é lançar Ciro ao governo cearense, enquanto uma candidatura presidencial é evitada por ora.
Projeto inadequado para compra do Master – A Consultoria Legislativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) considerou inadequado o projeto de lei enviado pelo governo local para autorizar o Banco de Brasília (BRB) a comprar uma fatia do Banco Master. Segundo o parecer técnico assinado nessa segunda-feira, 18, a proposta não traz dados suficientes sobre a viabilidade do negócio, estimado em R$ 2 bilhões. “Conclui-se pela inadequação da proposta do ponto de vista orçamentário e financeiro”, afirmou o estudo da Consultoria, solicitado pelo deputado distrital Fábio Felix (PSOL). O órgão recomendou que o projeto de lei não seja apreciado até que o governo entregue aos parlamentares os detalhes da operação financeira. “Não há informações sobre o montante a ser investido na referida operação, nem mesmo a previsão da despesa no Orçamento de Investimentos”, seguiu a análise dos técnicos da CLDF. A proposta foi enviada à CLDF na última quinta-feira, 14, depois que a Justiça do Distrito Federal voltou a barrar a assinatura do contrato definitivo de compra do Master pelo banco estatal, como revelado pela Coluna do Estadão. Na ação, movida pelo Ministério Público, os desembargadores afirmaram que o processo de compra não poderia continuar sem o aval legislativo e dos acionistas do banco estatal.
Na minha agenda
Às 17h45, participo, na TV Pampa, do Pampa Debates
ENTRE ASPAS | GERMANO RIGOTTO
“Se houver redução da inflação, as maiores beneficiadas serão as pessoas de baixa renda”
Ex-governador e comentarista demonstra expectativa após analistas do mercado financeiro reduzirem, pela primeira vez desde janeiro deste ano, a estimativa para o aumento dos preços em 2025 para um valor abaixo de 5%
CLIQUE AQUI E CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️📐
✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3195
Dia 19 de Agosto de 2025, Terça-Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Integração Jurídica Latino-Americana
Dia de Luta da População em Situação de Rua
Dia do Artista de Teatro
Dia do Historiador
Dia Nacional da Aviação Agrícola
Dia Nacional do Ciclista
Dia Mundial da Fotografia
Dia Mundial Humanitário
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 15° Máx 23° (Porto Alegre-RS)
💵 Dólar Com ⬆️ 0,67% R$ 5,43
💶 Euro ⬆️ 0,38% R$ 6,34
📊 Ibovespa ⬆️ 0,72% 137.321 pts
🪙 Bitcoin ⬆️ 1,85% R$ 636.006,20
💲IPCA ⬆️ 0,26% Julho de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 30 de Julho de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆️ R$ 590,25
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
🇧🇷👥 Oposição rejeita indicação de Ricardo Ayres como relator da CPI do INSS; principal motivo da rejeição é o fato de que o deputado não assinou o requerimento para a criação da CPMI
🇧🇷👥 Líderes voltam a debater nesta terça proteção a crianças e pacote anti-STF; chefes de bancadas da Câmara e o presidente da Casa definirão pauta da semana; projeto sobre adultização deve avançar no plenário
⚖️ Flávio Dino sinaliza discordância com Lei Magnitsky e impede sanções estrangeiras a brasileiros; o ministro do STF decidiu, nesta segunda-feira (18), que medidas tomadas por governos estrangeiros não podem atingir brasileiros sem respaldo na legislação nacional; a decisão foi proferida em uma sentença monocrática referente ao Acordo de Mariana, mas com clara sinalização contra a aplicação da Lei Magnitsky no país
⚖️ Moraes rejeita novo recurso e mantém 14 anos de prisão para ‘Débora do Batom’; defesa alegou que a cabeleireira pensou que ‘estava apenas exercendo um ato simbólico’ e não sabia que estava cometendo um crime; advogados pediram a absolvição parcial, como defendeu o ministro Luiz Fux
⚖️ Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) cassa liminar que suspendia processo contra o deputado estadual Renato Freitas, que pode culminar em punições impostas pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep); o parlamentar é acusado de incitar e facilitar o acesso de manifestantes à Casa em junho de 2024, que resultou em vandalismo no prédio público durante a votação do projeto de terceirização da gestão de colégios estaduais
⚖️👥 Seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) lança manifesto e questiona penas excessivas de condenados pelo 8 de janeiro; no documento, a OAB-PR destaca que “não existe democracia sem uma Corte Constitucional independente”, mas ressalta que a legitimidade do STF deriva do respeito às normas legais; para a entidade, o Supremo deve dar exemplo de transparência, colegialidade e respeito ao devido processo legal
🚔 Polícia Federal prende mulher com drogas no aeroporto de Tabatinga (AM); a passageira admitiu que o entorpecente foi colocado em seu corpo na cidade de Leticia, na Colômbia, e que a entrega seria realizada em Manaus (AM)
