sex, 15 de agosto de 2025

Variedades Digital | 16 e 17.08.25

Polícia investiga invasão ao sistema da Justiça do RS e vazamento de dados de vítima de abuso sexual

Informações sigilosas teriam sido usadas para intimidar adolescente; mandados foram cumpridos em cinco cidades
Polícia Civil investiga vazamento de dados sigilosos de vítima de abuso sexual no RS — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a invasão ao sistema eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) e o vazamento de informações sigilosas de um processo envolvendo uma adolescente vítima de abuso sexual.
De acordo com as investigações, um homem de 21 anos, preso por suspeita de cometer o abuso, teria ordenado que integrantes de um grupo acessassem ilegalmente depoimentos e provas do caso. O material obtido foi divulgado na internet e enviado diretamente à vítima, supostamente como forma de intimidação e vingança.

A operação, realizada nesta terça-feira (12), cumpriu mandados de busca e apreensão em Pelotas, Rio Grande, Montenegro, Arvorezinha e Imbituba (SC). Foram apreendidos HDs e celulares.

Os investigados são dois adultos e dois adolescentes. Segundo a Polícia Civil, os adolescentes devem responder por ato infracional análogo à invasão dolosa de sistema informático, associação criminosa e divulgação de vídeo com cenas pornográficas de vítima adolescente. Já os adultos são investigados pelos mesmos crimes, além de corrupção de menores.

O grupo também é suspeito de comercializar dados obtidos no sistema de consultas integradas.
A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, com apoio do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC).

 

Fonte: G1 RS

Lucro líquido do Banrisul cresce 42,4% no 1º semestre de 2025

O Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 619,2 milhões no primeiro semestre de 2025, crescimento de 42,4% ou R$ 184,3 milhões frente ao resultado do mesmo período de 2024. O desempenho reflete, especialmente, o incremento da margem financeira, a expansão da carteira de crédito e o aumento das receitas de prestação de serviços.   Com relação ao segundo trimestre de

Em Manaus, Ranolfo aborda impactos no desenvolvimento econômico a partir do combate à criminalidade

Presidente do BRDE participa do Fórum Nacional de Segurança Pública e apresenta resultados do programa RS Seguro   Ao participar como painelista do 19º Encontro do Fórum Nacional de Segurança Pública, que está ocorrendo em Manaus (AM), o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, demonstrou o quanto a queda nos indicadores de criminalidade