🚔 Polícia Federal faz cinco prisões por tráfico, apreende mais de 40 quilos de drogas e oitocentos gramas de material semelhante a ouro no Aeroporto em Guarulhos, na Grande São Paulo; as ações ocorreram entre 15 e 18 de agosto e resultaram ainda na captura de dois procurados pela Justiça e na identificação de documento falsificado
🚔 Traficantes usam 12 ônibus como barricada em represália à PM do Rio; um veículo foi incendiado; dez pessoas foram detidas
🏦👥 Bancos permitiram débitos automáticos indevidos de aposentados; as cobranças foram feitas por dois clubes de benefícios — Sebraseg e Binclub — e por uma financeira, a Paulista Serviços de Recebimentos e Pagamentos
👥 Líderes evangélicos repudiam inclusão de Silas Malafaia em inquérito do STF; grupo de 26 líderes do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (CIMEB) divulgou nota de repúdio à decisão do ministro Alexandre de Moraes de incluir o pastor Silas Malafaia no inquérito que investiga ações do deputado Eduardo Bolsonaro no exterior
🌪️ Ciclone se forma e áreas entram em alerta para ventos de até 90km/h; fenômeno vai trazer instabilidades para a Região Sul do Brasil a partir desta terça-feira (19); há previsão para fortes chuvas e granizo; no Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva começam a se espalhar ainda no período da manhã em todo o estado, persistindo ao longo do dia, de acordo com as informações do Climatempo
💲🚢 Petrobras contrata quatro navios de apoio da OceanPact por R$ 3,2 bilhões; embarcações serão empregadas em inspeções com veículos operados remotamente
💲Dólar sobe com exterior e fecha a R$ 5,43; Ibovespa reage após série negativa; moeda americana teve alta de 0,67%, enquanto o índice da B3 retomou o patamar dos 137 mil pontos com o apoio das ações de primeira linha, à exceção de Vale (ON -0,23%)
💰 Sorteio de hoje da Mega-Sena 2.903 pode pagar prêmio acumulado de R$ 65 milhões
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
🦅 Pela primeira vez, câmeras automáticas instaladas pelo Projeto Onças do Iguaçu registraram imagens em vídeo de um uiraçu (Morphnus guianensis) no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná; considerada a águia mais rara do Brasil, a ave está ameaçada de extinção e é uma das maiores aves de rapina das Américas; o flagrante é tratado como um marco para a conservação na região
🦖 Pesquisadores desmontam mito sobre mordida de dinossauros gigantes; a pesquisa com crânios revela que nem todos os dinossauros gigantes mordiam igual; o T. rex esmagava ossos, outros cortavam carne e alguns pescavam
🚁 Com apoio de 40 parceiros de 13 países, helicóptero mais rápido do futuro reúne mais de 90 patentes internacionais registradas; apresentado no Paris Air Show 2025, na França, o Airbus Racer combina características de avião e helicóptero, prometendo mudar o conceito de velocidade e eficiência na aviação
ESPORTES
⚽ Campeonato Brasileiro
Série A, 20ª rodada:
Mirassol 1×1 Cruzeiro
Série B, 22ª rodada:
Volta Redonda 0x1 CRB
Athletic Club 1×1 Criciúma
🏐👥 Zé Roberto define as 14 jogadoras que irão disputar o Mundial Feminino de Vôlei; Brasil estreia na competição nesta sexta-feira (22), às 9h30 (de Brasília), contra a Grécia; Jheovana foi cortada da lista inicial para os treinamentos, que tinha 15 atletas
🏐👥 Federação Internacional de Vôlei (FIVB) aumenta a premiação para jogadores (as) e seleções que forem destaques nos Campeonatos Mundiais Masculino e Feminino de Vôlei; a entidade também promoveu a equiparação dos valores distribuídos para homens e mulheres
🎾🏆 Jannik Sinner passa mal, abandona partida, e Carlos Alcaraz é campeão do Masters 1000 de Cincinnati; tenista italiano, número 1 do mundo, sentiu indisposição e desistiu da partida contra o espanhol ainda no primeiro set
🏓 Hugo Calderano vence Vitor Ishiy, e estreia com o pé direito no WTT Europe Smash; na próxima fase do WTT Europe Smash, o mesa-tenista brasileiro enfrentará o chinês Wen Ruibo, de 18 anos
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇺🇦 Zelensky diz que Ucrânia busca solução diplomática para acabar com a guerra; o líder ucraniano não respondeu diretamente sobre um possível “redesenho de mapas”
🇺🇦 Zelensky diz que está aberto a eleições na Ucrânia, se for seguro; novos pleitos no país estão suspensos sob a lei marcial
🇺🇦🇷🇺 Rússia lança maior ataque aéreo contra Ucrânia desde julho; cerca de 270 drones e 10 mísseis foram lançados contra o território ucraniano durante a madrugada
🇪🇬 Egito está pronto para participar de força internacional para Gaza sob mandato da ONU, diz ministro das Relações Exteriores; país vizinho pede há muito tempo a unidade Palestina sob a liderança da Autoridade Palestina, que perdeu o controle do território para o grupo terrorista Hamas em 2007
🇯🇴 Jordânia anuncia a reativação do serviço militar obrigatório e cita ameaça de Israel; governo do país anunciou nesta segunda-feira (18) a reativação do serviço militar obrigatório a partir de fevereiro de 2026, com o objetivo de “reforçar a identidade nacional” e “formar o caráter” dos jovens no contexto da crise regional no Oriente Médio com a guerra em Gaza; a obrigatoriedade militar havia sido abolida no reino jordaniano desde 1991
🇦🇺 Avião faz pouso de emergência em campo de golfe em Sydney, na Austrália; aeronave de pequeno porte apresentou problemas durante o voo; os dois homens a bordo sobreviveram
🇳🇵 Com Everest de fora, Nepal anuncia escalada gratuita em quase 100 montanhas; por outro lado, subir a montanha mais alta do planeta exige um investimento considerável de impressionantes US$ 15 mil
🇺🇸 Trump descarta cessar-fogo imediato e projeta reunião com Putin e Zelensky para encerrar guerra na Ucrânia; líder americano anunciou que os Estados Unidos deverão participar do fornecimento de garantias de segurança a Kiev em um eventual acordo de paz
🇺🇸 Líderes europeus elogiam esforços de Trump para pôr fim à guerra na Ucrânia; França, Reino Unido, Itália e outros países acompanharam Zelensky em negociações na Casa Branca
🇺🇸🇩🇪 Friedrich Merz, chanceler da Alemanha, diz que reunião com Trump sobre guerra na Ucrânia superou expectativas; líderes europeus pediram garantias para a Ucrânia e demais países europeus em eventual acordo com a Rússia
🇺🇸 Procuradora-geral nos EUA processa Roblox por exploração infantil sexual; em um post nas redes sociais, Murrill diz que a plataforma é um “ambiente propício para predadores sexuais”
🇺🇸🇧🇷 Governo Trump reage à decisão de Flávio Dino e chama Alexandre de Moraes de ‘tóxico’; mensagem reforçou que ‘nenhum tribunal estrangeiro pode anular as sanções impostas pelos EUA ou proteger alguém das severas consequências de descumpri-las’
🇺🇸🇧🇷 Aliados de Trump consideram decisão de Dino sem efeito prático; decisões semelhantes fracassam por ignorar o poder financeiro dos EUA, segundo avaliação de fontes próximas ao presidente americano
🇺🇸🇻🇪 EUA acusam ministro da Justiça da Venezuela e “sua gangue” de destruir o país e anunciam sanções; a mensagem, escrita em espanhol, marca mais um posicionamento da Casa Branca contra a ditadura chavista na gestão Trump, que já reiterou a acusação contra Maduro de ser o líder do grupo criminoso Cartel dos Sóis e elevou a recompensa por ele para US$ 50 milhões
🇳🇮 Nicarágua: regime Ortega toma controle de colégio católico; escola administrada por religiosas será renomeada em homenagem a militante sandinista morto em 2018
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1458: Papa Pio II é eleito o 211⁰ Papa
-1831: Império do Brasil: José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista e poeta brasileiro, presta juramento perante o Senado como tutor eleito de D.Pedro II
-1917: Quarta aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém), Portugal
-1940: Primeiro voo do bombardeiro médio norte-americano B-25 Mitchell
-1955: No nordeste dos Estados Unidos, uma forte inundação causada pelo furacão Diane, deixa pelo menos 200 mortos
-1960: Programa Sputnik: a União Soviética lança o satélite com os cães Belka e Strelka, 40 camundongos, dois ratos e uma variedade de plantas
-1964: Lançamento do Syncom 3 (Nasa), o primeiro satélite de comunicação geoestacionário
-1969: Fundada a Embraer, Empresa Brasileira de Aeronáutica, terceira maior fabricante mundial de aviões, e que teve como seu primeiro produto o EMB-110 Bandeirante
-1978: No Irã, o incêndio no Cinema Rex causa mais de 400 mortes
-1980: Voo Saudia 163, um Lockheed L-1011 TriStar, pega fogo após fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Rei Khalid em Riad, Arábia Saudita, matando 301 pessoas
-1989: Várias centenas de alemães orientais atravessam a fronteira entre a Hungria e a Áustria durante o Piquenique Pan-Europeu, parte dos eventos que iniciaram o processo da Queda do Muro de Berlim
-1991: Dissolução da União Soviética: Golpe de Agosto: o presidente soviético Mikhail Gorbachev é colocado em prisão domiciliar durante suas férias na cidade de Foros, na Ucrânia
-2003: Um ataque com carro-bomba contra a sede das Nações Unidas no Iraque mata o principal representante da agência, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, e outros 21 funcionários
-2010: A Operação Liberdade do Iraque termina, com a última das equipes de combate da brigada dos Estados Unidos cruzando a fronteira para o Kuwait
-2021: Foi reproclamado o governo do Emirado Islâmico do Afeganistão
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻♂️It@m@r🙋🏻♂️ S∴F∴U∴
Bom Dia!!! 👍🏼😉